Ir ao conteúdo

Como Compartilhar internet por rede local?

krbastos

Posts recomendados

Postado

:unsure:Galera é o seguinte, tenho um desktop com internet e um notebook sem internet. Comprei um switch com 8 portas, peguei o cabo de rede liguei a meu pc, cujo sistema operacional é xp e liguei no switch. Depois peguei outro cabo de rede liguei em outra porta do switch e depois em meu notebook. Até aí tudo certo consegui fazer compartilhamento dos arquivos entre as duas máquinas.

Configurei meu pc que tem acesso a net como ele sendo o servidor de acesso direto a internet e configurei o notebook como dependente do meu desktop para acesso da net por meio da rede, mas não consigo acessar a internet no notebook.

A configuração dos ips eu coloquei 100.100.100.1 no pc e 100.100.100.2 no notebook. Na mascara de rede coloquei 255.0.0.0 em ambas maquinas. Nos demais campos deixei em branco.... tem que colocar algo nesses locais que deixei em branco?

Ouvi falar que apenas o cabo de rede não basta para compartilhar a internet, será esse o problema? porque a estrutura da minha rede esta assim:

cabo de rede saindo do desktop ligado no switch.

cabo de rede saindo do notebook ligado no switch.

Ou seja, ocupei 2 portas das 8 existentes no switch.

porque sera q nao consigo acessar a net no notebook?

Postado

Acho q não se enquadra porque meu tipo de internet não tem um login e senha para q eu conecte.

Moro em condominio, tem um modem central que distribui internet para os apartamentos, em meu desktop tem uma placa (VIA Compatable Fast Ethernet Adapt) que recebe o cabo vindo desse modem.

Postado

Meu caro krbastos,

Não vou me preocupar com a sua instalação atual vou tentar explicar como eu já fiz e sei que funciona.

Passo1: O primeiro PC tem que ter 2 placas de rede, a primeira servirá para receber a conexão de internet e a segunda para distribuir esta conexão através de cabo.

Passo2: Ligar o cabo que traz a internet na sua placa de rede 1, com a configuração que foi dada para que você pudesse conectar e utilizar a Internet.

Passo3: Ligar um cabo de rede na segunda placa do seu PC e a outra ponta no seu switch.

Passo 4: Ligar outro cabo de rede do switch até o seu outro PC.

Passo 5: Na segunda placa de rede do seu PC (ligada ao switch) colocar um endereço qualquer de IP (200.299.399.499), máscara de rede 255.255.255.29, ISP coloque o mesmo da placa de rede Internet, DNS primário e secundário pode deixar automático.

Passo6: no seu segundo PC, ligado ao switch apenas, configurar a placa de rede com IP 200.299.399.400, mascara de rede igual ao do PC1, placa2, ISP idem, DNS Idem.

Sempre funcionou comigo sem problemas.

Se não quiser ligar o switch, use a segunda placa de rede do PC1 com um cabo cross over e ligue estes cabos entre os dois PC, onde no segundo PC ele deverá pegar IP e DNS automaticamente.

Abraços.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...