Ir ao conteúdo

Dúvida sobre ligação dos fios de fan...

Eagleye

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal... Preciso de uma pequena ajuda aqui, de preferência de alguém mais experiente... Três dúvidas:

1ª) Gostaria de saber o que significa cada um dos quatro fios da Fan (ventoinhas do gabinete), o amarelo, azul (acho), vermelho, preto. Ecomo faço para fazer as ligações em 5, 7, 10 e 12 volts?

2ª) Outra coisa, se minha placa mãe tem conectores de três pinos para fans de gabinete, se eu ligá-los, a placa mãe controlará as rotações das fans? Ou necessita do quarto fio (PWM - O que siginifica?)

3ª) Se minha placa mãe tiver somente um único conector para o cooler da CPU (4 pinos), e tenho um cooler com a opção de colocar mais um fan, (no caso o meu Hyper TX3), se utilizar o cabo "Y", para dividir o conector e tornar-se em dois, vai ocasionar sobrecarga na placa mãe? E o controle dos dois fans será o mesmo como se estivesse apenas um conectado?

Bem... É isso... Se alguém puder me ajudar, agradeço muito!!!

Postado

1 - tratando-se de Fans com PWM, isolando os fios Preto e Vermelho que por padrão sao os fios de alimentação (tensão), os outros dois sao responsaveis pelo controle de rotação, sendo o amarelo o fio que informa a placa-mãe a rotação do cooler (este fio amarelo aparece tb nos coolers que nao tem pwm, mas tem sensor de rotação e portanto é um padrão) ja o azul tem haver com o proprio pwm, mas não sei exatamente a funçao!

Fazer estes fans trabalhar nas voltagens que você quer e necessario conhecimentos em eletronica e o uso de componentes eletronicos ou então se você souber usar solda p/ eletronicos, você tem que manjar de eletronica e descobrir no proprio circuito da placa-mãe onde você pode soldar os fios, um esquema muito parecido com o utilizado no famoso MOD feito nos consoles Xbox360 para que o fan trabalhe a 10 ou 12 volts, nao e complicado para quem tem conhecimentos em eletronica, mas para quem não tem é melhor não tentar. Se eu fosse você eu simplesmente desligaria o controle automatico do Fan pela bios e ele assim trabalha com 12volts direto.

2 - os 3 pinos na placa nao significam que ha controle de rotação, pois isso depende do controlador implementado na placa-mãe, se houver a opcao de controle de rotacao para tdos os fans estará na bios (geralmente o unico conector que fornece esse recurso alem do conector CPUFAN é o SYSFAN).

3 - você pode até utilizar o Y, desde que as especificações em corrente dos 2 Fans presentes no seu HyperTX3 somados não fiquem acima da especificação padrão do conector para placa-mãe que é a especificação de um Cooler comum.

Se isso te ajudar...

Postado

Valeu Paulo, mas ainda tenho dúvidas....:

1)

ja o azul tem haver com o proprio pwm, mas não sei exatamente a funçao!
Era exatamente isso que eu queria saber, aliás eu queria saber a tensão e descrição de todos os cabos... Aqui no Fórum eu já vi algo do gênero, alguém dizia como fazer essas ligações, explicava os fios, mas não acho mais de jeito nenhum... Se algúem souber o link do post, poderia postar aqui para me ajudar?

2) Tenho um cabo "Y" e um vai no molex da fonte e outros ttrês distribuem em conectores fêmes de três pinos e tenho as seguintes ligações: 5, 7 e 12 volts. Tá parecendo até que o amarelo não é usado para controle de rotação e sim de tensão... Mas não sei, tenho dúvidas!

3) E como vou saber o limite de corrente que a minha placa mãe suporta naquele conector?

Postado
Valeu Paulo, mas ainda tenho dúvidas....:

1) Era exatamente isso que eu queria saber, aliás eu queria saber a tensão e descrição de todos os cabos... Aqui no Fórum eu já vi algo do gênero, alguém dizia como fazer essas ligações, explicava os fios, mas não acho mais de jeito nenhum... Se algúem souber o link do post, poderia postar aqui para me ajudar?

2) Tenho um cabo "Y" e um vai no molex da fonte e outros ttrês distribuem em conectores fêmes de três pinos e tenho as seguintes ligações: 5, 7 e 12 volts. Tá parecendo até que o amarelo não é usado para controle de rotação e sim de tensão... Mas não sei, tenho dúvidas!

3) E como vou saber o limite de corrente que a minha placa mãe suporta naquele conector?

2 - nao confunda o fio amarelo do conector molex de uma fonte com o de um cooler com 3 pinos, pois o cooler tem preto, vermelho e amarelo, e no cooler o amarelo é apenas para o sensor de rotacao, agora como o seu cooler e diferente precisa ver como e o esquema que o fabricante fez, ai ja nao posso te ajudar!

3 - geralmente e a msma especificacao de um cooler comum, se você pegar um cooler de intel LGA775 e olhar a especificacao do Fan, é o mesmo que a placa-mãe (padrão)!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!