Ir ao conteúdo

Algoritimo no UAL

pesquisa2010

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou ESTUDANDO algoritimo e necessito fazer um exercício no UAL que não sei por onde começar. Preciso de um algoritimo para catalogar todo o acervo de uma grande biblioteca de aproximadamente 50.000 livros, de tal forma que uma ou mais obras possam ser localizadas por uma das informações do cadastro. Os bibliotecários disponibilizaram uma lista do acervo em uma planilha eletrônica contendo: nome da obra, nome do autor, editora, ano de publicação, edição e quantidade de páginas. Esta planilha será convertida para um banco de dados, que estará ordenado pelo nome do autor. A minha missão é a elaboração de um algoritmo (passo a passo em forma de texto) para:

1º Localizar os livros de um determinado autor e listar o título de cada um.

2 º Localizar um determinado título e exibir as informações da obra.

Me ajude por favor!

Postado

Eu não entendo por que você precisa fazer um programa para isso... :confused:

Quando as informações estiverem em um banco de dados será muito simples fazer este tipo de pesquisa.

Consultas simples em SQL resolvem as necessidades que você elencou.

O maior trabalho que terá de ser feito será o de normalização dos dados, ou seja, retirar as redundâncias de informações inerentes à armazenagem em formato texto.

Por exemplo, autores e livros quase certamente ficarão em tabelas separadas, daí que você precisará ligá-las por algum tipo de código.

Mas na minha opinião, é esse o esforço que vale a pena ser feito. Não perca tempo fazendo programas que não se propõem ao que você quer fazer.

Projete o seu banco de dados e faça a importação dos dados, realizando depois os ajustes necessários para ter um banco normalizado.

Postado

Wanil, agradeço a sua preocupação em me ajudar, porém não sei se voce observou mas se trata de um trabalho de faculdade que o pior, não sei por aonde começar. Se poder me ajudar, agradeço de ante-mão. Valeu!!!

Postado

Em qual linguagem você tem que fazer ?

Dependendo da linguagem tu pode fazer uma matriz, por exemplo C, e aloca todos os dados dos livros.

Vai dar um pouco de trabalho porque é um número bem grande de livros, mas acredito que dê certo.

Espero ter ajudado !

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!