Ir ao conteúdo

Como utilizar o Timer2 do PIC para PWM?

cassiamcorrea

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Estou desenvolvendo um trabalho de conclusão de curso, que é basicamente o controle de um sistema de nível, utilizando um microcontrolador comercial. O que eu uso é o PIC 18F4520.

Basicamente, ele tem uma malha PI com T=0,1seg. Preciso ajustar o timer2 pra 0,1 seg, mas não tenho nem ideia de como fazer. Procurei alguns tutoriais, mas não consegui entender. Alguém pode me ajudar? O clock é de 4Mhz!

Obrigada!

Postado

você precisa necessariamente usar o timer2? Porq nao utiliza o pino do PIC q foi feito p gerar o pwm?

Mas se você quer usar o pwm por software, tenho um exemplo aqui. Estou estudando as interrupçoes do PIC esses dias.

Dê uma lida no programa abaixo e estude. Ele utiliza o timer1, mas para usar o timer 2 não será muitas mudanças. Qualquer coisa, pergunte" Se eu souer, respondo :D

Código:

// Andre Broodryk
// Led fader
// 2006/07
//**************************************************************************************************

#include <16F917>
#fuses INTRC_IO,NOPROTECT,NOWDT,PUT
#use delay(clock=8000000)
#use standard_io(d)
#define preload 65458
#define red pin_d0
#define green pin_d1
#define blue pin_d2

//**************************************************************************************************
//Global variables

int red_duty;
int green_duty;
int blue_duty;
int Intcount;

//100Hz pwm (interrupt at 25.8kHz

#INT_TIMER1
void timer_irq()
{
set_timer1(preload);

if (Intcount < 255)
{
if (Intcount == red_duty)
{
output_low(red);
}
if (Intcount == green_duty)
{
output_low(green);
}
if (Intcount == blue_duty)
{
output_low(blue);
}
}

else if(Intcount == 255)
{
Intcount = 0;
output_high(red);
output_high(green);
output_high(blue);
}
Intcount++;
}

// Main Program

void main()
{
setup_oscillator(OSC_8MHZ);
setup_timer_1(T1_INTERNAL | T1_DIV_BY_1);
enable_interrupts(INT_TIMER1);
enable_interrupts(GLOBAL);
red_duty = 63;