Ir ao conteúdo

M2npv-vm - bios 5005 - cpu amd 945 phemon 2 nao funciona

Serva2008

Posts recomendados

Postado

Ola,

Possuo a placa M2NPV-VM que na BIOS 5005 suporta o processador AMD Phenom II X4 - 945 - HDX945WFK4DGM que comprei para colocar na antigo AMD Athlon 64 ADA3000CNBOX 3000+, testei o CPU na casa de um amigo e sei que ele ta funcionando OK. Problemas encontrados:

- Ao colocar o novo processador 945 nada aparece no monitor ao ligar o computador. Não aparece nenhum beep da placa mãe para algum erro. Estou utilizando a BIOS 5005 a algumas semanas com o processador antigo. Não aparece a BIOS sendo carregada ou nada, então não consigo entrar na BIOS pressionando DEL.

- Se voltar para o processador antigo AMD Athlon 64 volta a aparecer no monitor a bios sendo carregada, o windows funciona normal como antes. :mad:

Alguem conseguiu utilizar a nova BIOS 5005 com o novo processador Phenom 2 945 ou inferior ? :confused:

Alguem tem alguma ideia que poderia me ajudar ?

Obrigado,

Postado

Oi,

Não é esse o problema, coloquei no default a BIOS com o processador antigo. Mesmo assim ao trocar o processador nao funcionou novamente. Como não aparece a BIOS carregando com o processador novo nao tem como entrar no setup e ver sobre o processador detectado. A BIOS 5005 é beta, porém esta na especificação que deveria funcionar por isso comprei, imaginei que nao teria problemas. Algum teve alguma experiencia com esse modelo de placa-mãe e a BIOS 5005 ? Alguma outra ideia ?

Atenciosamente,

Postado
Oi,

Não é esse o problema, coloquei no default a BIOS com o processador antigo. Mesmo assim ao trocar o processador nao funcionou novamente. Como não aparece a BIOS carregando com o processador novo nao tem como entrar no setup e ver sobre o processador detectado. A BIOS 5005 é beta, porém esta na especificação que deveria funcionar por isso comprei, imaginei que nao teria problemas. Algum teve alguma experiencia com esse modelo de placa-mãe e a BIOS 5005 ? Alguma outra ideia ?

Atenciosamente,

Tente driblar o sistema, se tem certeza qu o processador novo foi testado e está funcionando corretamente, ponha o processador antigo, configure a bios com as configurações do Phenom II, salve, antes do micro reiniciar, desligue-o e troque os processadores. Estas placa antigas geralmente causam conflito em reconhecer o Vcore de CPUs novas quando em Auto. Tente deixar todas as configurações do phenom, Vcore, CPU/NB, HT... ainda usando o processador antigo, caso não dê certo, use o jumper Clear CMOS, antes de inserir novamente o CPU antigo.

• mês depois...
Postado

Aqui, tentei fazer essa atualizaçao da bios e quando reiniciei o pc, nao ligou mais.

Acende a luzinha verde de ligado, dá umas piscadas no CD/DVD, nao manda sinal pro monitor... e fica nisso.

Postado

O meu deu a mesma coisa que o seu, nem bipe nem nada, só os leds ligados.

1o pensamento, ferrou tudo, lascou, cabei de ler que o micro do cara morreu e fiz a mesma M!

Aí tirei o micro da tomada, tirei as memórias e a bateria, fiz o clear cmos. Coloquei bateria de volta e só um pente no slot amarelo perto da CPU. Ele demorou um tempo maior que o normal, mas bipou!!!

Subiu, reconheceu e funcionou. Coloquei os outros pentes e ele ficou mudo de novo. Repeti o processo de tirar a bateria e clear cmos, subi ele com 2 pentes, depois ele aceitou os outros 2 e faz uns 10 min que estou usando. Talvez ele esteja instável, isso vou ver com o tempo. Vai com fé que a tua placa não morreu!!

Postado

putz, ja tinha feito isso... tirado a bateria, limpado a bios, tirado as memórias e colocado de novo.. e nada!:( Já tava indo atrás de comprar outra placa-mãe.

Então tentei de novo do jeitinho que você falou.. e deu certo cara!! Brigadão. :lol:

Agora só vou atrás de outro processador :D

Postado

legal que deu certo!!

então, estou com 4 pentes de 1GB genéricos, 667. O meu micro parou de bootar hoje, parece que com 2 vai bem, mas 4 não. Aí consegui 4 pentes kingston 800, e subiu de prima. Esse bios novo tá chato pra memória...

Postado

e processador? qual ta rodando ai?

aqui to com 2 pentes kingston 1gb 667 e athlon x2 3800+.

Então to pensando em trocar por 2 x 2gb kingston 800

e um phenon II 555 BE ou athlon II 635.

coisa simples pra nao gastar muito. q q você acha?

Postado

Estou rodando um Athlon X2 5200+

Eu vou de Phenom 2 X4 945. Vou comprar na segunda.

Olhei no passmark pra comparar os desempenhos. Vou no máximo que der, esse vai ser o último up dele, vou ficar com ele por um tempão e depois jogar fora.

Eu não iria de X2, pelo menos um X3 né. O X4 seria pra garantir mesmo, e no meu caso, com 3GHz eu fico garantido com jogos ou alguma aplicação single threaded.

Pelo que levantei na internet, você pega um Athlon IIX3 440 na faixa de 190 reais, o Athlon IIX4 635/640 por 260 reais e o Phenom 2 X4 925 e 945 pelo mesmo preço 310.

Postado

Com a atualização da bios, nossa placa mãe ficou compatível com esses processadores, mas não deve tirar o máximo deles.Não seria desperdício ?

Postado
Tibur, você está usando essa CPU e funcionou colocando 667? É que vou comprar esse phenom e agora fiquei na dúvida.

Gburgert, estou usando o phenon 2 x4 945 (HDX945WFGMBOX) na M2NPV-VM com a bios 5005. Está funcionando perfeitamente.

Postado
Com a atualização da bios, nossa placa mãe ficou compatível com esses processadores, mas não deve tirar o máximo deles.Não seria desperdício ?

Isso me ocorreu, tanto pelo HT, quanto pelas memórias em DDR2. Se fosse DDR3 aumentaria o desempenho de 3 a 6% , pelo que pesquisei. Perder isso é aceitável. O efeito do HT eu não sei... Acho que não capa tanto assim.

Ainda estou com instabilidade na parte das memórias. Hoje deu pane de novo, mesmo com as Kingston. Estava em auto, mas marcava 667 no boot. Tirei do auto, forcei 667 e melhorou. De repente vou ter de ficar só com 2 pentes.

Postado

Então, nesse post eu coloquei que ficou lento mesmo, estou decepcionado com o resultado dessa CPU parrudaça nessa placa. Estou fuçando no google pra encontrar mais alguém que tenha percebido isso, mas até agora nada.

• 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
Postado

seguinte pessoal possuo uma placa dessa e recentemente vi essa atualizacao de bios 5005 com suporte aos processadores AM3, so que aos que tiveram problemas, tem que verificar corretamente o modelo do 945 suportado porque senao to enganado existe uns 3 ou 4 modelos de 945, mais somente um serve pra essa placa(Phenom II X4 945 (HDX945WFK4DGM),3.0GHz,2048KB,95W,rev.C3,SocketAM3,Quad-Core), tem que ser esse, que consta no site da Asus pra essa placa, se for outro talvez nao suba e tbem nao tente esse na versao black edition porque nao fiz o teste, aqui esse modelo subiu de primeira, atualizei a bios para 5005 usando a ultima versao 1401 pelo setup com o asus flash, e ficou 100%, ja fiz os testes da cpu esta td no maximo, nao houve perca de rendimento, uso 4gb de ddr 2 667 Kingston originais, nao as Kingston so com adesivo kingston, umas mudancas estranhas que notei nessa bios beta, o que nao afeta o desempenho, 1º Nao existe mais o Asus Flash na Bios, nao encontrei em outro lugar, 2º a memoria no inicio quando liga o pc, nao mostra mais dual channel 128 Bits e sim 667 Unganged, procurei nos termos de informatica e nao encontrei o significado, 3º Meu teclado Microsoft, no boot a bios avisa que esta travado e pede pra destravar, nunca tinha dado isso na bios anterior, mais como disse sao coisas que nao afetaram o desempenho, vamos ver se a asus faz uma bios definitiva e que corrija isso, mais ja e um grande avanco terem lembrado dessa placa e darem suporte ao Am3, para quem quiser confirmar quais processadores essa placa suporta e so entrar nesse enderecohttp://support.asus.com/cpusupport/cpusupport.aspx?SLanguage=en-us do site oficial e digitar o modelo M2NPV-VM. se alguem souber de algo sobre essas pequenas mudancas que relatei, agradeco se puderem ajudar, obrigado:D

• 4 semanas depois...
Postado

Antes de mais nada, desculpem responder um post meio velho, mas é que é o único sobre o assunto, e está aberto.

Acabei de descobrir a existência dessa bios 5005. Eu tenho uma Asus M2NPV-VM também, rodando Athlon 64 x2 6000+ e estava pensando num upgrade sem ter que trocar a placa-mãe.

Aqueles de vocês que testaram, estão com problemas de estabilidade ou algum outro problema? Vi que alguns tiveram problemas de memória e vi que o Tibur conseguiu usar com uma CPU com OPN que nem tava na lista de compatibilidade.

Poderiam postar dados mais recentes? Vocês ainda estão usando essa Bios? Meu medo é não conseguir encontrar aquelas OPNs relacionadas no site e acabar comprando um que não funciona na placa...

Postado

To usando o Phenom II X4 945, mesmo modelo da lista de compatibilidade do site da asus.

Coloquei mais 2 GB de memória ram e não tive problemas.

Ta rodando beleza. Única coisa é que ta demorando um pouco mais pra ligar o pc (pra bootar a placa-mãe) depois que aperta o botão de ligar.

Postado
To usando o Phenom II X4 945, mesmo modelo da lista de compatibilidade do site da asus.

Coloquei mais 2 GB de memória ram e não tive problemas.

Ta rodando beleza. Única coisa é que ta demorando um pouco mais pra ligar o pc (pra bootar a placa-mãe) depois que aperta o botão de ligar.

Legal! Tempo de boot nem é problema tão grande, não dando pau no hardware sem problemas!

Agora acho que o difícil vai ser encontrar CPUs com aquelas OPNs. EU costumo comprar no Mercado Livre, e lá só tem versão BOX!

Postado

O meu é BOX... não tem problema.

Olha só:

HDX945WFGMBOX é o "Box part Number" que vem com o processador

HDX945WFK4DGM (CPU part number)

Postado

Fiz como manda o figurino para instalar o Phenom II 945.

O problema agora é a temperatura da MOBO. Antes, com um Athlon 64 X2 5600+ oscilava entre 35C até 43C. Agora ela já começa com 42C e oscila até 45C. Alguém sabe me explicar qual o limite de temperatura com Phenom II 945

ou o limite de temperatura da placa M2NPV-VM???!!!

Postado
Fiz como manda o figurino para instalar o Phenom II 945.

O problema agora é a temperatura da MOBO. Antes, com um Athlon 64 X2 5600+ oscilava entre 35C até 43C. Agora ela já começa com 42C e oscila até 45C. Alguém sabe me explicar qual o limite de temperatura com Phenom II 945

ou o limite de temperatura da placa M2NPV-VM???!!!

Também percebí um aumento expressivo na temp da placa mãe, que em dia quente chega a 50°c.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!