Ir ao conteúdo

Overclock e4500 + ga-g41mt-es2l + kingston 1333 mhz ddr3

MBK

Posts recomendados

Postado
Olá,

Não amigo, não é aumento de vdimm, não tem nada a ver com a memória. Esse overclock é o aumento no clock base do processador, fazer overclock no processador.

Vou explicar:

A frequência para memória é gerada a partir do clock base do processador (o FSB) vezes o multiplicador para a memória que a placa mãe oferece. Esse multiplicador depende do modelo da placa mãe. Cada modelo de placa tem multiplicadores diferentes, ou melhor, cada modelo oferece multiplicador maior ou menor.

Um exemplo:

Se determinada placa mãe oferece multiplicador de 4 (quatro) para a memória e nessa placa mãe tem um processador com FSB de 200MHz, o máximo de frequência para a memória que pode ser atingida (sem overclock no clock base) é: 4x200MHz= 800MHz.

Suponhamos que você tenha módulos de memória de 1066MHz e quer usar essa frequência para aproveitar o máximo do módulo, você será obrigado a fazer overclock na frequência base do processador, para poder atingir o clock da memória.

Nessa hipotética simulação, você teria que mudar o FSB de seu processador de 200MHz para 266MHz para assim poder atingir o clock de 1066MHz. 266x4= ~1066MHz.

Na sua placa mãe não é diferente. Ai existe um multiplicador máximo para a memória que multiplicando o FSB (clock base) de seu processador vai gerar um clock máximo para memória.

Se essa multiplicação não atingir o clock de sua memória (no caso 1333MHz) você é obrigado a fazer overclock no clock base do seu processador.

Veja no bios de sua placa mãe qual é a frequência máxima que a placa liberara para a sua DDR3 e poste pra gente verificar.

Então, talvez não tenha ficado claro...

Segundo as especificações da placa, o máximo suportado p/ DDR3 é de 1066MHz, entretanto, vi em vários lugares, inclusive aqui mesmo no CdH que daria pra deixar, em OC, as memórias em 1333MHz. Ou seja, poderia deixar as memórias em sua frequência de fábrica (1333).

Meu processador é um C2D 6750, e está tralhando a 1333, mas a placa não dá post se eu colocar as memórias também em 1333. Atualizei o bios pra ultima versão e a opção de colocar em 1333 foi retirada, ficando o teto em 1066.

Agradeço a rápida resposta!

• Membro VIP
Postado

Oi,

Se foi retirada a opção após a atualização do bios é porque o chipset, o que controla a memória, não suporta com tranquilidade tal frequência. O chipset é o que limita esses multiplicadores de memória.

Sem a opção de fixar em 1333MHz você tem que fazer overclock.

Note que antes da atualização, a placa oferecia multiplicador de 4 (quatro) 333.33x3=1333MHz.

Depois da atualização o multiplicador ficou limitado em 3.2. Tem que fazer overclock e passar pelos mesmos problemas de antes.

Antes da atualização (com mult. de 4), talvez um leve aumento na tensão do NB resolveria.

Postado
Oi,

Se foi retirada a opção após a atualização do bios é porque o chipset, o que controla a memória, não suporta com tranquilidade tal frequência. O chipset é o que limita esses multiplicadores de memória.

Sem a opção de fixar em 1333MHz você tem que fazer overclock.

Note que antes da atualização, a placa oferecia multiplicador de 4 (quatro) 333.33x3=1333MHz.

Depois da atualização o multiplicador ficou limitado em 3.2. Tem que fazer overclock e passar pelos mesmos problemas de antes.

Antes da atualização (com mult. de 4), talvez um leve aumento na tensão do NB resolveria.

Opa, pois é cara....

Antes de atualizar o bios, tentei manter os 1333 p/ as memórias afrouxando os timings, porque pelo que puder ver, a placa não deixa mexer na tensão do NB...

Eu só não entendo como o pessoal conseguiu, não só aqui, mas em outros foruns, mas ninguem explicou como... Talvez seja algo relacionado a revisão da placa, já que esta tem 3 versões... :confused:

Obrigado pela sua atenção!

• Membro VIP
Postado
Oi,

Essa questão de alguns conjuntos conseguirem manter 1333MHz na memória e outros não, é puramente a particularidade de cada conjunto. Não tem explicação lógica quando a placa mãe é básica.

Se eu não me engano, na minha placa G41C-S (uma placa simples da Asrock) eu consegui colocar em 1333MHz a memória, mas não tenho certeza absoluta. Sei que usei um E8400 para teste.

Vou montar a placa (assim que o tempo permitir) para dizer com certeza se aqui funcionou e o que eu tive fazer para funcionar em tal frequência.

Basicamente é assim: se a opção de frequência X, para memória, está disponível no bios, deve funcionar sem muito problema.

Vou testar mais tarde e digo para você.

Boa sorte.

Oi,

Como eu te falei anteriormente sobre a frequência.

Liguei a minha placa G41, uma Asrock comum, e funcionou perfeitamente com a memória em 1333MHz.

Veja abaixo

http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1680871

EDIT

Encontrei um problema na placa que estou testando G41C-S.

A placa só permite que a memória funcione no clock de 1333MHz em Single Mode, se montar Dual Channel não funciona. Não da POST.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...