Ir ao conteúdo

Overclock de um i7 920 + ECS X58B-A2

Dcanti

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Estou procurando alguns guias de aumento de frequencia para poder fazer um overclock no meu i7 920. Mas não encontrei em canto algum, uma relação entre o aumento de frequencia e o aumento de vcore que tem que ser feito para o bicho ficar estável e não torrar o sistema todo.

Outra duvida minha, que foi em parte resolvida já é o clock máximo que eu consigo usando o cooler padrão, encontrei em alguns cantos que o cooler padrão só da pra ir até 3.4, mas colocando algum um pouco mais parrudo da pra chegar a 4, 4,3 sem precisar de refrigeração líquida. Isso procede?

Informações/Especificações

Screenshots do SETUP

sam0720a.jpg

sam0722k.jpg

sam0723e.jpg

sam0724v.jpg

(1) Placa-Mãe

ECS X58B-A2........ FSB 1333Mhz (ajustado pelo QPI)

(2) Processador

Core i7 920 2,66GHz

(3) Memória

-Kingston DDR3 PC12800 9-9-9-24/1,5V

modelo KVR1333D3N9/2G

Temperatura

Externa (ambiente)

28ºC

Processador:

Core 0 59º

Core 1 58º

Core 2 59º

Core 3 61º

Conjunto cooler + dissipador BOX

Placa-Mãe

Temperatura 44ºC (o HWmonitor não separa em north bridge e southbridge aqui, alguem sabe um programa que faça?)

Memória

Sem sensor de temperatura na memória

Fonte

sam0716.jpg

Resumão da configuração:

ECS-X58B-A2,I7 920, 6Gb 3X2Gb 1333MHz Kingston valueram, XFX GTX295, XFX 750W Black Edition, 4HDs SATA (3 SATAII e 1 SATA I), DVD LG SATA II, 2 Coolers de 120mm (traseiro e frontal) .

Postado

Qnt ao valor q pode chegar com cooler box,depende de cada hardware nem todos chega um igual ao outro,alguns até passa.Colocando um cooler melhor com certeza vai ajudar e não é necessario refrigeração liquida,nem toda refrigeração liquida é superior um aircooler.Para continuar te ajudando leia o link atentamente e poste o q é necessario.

https://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/11-overclock/

• Membro VIP
Postado

Certo drido, mas vou explicar o que você disse de forma mais explanada.

A relação entre o aumento de frequência e o aumento do vcore é algo muito relativo.

Seu processador, por exemplo, pode chegar em 3.4GHz com vcore padrão ou mesmo com undervolt (tensão mais baixa que o padrão). Já outro i7-920 pode não ter o mesmo comportamento, pode ir alem com o clock nas mesmas condições, ou nem chegar neles.

Para sanar esse tipo de dúvida e/ou saber é só fazendo teste prático.

O sistema de dissipação original pode ser capaz de dissipar o calor gerado por um i7-920 em 3.4GHz, mas, novamente, é algo relativo.

Seu processador, por exemplo, pode produzir calor abaixo do que o cooler padrão pode dissipar nessa condição, o cooler BOX terá eficiência, mas, também pode gerar calor acima e nessa condição o cooler BOX não terá eficiência. (estou desprezando a temperatura ambiente).

Os hardwares não têm nada de absoluto devido à particularidade de cada um; qualquer afirmação sem teste individual é somente especulativa.

Se você quiser nossa ajuda para realizar os testes, leia ESTE MATERIAL atentamente e poste as informações que são pedidas e não se esqueça de ler sobre os riscos do overclock.

Boa sorte

Postado

Pronto moçada, ajeitei o tópico, não sei se as fotos do setup são suficientes, a maioria das imagens no link de overclock pra mim aparece morto aqui (não redireciona, a imagem deve ter sido deletada), então se estiver faltando alguma coisa é só dizer que boto ai. Obrigado a todos

Postado

Segue a terceira foto,coloque enable me cpu over-clocking func e também PCI-E over-clocking func e tire uma foto e poste ae pr ver o q aparece.

Postado

Opá drido, to upando as fotos, segue a que tu pediu, e umas outras mostrando as opções de tensão.

Frequencias possiveis pra CPU e PCI-E

sam0726p.jpg

CPU - tensão

sam0727cpuvoltagge.jpg

CPU-VTT-tensão

sam0728cpuvttvoltage.jpg

IOH-tensão

sam0729iohvoltagge.jpg

DIIM-tensão

sam0730diimvoltage.jpg

SB-tensão

sam0731sbvoltage.jpg

Pronto cara, eu acho que com isso já da pra começar a futucar nas coisas. me passa uma luz ai, existe uma relação (aumento de frequencia)/(aumento de tensão) especifica pra cada processador? se eu aumentar 20Mhz tenho que aumentar 0.25V ou coisa do tipo?

Postado

Opá Drido, beleza, aumentar a frequencia do processador tranquilo, mas eu uso o CUDA na placa de video, ai diminuir ela pra 100 não vai capar muito a placa não?

Drido, fui testando, consegui chegar a 145 sem grandes problemas, deixe 1h no teste de estabilidade do everest sem dar pau, mas uma coisa que me deixou encucado foi a seguinte:

eu cheguei a 145Mhz --> 2.9Ghz, abri o teste de stress do everest e o cpu-z, o teste de stress tava indicando carga máxima, temperatura a baixo dos 100ºC tudo certinho, mas quando eu olhei o cpu-z eu vi que ele fica dando umas oscilações tanto na frequencia de base, quanto no multiplicador, quanto no core voltage (essa foi a mais bizarra, ia de 1,07 a 1,2V), isso é "normal" ??? to achando muito estranho essas variações de tensão e multiplicador.

Postado

estranho porque você possui uma boa fonte,mais o ideal é fazer teste com Prime 95 no Small FTTs,e deixar pelo menos 30 minutos e se não der erro faça no Blend por 30 minutos também,ae se não der erro podemos continuar over.

Postado

Opá drido, então, eu meio que desisti do over, cheguei até 2,9 tudo tranquilo ai fui jogar meu sc2 normal, carreguei uma missão pra completar um bonus aqui e a porcaria da plataforma que é cinza apareceu toda branca! troquei de mapa umas 2 vezes e continuou assim, tudo branco. sai, desfiz o over e voltou ao normal. moh estranho, se eu tivesse mexido na placa de video tudo bem, mas eu nem modifiquei as frequencias...

e outra coisa, tem algo de muito errado com meu pc, 1º o HWmonitor mostra que uma temepratura da placa mãe ta em 128º e a outra em -35º tenso mano, muito tenso,

e 2º é que minha fonte da uma ssemi arriadas antes de pegar a vera (talvez ela não seja tão boa assim), ela liga, arria, liga, arria, liga e continua ligado. Bom, eu to achando que a fonte ta bichada, mas pode ser tanto o gabinete (circuito do botão froucho) quanto a placa-mãe (reguladores de tensão vazando).

drido.png

da uma sacada ai, e me diz se da pra continuar o over tranquilo ou se a bronca é grave

Postado

pelo jeito esta bugada as temperaturas atualize pr ultima versão sua bios pr ver se fica normal,e qnt a fonte ligar e desligar não é normal é melhor ver o esta acontecendo antes de continuar com over.

• Membro VIP
Postado

Olá,

Vou adiantar que a fonte de alimentação, a que foi passada acima, não é fonte para realizar overclock e deve ser substituída antes de prosseguir com o over.

Na verdade não achei nenhuma informação sobre ela através dos dados que foram passados acima e quando é assim, geralmente a fonte não é suficiente para over.

Poste uma foto legível da etiqueta de sua fonte para termos certeza.

Boa sorte.

Postado

Opá Ribeiro estranho na caixa não aparecia nenhuma indicação de modelo compativel com os do site, mas quando a gente vai no site da xfx ela esta lá logo de cara, a unica black edition de 750W segue link:

http://xfxforce.com/en-us/products/psu/Black-Edition/P1-750B-CAG9.aspx

pesado, a XFX só faz site pesado.

Mas é a fonte mesmo drido? dou uns 80% de certeza, as variações de tensão podem estar sendo provocadas por ela mesmo, e bateria com o comportamento bizarro de ligar/desligar, mas 80 não é 100.

• Membro VIP
Postado

Há sim... Você editou e adicionou a fonte no post. Quando eu respondi acima não tinha informação. Se você tivesse tirado a foto da etiqueta estava resolvido.

Se for uma XFX de 750 da e sobra.

Boa sorte.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...