Ir ao conteúdo

PC Só liga com secador; 2° placa mãe com mesmo problema.

gabrielmocan

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, estou enfrentando uma verdadeira lenda com meu pc.

Bem, desde e o começo: O pc tinha a seguinte configuração.

Core 2 Duo E6750 2.66ghz (sempre overclockado à 3.2ghz)

2x2gb DDR2 667mhz

Gigabyte GA-G31M-ES2C

Fonte Spire Power SP-ATX-420WTN

Cooler pra processador Thermaltake Beattle

Zogis GeForce 9800GT 512mb GDDR3

Ele funcionou bem desde que foi montado (09/12/2009). 1 mês de uso depois, ele começou a apresentar um problema estranho, o relógio começou a atrasar depois que eu desligava o pc. o problema foi agravando até o o pc nao ligar mais quando eu pressiono o power. alguns testes sem conclusão tive a genial ideia de esquentar o chipset (ponte norte) da MoBo. Sucesso! após alguns minutos de ter aquecido o chipset, o pc ligava e operava normalmente pelo tempo que deixasse-o ligado. Como estava sem grana, passei esse tempo todo ligando-o desta forma, economizando um dinheiro a fim de trocar a placa mãe já que suspeitei dela pelo fato dela ligar somente nessas condições. recentemente (3 semanas atrás) troquei a G31 por uma Asus P5QLD PRO, o computador funcionou perfeitamente após a montagem (mesmos componentes, apenas memórias upgrade pra ddr2 800 e hd novo de 320gb) e para minha infeliz surpresa ao chegar do curso hoje o pc não estava ligando. curiosamente a 1 semana o pc começou a atrasar o relógio, igual à outra placa. e pra aterrorizar-me ainda mais, ao usar a velha técnica de esquentar a placa, o pc ligou e estou usando ele nesse exato momento.

Preciso de uma luz, esse problema está muito estranho pra mim.

P.S: Na época que começou os problemas com a G31, cheguei a testar outra fonte (Uma Seventeam 420W) mas não obtive êxito. Não tive a oportunidade de testar outro processador.

Desde já grato. Gabriel Mocan

Postado

em rela;'ao ao relogio tenta trocar a bateria, parece um caso classico

referente ao nao liga tudo indica que seja o lugar que o pc esta sendo conectado, verificar se esta ocorrendo uma oscila;'ao na energia, estabilizador velho

ve se os capacitores da placa-mãe estão estourados, estufados....

Postado

O Pc ja foi trocado de lugar, de um quarto para o outro. não adiantou (o primeiro problema apareceu no quarto A e o atual, no quarto B)

A bateria também foi trocada, caso clássico em bateria antiga, não em uma placa nova com 3 semanas de compra.

desculpa não respondí por completo. Está acontecendo algo estranho sim, desde que os problemas apareceram, o gabinete está dando muito choque. e o estabilizador é meio antigo mesmo...

Postado

mas se fosse cabo de força ou estabilizador, porque ele so liga quanto esquenta?

:o

Update - de ontem pra hoje deixei o pc desconectado da tomada e ele ligou assim que pluguei ele novamente. começo a suspeitar da minha instalação elétrica predial ou fonte, o que vocês acham?

Postado

Opa, e aí amigo beleza?

Vi seu caso um tanto quanto curioso...

Bom, de início já havia suspeitado da sua fonte....então vou fazer uns comentários...

* Antes de tudo, TIRE o estabilizador...por favor!

* Tire o over do processador (apenas pra eliminar qualquer suspeita...até de componentes que não podem ser a causa) tente ligar o pc....

* Tire a placa mãe do gabinete e teste com ela fora do gabinete. Se funcionar coloque novamente no gabinete. Na montagem verifique se não existe nada no gabinete encostando na placa mãe...pode ser algum curto circuito...(pode ser isso...q qd você aquece a mobo, pode existir uma pequena dilatação, mas suficiente para desconectar o q está causando o curto...

* Se não puder comprar uma nova, tente conseguir uma fonte boa emprestado...

* Verifique se os cabos da fonte estão ligados de forma correta

* Se possível (como você desconfia da sua instalação elétrica) ligue apenas a fonte em uma tomada e os periféricos em outra.....

* Acho q isso é tudo q consegui pensar de possibilidades...

Se dps disso td nao funcionar....me avisa q te passo o endereço de um terreiro de macumba ótimo pra você leva teu pc...pra uma sessao de descarrego...hauhaua

abraço!

Postado

Faça como relatou o pit_eng, estabilizador só serve pra escorar porta e olhe lá, use um filtro de linha de boa qualidade, quanto ao choque, certos tipos de monitores tipo CRT costuma causar isto, geralmente o problema para quando se inverte a posição da tomada.

Postado

O monitor é de LCD, um Samsung T190...

bem, estou realizando alguns testes curiosos, quando eu desligo o pc e tiro ele da tomada, no outro dia ele liga normalmente. só a hora que ainda está vindo desajustada.

hoje vou experimentar desligar o pc e deixá-lo na tomada... amanhã posto resultados.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...