Ir ao conteúdo

HD de até R$ 300

TiagoCampana

Posts recomendados

Postado

a placa mãe é uma ASUS P6X58D-E, com um i7 950.

Estou na dúvida entre esses dois modelos:

SEAGATE 1,5TB SATA II (ST31500341AS)

e

Western Digital Caviar Black 1TB 7200 RPM 64MB Cache SATA 6.0Gb/s (WD1002FAEX)

Será que o caviar black é confiável e silencioso?

abraços

Postado

Ola Tiago.

Minha opção seria o WD Caviar Black. Qto a sua pergunta se ele é confiável e silencioso, fala com o colega aqui do CDH Su-27 ele comprou um WD CB a um més atras e disse q é o HD, mais tira suas duvidas com ele.

Valeu

Postado

Olá, Tiago.

Respondi sua Mensagem Privada. Dê uma olhada lá e procure sempre seguir os conselhos que escrevi em minha resposta. Além disso, peça para um dos moderadores bloquear o outro tópico que você criou com o mesmo conteúdo deste - assim você garante um Fórum mais rico e organizado, compartilhando a informação com todos os usuários e evita problemas com a moderação.

Enfim, tomei a liberdade de pesquisar os tópicos iniciados por você e encontrei este aqui.

Atendendo ao seu pedido (e à orientação do amigo Brunão), tentarei responder (pelo menos parcialmente) a sua dúvida:

Em primeiro lugar, conforme escrevi na MP, o modelo que eu comprei é o WD2001FASS - ou seja: é o Caviar Black SATA-II com 64 MB de cache e 2 TB de capacidade de armazenamento. E eu só estou com ele instalado na máquina há exatos dez (10) dias. Fica meio complicado avaliar de uma forma mais definitiva a confiabilidade de qualquer ítem de hardware em período tão curto.

E sua dúvida geral é a respeito de outro modelo da WD: o WD1002FAEX (SATA-III, 64 MB Cache, 1 TB)... Então, minha resposta/tentativa de ajuda já fica um pouco prejudicada, mas mesmo assim vamos lá:

Para começar, você tem que decidir o que você prioriza: desempenho, confiabilidade ou capacidade de armazenamento?

Se é capacidade de armazenamento e os preços estão parecidos, não tem muita dúvida no seu caso: acho que fica clara a vantagem do modelo da Seagate que você citou.

Agora se é desempenho e/ou confiabilidade, a coisa muda um pouco de figura.

Não estou dizendo que todos os modelos da Seagate são ruins, nem avacalhando totalmente com a marca, mas a minha experiência com ela não foi boa. Comprei há pouco mais de um ano dois Barracuda 7200.11 de 500 GB e não tenho muito o que comemorar: além de barulhentos, um deles (justo o que tinha os SO instalados) apresentou há cerca de um mês o famoso "bug da morte" - um bug de Firmware que torna os dados inacessíveis literalmente do "dia para a noite" e aparece aleatoriamente, sem nenhuma culpa/ação por parte do usuário. Depois de muita dor de cabeça na forma de gastos financeiros (com compra de cabo de dados especial) e várias horas tentando executar um procedimento emergencial de "ressuscitação" bastante complicado, o resultado foi que não consegui reativar o HD (e o pior: com ele foram-se os meus dados gravados...). Foi exatamente esse o problema que me levou a comprar o Caviar Black - e até onde eu conheço, de forma geral ultimamente os discos da Western Digital apresentam um histórico de reputação muito melhor que os concorrentes da Seagate, em todos os aspectos (custo/benefício, desempenho e principalmente confiabilidade...).

E em relação a desempenho, os HDs Caviar Black da Western Digital tem alguns diferenciais tecnológicos não presentes nos concorrentes da Seagate (e mesmo da Samsung), como gravação de dados perpendicular, fixação dupla do eixo do motor, funcionamento "NoTouch" (as cabeças de gravação jamais encostam na superfície magnética do disco) e por aí afora...

Sem contar que os Caviar Black acima de 1 TB possuem 64 MB de memória cache (contra 32 MB do Seagate ST31500341AS), e que nessa comparação, o modelo da Seagate é SATA-II e o Caviar Black WD1002FAEX é SATA-III... Então, na teoria - analisando apenas os dados técnicos - e levando em consideração a minha (pequena) experiência de uso com ele, somada a alguns reviews que eu já li na internet, não tem dúvidas de que o Caviar Black é superior. Nos dez dias de utilização que já fiz dele, não tenho do que reclamar (de forma curta e grossa: silencioso e rápido).

Voltando à questão confiabilidade: é meio temerário afirmar, porque nunca usei esse modelo específico da Seagate e estamos comparando-o com dois modelos também relativamente novos da WD (tanto o de 1 TB e mais ainda o de 2 TB), mas como já disse mais acima, o histórico recente atesta a favor da Western. E quanto às suas preocupações sobre os comentários da Newegg (suponho que sejam motivadas principalmente por casos de "D.O.A." relatados por alguns compradores), leia este post - já deu pra "sacar" que aparentemente você "manja" bem de inglês - retirado da própria página da loja, que eu achei bastante pertinente:

"Pros: Only brand of HDDs I've owned so far. 5 drives and counting.

Cons: None. Maybe reading about too much whining about the price being too high, at well under 100$ / TB.

Other Thoughts: If you're all as tech savvy as you say you are, do you really think that today's couriers package orders in backpacks full of cotton and deliver them by means of teleportation?

If not, you probably should think twice before buying a sensitive piece of hardware such as a hard drive from anything but your local store. I've never had a DOA with this principle, and my PC still has two 7+ yr old drives in it."

Sempre que possível, tento seguir o princípio citado pelo cara acima - e dessa forma, possuo uma experiência parecida: como consta na minha assinatura, tenho dois discos Samsung instalados na máquina - um com três anos de uso (500 GB) e outro com quase cinco (250 GB) - e apesar de que o mais antigo deles é barulhento e às vezes parece até que está "batendo agulha", continua funcionando até hoje, sem um único "bad block"....

Leve isso em consideração, e também o fato de que no próprio site da Newegg, 60% dos usuários deram ao produto da Western Digital a nota máxima de avaliação (5 estrelas).

Espero pelo menos ter minimizado suas dúvidas.

Abraço e qualquer coisa, estamos aí.

Postado

Boa escolha, Tiago!

Feliz HD novo para você.

Se ainda tiver alguma dúvida, é só perguntar. Caso contrário, pode pedir para que um dos moderadores encerre o tópico.

Abraços.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

curso-hardware-popup.jpg

LANÇAMENTO:
CURSO DE HARDWARE
DO GABRIEL TORRES!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!