Ir ao conteúdo

[REVIEW] LG R590-5700 - Core i7 740qm, 6GB, HD 640 (5400 rpm), Tela LED 1600x900.

André Terra

Posts recomendados

Postado

É isso aí mesmo q você citou, não é o processador que vai definir, mas sim o chipset da placa mãe...

Para verificar, é so usar algum programa de identificação de hardware... No caso use o AIDA... Aqui um print de onde você pode conferir a informação :

EDIT: Dei uma olhada na net parece q suprota sim 1333... Só não sei se vai ter algum ganho notevel caso você troque a memoria... O melhor mesmo seria levar numa autorizada pra eles testarem mesmo, é o mais garantido ... ;)

screenshot001xwr.jpg

Postado
É isso aí mesmo q você citou, não é o processador que vai definir, mas sim o chipset da placa mãe...

Para verificar, é so usar algum programa de identificação de hardware... No caso use o AIDA... Aqui um print de onde você pode conferir a informação :

EDIT: Dei uma olhada na net parece q suprota sim 1333... Só não sei se vai ter algum ganho notevel caso você troque a memoria... O melhor mesmo seria levar numa autorizada pra eles testarem mesmo, é o mais garantido ... ;)

screenshot001xwr.jpg

Valeu, cara!

Eu tinha olhado no everest e realmente o chipset trabalha com 1333. Eu peguei o tel de uma autorizada aqui no RJ e vou ver com eles amanhã. Qualquer novidade eu informo aqui.

Vou procurar saber se a 1333 faz muita diferença comparada a 1067.

Abraço.

Valeu, cara!

Eu tinha olhado no everest e realmente o chipset trabalha com 1333. Eu peguei o tel de uma autorizada aqui no RJ e vou ver com eles amanhã. Qualquer novidade eu informo aqui.

Vou procurar saber se a 1333 faz muita diferença comparada a 1067.

Abraço.

A empresa autorizada, indicada pela LG no RJ, disse que não conhece esse modelo. Segundo eles esse notebook deve ser muito recente.... hahahahahaha

Lamentável!!!

Postado
A empresa autorizada, indicada pela LG no RJ, disse que não conhece esse modelo. Segundo eles esse notebook deve ser muito recente.... hahahahahaha

Lamentável!!!

Mande o link para eles : http://www.lge.com/br/informatica/notebook/LG-R590-P.BN58P15700.jsp

porém eu pessoalmente não voltaria na loja... Uma AT q precisa de informações de internet para conferir as capacidades de um computador, ao invés dele proprios testarem a maquina para descobrir suas capacidades, não tem com certeza tecnico confiaveis...

Postado
Mande o link para eles : http://www.lge.com/br/informatica/notebook/LG-R590-P.BN58P15700.jsp

porém eu pessoalmente não voltaria na loja... Uma AT q precisa de informações de internet para conferir as capacidades de um computador, ao invés dele proprios testarem a maquina para descobrir suas capacidades, não tem com certeza tecnico confiaveis...

Também acho. Por isso mesmo não quero perder meu tempo indo lá a toa.

Postado
Meu caro,

outra coisa que percebi no Everest é que o note vem com um pente de 4gb 1333 e um de 2gb 1067. Você acha que trocar o de 2gb 1067 por outro de 4gb 1333 aumentaria muito o desempenho da criança?

Sinceramente? Até viso fazer isso, mas somente daqui há 1 ou 2 anos... Hoje em dia com 6gb e ainda mais no note, creio eu que não faria diferença alguma para o nosso uso no dia-a-dia... nem mesmo pra jogar...

A troca de hd com certeza faria muito mais diferença, acredite! :D

Opa! Eu também estou satisfeito, cara. O COD Black Ops eu também estou jogando muito bem. O estranho é essas "travadinhas leves" estarem acontecendo justamente no PES2011 que é um jogo leve.

Essa ideia do Hd é boa, mas e a restrição da garantia? A LG permitiria que abrissemos a máquina sem perder a garantia?

Por falr em HD, on tem voltei na Fast e utilizei o vale de 200,00 que ganhei na compra do R590 5700, comprando um HD extreno IOMEGA Black Belt de 500 gb. Saiu por 50,00... hehehehe. A peça é bem bacana e tem garantia de 3 anos!

Abraço.

Estranho esse lance das travadas com o PES2011, ainda mais por ser leve...

Cara, o meu note comprei na fast tb e não veio com NENHUM lacre.... inclusive ja abri ele p saber se tinha slot para 2 hds (infelizmente n tem)... se quiser trocar de hd, vá me frente, pois ao meu ver, não tem problema algum e assim q eu tiver um trocado sobrando, farei isso no meu =)))) :lol:

Postado

Cara, o meu note comprei na fast tb e não veio com NENHUM lacre.... inclusive ja abri ele p saber se tinha slot para 2 hds (infelizmente n tem)... se quiser trocar de hd, vá me frente, pois ao meu ver, não tem problema algum e assim q eu tiver um trocado sobrando, farei isso no meu =)))) :lol:

Tenho um SSD OCZ emprestado de um amigo meu e te falo:

IRMÃO! O BIXO É DO CAPIROTO! AUHEHUEHU!

Pena que em breve vou ter que devolver ele... mas voltar pro HD Carroça que vem no LG NUNCA! esse Hitachi 5.200rpm é um lixo....

To afim de pegar um Momentus XT, achei por 350 prata no Kabum!

:)

Postado

Mas aí você pretende colocar um SSD ou um 7200 rmp?

Pena que em breve vou ter que devolver ele... mas voltar pro HD Carroça que vem no LG NUNCA! esse Hitachi 5.200rpm é um lixo....

Amigo, esse SSD que você está usando é de quentos giga? Ainda é muito caro, né?

Esse Momentus XT por 350,00 ta valendo?

Postado
Amigo, esse SSD que você está usando é de quentos giga? Ainda é muito caro, né?

Esse Momentus XT por 350,00 ta valendo?

O SSD é de 100GB... eu acho pouco espaço, mas pela velocidade.... eu to me segurando pra nao estourar o limite...

Cara o Momentus XT tem o dobro da velocidade do Hitachi ( em velocidade de acesso : mb/s )

O mais barato que eu achei foi a 350, o resto das lojas é tudo 450 +

Postado
O SSD é de 100GB... eu acho pouco espaço, mas pela velocidade.... eu to me segurando pra nao estourar o limite...

Cara o Momentus XT tem o dobro da velocidade do Hitachi ( em velocidade de acesso : mb/s )

O mais barato que eu achei foi a 350, o resto das lojas é tudo 450 +

No Mercado Livre tem um cara vendendo um Momentus XT 500GB por 350,00 aqui no RJ.

Postado

Esse Momentus é um Hibrido né? É o bixo tb... é pouco mais lento q o SSD mas mtooo melhor q um 10k rpm... =)))))

Mas aí você pretende colocar um SSD ou um 7200 rmp?

Ainda estou na duvida de um SSD e de um Hibrido.... sefor ver pelo custo beneficio, bem melhor o hibrido... mas como consigo trazer umas coisinhas la de fora.... de repente opte pelo SSD hehehe a parte ruim é q nosso note n tem slot p 2 hds simultaneos... senao seria um SSD c ctza so p SO..... mas dai como teria q "descartar" o de 640gb.... estou mais inclinado a ir no hibrido mesmo

**

abs

Postado
ai pessoal comprei o note ontem. afinal atualizo o driver da nvidia ou nao?

pode atualizar porque o último driver não dá mais problema com o brilho.

Esse Momentus é um Hibrido né? É o bixo tb... é pouco mais lento q o SSD mas mtooo melhor q um 10k rpm... =)))))

Ainda estou na duvida de um SSD e de um Hibrido.... sefor ver pelo custo beneficio, bem melhor o hibrido... mas como consigo trazer umas coisinhas la de fora.... de repente opte pelo SSD hehehe a parte ruim é q nosso note n tem slot p 2 hds simultaneos... senao seria um SSD c ctza so p SO..... mas dai como teria q "descartar" o de 640gb.... estou mais inclinado a ir no hibrido mesmo

**

abs

Kdu, aproveitando sua "experiência" com formatação do LG (hahahahaha), nos tire (mais) algumas dúvidas... Já dei uma olhada no forum da LG e a galera ainda tem muita dúvida.

Você falou que não podemos formatar a unidade lógica que a LG utiliza para restauração porque perderemos a opção de F11.

1 - Caso eu perca meu HD, será possível restaurar o backup que fiz do meu sistema atual num novo disco?

2 - Caso não seja possível restaurar, após instalar o windows, consigo instalar o LG Intelligent Update para controlar a atualização dos drivers? Se sim, onde consigo o instalador desse software? Acho que a LG não fornece.

Obrigado.

Postado
Kdu, aproveitando sua "experiência" com formatação do LG (hahahahaha), nos tire (mais) algumas dúvidas... Já dei uma olhada no forum da LG e a galera ainda tem muita dúvida.

Você falou que não podemos formatar a unidade lógica que a LG utiliza para restauração porque perderemos a opção de F11.

1 - Caso eu perca meu HD, será possível restaurar o backup que fiz do meu sistema atual num novo disco?

2 - Caso não seja possível restaurar, após instalar o windows, consigo instalar o LG Intelligent Update para controlar a atualização dos drivers? Se sim, onde consigo o instalador desse software? Acho que a LG não fornece.

Obrigado.

Vamos la Andre:

Infelizmente a LG nao disponibiliza os programas para serem instalados o Intelligent Update nem o smart recovery....

então, vou relatar minha experiencia aqui, deixando claro q nunca troquei de hd. O que posso fazer é instalar outro hd aqui e tentar deixar tudo como de fabrica, mas é complicado principalmente pelas particoes ocultas da lg... mas se eu conseguir posso postar dps um tutorial explicando direitinho.... mas antes tb preciso resolver a questão do backup da MBR q estamos vendo aos poucos pelo MSN...

então, continuando...

eu formatei minha maquina e perdi o F11, assim como todos os programas da LG... então na busca desesperada de uma solução e pesquisando muito, descobri um meio d habilitar as particoes escondidas da lg no windows e copiar o conteudo delas.... sendo assim fiz o zip http://www.megaupload.com/?d=MTDKRCSA q ao você descompacta-lo num pendrive e dar boot atraves dele, consegue acessar o smart recovery e voltar o windows de fabrica.

essa foi a unica maneira q consegui d fzr isso... então voltei o windows d fabrica, usei o o anytime upgrade do windows para passar de home premium para ultima sem precisar fazer nada e fiz um backup pelo smart recovery num hd externo... então sempre q preciso basta usar esse pendrive para bootar e restaurar um backup feito por mim.

sobre a troca de hd, semana q vem quando tiver meu outro notebook antigo de volta, tiro o hd dele e testo isso, beleza?

enqto isso vamos tentar resolver o lance da MBR e deixar ele 100% original d fabrica =))))

qqr duvida so eprguntar

espero ter ajudado

Postado

tenho uma licença do win 7 professional, mas quando escolho a opção de atualizar ele diz para eu usar o windows anytime. quando insiro essa licença no anytime ta dando um erro. tem q ter uma licença especial para o anytime??

vi q saiu a bios QL4L3I31 nesse link http://www.lge.com/br/support/product/support-product-profile.jsp?customerModelCode=R590-P.BN58P1%285700%29&initialTab=documents&targetPage=support-product-profile#

em varios sites estão elogiando essa bios. alguem instalou??

atualizei o drive da nvidia pelo LG updader, acabei perdendo o controle de brilho. para tentar resolver o problema instalei o drive q esta disponivel no site da nvidia, porém nao consegui resolver. resolvi atualizar a bios pra versao QL4L3I31 e o controle de brilho voltou. esta td perfeito, nao houve nenhum problema.

Postado
Vamos la Andre:

Infelizmente a LG nao disponibiliza os programas para serem instalados o Intelligent Update nem o smart recovery....

então, vou relatar minha experiencia aqui, deixando claro q nunca troquei de hd. O que posso fazer é instalar outro hd aqui e tentar deixar tudo como de fabrica, mas é complicado principalmente pelas particoes ocultas da lg... mas se eu conseguir posso postar dps um tutorial explicando direitinho.... mas antes tb preciso resolver a questão do backup da MBR q estamos vendo aos poucos pelo MSN...

então, continuando...

eu formatei minha maquina e perdi o F11, assim como todos os programas da LG... então na busca desesperada de uma solução e pesquisando muito, descobri um meio d habilitar as particoes escondidas da lg no windows e copiar o conteudo delas.... sendo assim fiz o zip http://www.megaupload.com/?d=MTDKRCSA q ao você descompacta-lo num pendrive e dar boot atraves dele, consegue acessar o smart recovery e voltar o windows de fabrica.

essa foi a unica maneira q consegui d fzr isso... então voltei o windows d fabrica, usei o o anytime upgrade do windows para passar de home premium para ultima sem precisar fazer nada e fiz um backup pelo smart recovery num hd externo... então sempre q preciso basta usar esse pendrive para bootar e restaurar um backup feito por mim.

sobre a troca de hd, semana q vem quando tiver meu outro notebook antigo de volta, tiro o hd dele e testo isso, beleza?

enqto isso vamos tentar resolver o lance da MBR e deixar ele 100% original d fabrica =))))

qqr duvida so eprguntar

espero ter ajudado

Show de bola! Ajudou muito com certeza. Vou baixar o boot agora mesmo.

Quando quiser podemos continuar tentando refazer o seu F11.

Abraço e obrigado!

Ob.: Era bom colocar essas dicas lá no forum da LG. tá cheio de gente lá com esse problema.

Postado

Pessoal, boa tarde.

Amanhã devo estar pegando o notebook na assistência, por causa daquela tela azul que comentei em algumas páginas atrás...

Era para ter pego antes mas, logo quando mandaram ir lá na primeira vez para retirar o note que estava pronto, perguntei para eles o que eles tinham feito.Disseram que tinham atualizado a BIOS e feito recovery... Logo quando liguei para testar deu tela azul novamente hahaha... que raiva...

Agora disseram que trocaram as memórias e que até quarta-feira eu pego ele de novo.. espero que dê tudo certo agora...

Fiquei interessado nesse HD Momentus mas sou totalmente leigo em troca de HD, nunca fiz isso...

O que eu teria que fazer? Como faço com o windows que está instalado no HD do notebook?

Desculpe pelas perguntas bestas, mas sou totalmente leigo nisso hehehe...

Caso eu troque o HD, posso comprar uma case e deixar o HD original do note como HD externo?

Abraços,

Fernando.

Postado
Vamos la Andre:

então, continuando...

qqr duvida so eprguntar

espero ter ajudado

Com certeza esse link vai ajudar muita gente Kdu, porém preciso t corrigir: A LG fornece sim o programa LG Intelligent Update... O Smart Recovery realmente eu não consegui achar em nenhum lugar, porém o Intelligent Update da pra baixar diretamente do site da LG ;)

Uma duvida: esse zip no Megaupload por acaso contem tb o programa Smart Recovery ou é somente o sistema operacional de fabrica ?

Se for somente o sistema operacional de fabrica, teria jeito de você zipar a pasta SMART RECOVERY q se nao me engano fica no C:\ARQUIVOS DE PROGRAMAS\SMART RECOVERY ou C:\ARQUIVOX DE PROGRAMAS (X86)\SMART RECOVERY e depois postar tb no Megaupload ? No caso o programa é auto-executavel, assim nao precisa de instalador, sendo então q a pasta contem todos os arquivos necessarios pra rodar o programa sem precisar instalar ele...

Peço isso porque formatei o meu LG e como citei ate hj nao consegui achar o programa do Smart Recovery em lugar nenhum pra baixar :(

Postado
Com certeza esse link vai ajudar muita gente Kdu, porém preciso t corrigir: A LG fornece sim o programa LG Intelligent Update... O Smart Recovery realmente eu não consegui achar em nenhum lugar, porém o Intelligent Update da pra baixar diretamente do site da LG ;)

Uma duvida: esse zip no Megaupload por acaso contem tb o programa Smart Recovery ou é somente o sistema operacional de fabrica ?

Se for somente o sistema operacional de fabrica, teria jeito de você zipar a pasta SMART RECOVERY q se nao me engano fica no C:\ARQUIVOS DE PROGRAMAS\SMART RECOVERY ou C:\ARQUIVOX DE PROGRAMAS (X86)\SMART RECOVERY e depois postar tb no Megaupload ? No caso o programa é auto-executavel, assim nao precisa de instalador, sendo então q a pasta contem todos os arquivos necessarios pra rodar o programa sem precisar instalar ele...

Peço isso porque formatei o meu LG e como citei ate hj nao consegui achar o programa do Smart Recovery em lugar nenhum pra baixar :(

Fala Ceceu, beleza?

Então, começando pelo mais simples.... não sabia que o inteligent Update tava disponível para download, até porque procurei e não achei na época. Se o moderador do forum deixar... posta o link p gente ;-)

Sobre zipar o Smart Recovery, pode deixar que zipo e faço o upload dela (só que só posso fazer isso a noite, porque to no trabalho agora)

Sobre o zip do MegaUpload, é o seguinte: ele é um "disco de boot" que dá acesso a opção de restaurar imagens do smart recovery. Ele NÃO é a imagem de fábrica, é apenas um boot....

Se quiserem, posso puxar a imagem de fábrica e uppar no MegaUpload tb (apesar de ser bem grande). Apenas uma observação: Já calhou de eu fazer o restore da tal imagem de fábrica, PORÉM, a mesma não volta como se fosse a primeira vez q se liga o Note, mas sim, volta a partir do momento que você já configurou partições, usuários do windows. Juro que quando formatei eu estava bebado, mas quando a restaurei, que me lembre não tava não rsrsrsrs. Alguém confirma essa informação? Eu achei muuuuiiito estranho quando isso aconteceu, ou será que fiz alguma *****?

Espero ter ajudado.

Abs

Show de bola! Ajudou muito com certeza. Vou baixar o boot agora mesmo.

Quando quiser podemos continuar tentando refazer o seu F11.

Abraço e obrigado!

Ob.: Era bom colocar essas dicas lá no forum da LG. tá cheio de gente lá com esse problema.

já coloquei lá.... alias, peguei o link de lá porque não tinha anotado em lugar nenhum rssrrs... uppei e joguei logo lá!

hj a noite vamos tentar fzr o negocio do F11..

abs

Fiquei interessado nesse HD Momentus mas sou totalmente leigo em troca de HD, nunca fiz isso...

O que eu teria que fazer? Como faço com o windows que está instalado no HD do notebook?

Desculpe pelas perguntas bestas, mas sou totalmente leigo nisso hehehe...

Vou tentar fazer um tutorial de como deixar um outro HD totalmente igual ao original... creio que até o final de semana consigo terminar... beleza?

Caso eu troque o HD, posso comprar uma case e deixar o HD original do note como HD externo?

Pode sim amigo.... SEM PROBLEMAS!

Abs,

tenho uma licença do win 7 professional, mas quando escolho a opção de atualizar ele diz para eu usar o windows anytime. quando insiro essa licença no anytime ta dando um erro. tem q ter uma licença especial para o anytime??

vi q saiu a bios QL4L3I31 nesse link http://www.lge.com/br/support/product/support-product-profile.jsp?customerModelCode=R590-P.BN58P1%285700%29&initialTab=documents&targetPage=support-product-profile#

em varios sites estão elogiando essa bios. alguem instalou??

atualizei o drive da nvidia pelo LG updader, acabei perdendo o controle de brilho. para tentar resolver o problema instalei o drive q esta disponivel no site da nvidia, porém nao consegui resolver. resolvi atualizar a bios pra versao QL4L3I31 e o controle de brilho voltou. esta td perfeito, nao houve nenhum problema.

Tentei te responder mas a moderação apagou meu post.... me add no msn: [email protected] que te explico.

abs

Postado

cara eu cheguei a ver sua resposta. você tinha falado pra eu pegar o keygen de windows anytime. mas eu tenho uma licença original, ai eu queria arrumar um jeito simples de poder fazer o upgrade.

Postado
cara eu cheguei a ver sua resposta. você tinha falado pra eu pegar o keygen de windows anytime. mas eu tenho uma licença original, ai eu queria arrumar um jeito simples de poder fazer o upgrade.

insira o cd de instalação do windows no drive com o windows em execução e tente efetuar o upgrade então.... se não permitir, somente com o lance que falei. Lembrando que você continuará usando sua licença original.... você apenas habilita as funções de outras versões com o windows anytime.

A instalação fisica no HD do windows para todas as versões é a mesma! Seja Home Basic ou Ultimate.

abs

Postado
Fala Ceceu, beleza?

Então, começando pelo mais simples.... não sabia que o inteligent Update tava disponível para download, até porque procurei e não achei na época. Se o moderador do forum deixar... posta o link p gente ;-)

Sobre zipar o Smart Recovery, pode deixar que zipo e faço o upload dela (só que só posso fazer isso a noite, porque to no trabalho agora)

Sobre o zip do MegaUpload, é o seguinte: ele é um "disco de boot" que dá acesso a opção de restaurar imagens do smart recovery. Ele NÃO é a imagem de fábrica, é apenas um boot....

Se quiserem, posso puxar a imagem de fábrica e uppar no MegaUpload tb (apesar de ser bem grande). Apenas uma observação: Já calhou de eu fazer o restore da tal imagem de fábrica, PORÉM, a mesma não volta como se fosse a primeira vez q se liga o Note, mas sim, volta a partir do momento que você já configurou partições, usuários do windows. Juro que quando formatei eu estava bebado, mas quando a restaurei, que me lembre não tava não rsrsrsrs. Alguém confirma essa informação? Eu achei muuuuiiito estranho quando isso aconteceu, ou será que fiz alguma *****?

Espero ter ajudado.

Abs

sossegado sobre o SMART... Eu mesmo sei q a pasta é meio grande, e nem estou com pressa porque nem mesmo posso mexer no meu LG esses dias porque a fonte dele esta na minha casa e eu estou viajando ... Quando você estiver sossegado e num lugar onde a conexão de net seja legal, iria me quebrar o galhão upar o Smart Recovery ^_^

Sobre o link do LG não é contra a regras do forum : http://www.lg.com/lgecs.downloadFile.ldwf?DOC_ID=KRSWD000001416&ORIGINAL_NAME_b1_a1=Setup.zip&FILE_NAME=KRSWD000001416-b1-a1.zip&TC=DwnCmd Sobr os drivers , se quiser algum, basta ir no review q eu fiz do R490-5400 e q esta na minha assinatura o link... La tem todos os drivers para baixar caso você precise, sendo q eles serrvem tanto para os modelos R490 quanto para os T590 ;)

É , pelo tamanho do arquivo zipado q você upou imaginei mesmo q seria somente o software de restauuração... Ja q ele esta na unidade oculta de 1Gb somente , e a imagem de backup fica noutra partiição e tem cerca e 2,5Gb...

Não rola de você upar a imagem de fabrica pelo motivo q nela vem embutido o seu serial do Windows ;)

Pra mim tanto faz o backup original, queria mesmo eram os softs de restauração... Vou baixar o soft de boot q você ja upou no Magaupload e o Smart Recovery quando você tiver tempo pra upar ele

( a pasta dele como citei fica no "C:\Arquivos de Programas" ou "C:\Arquivos de Programas (X86)" , so nao tenho certeza em qual das 2 ... )

E realmente você nao esta bebado haha :lol: Aquela opçãõ de particionamento so aparece na primeira vez q você liga o notebook... Mesmo depois se você usar a opção de restaurarr via F11, o sistema ja é carrergado automaticamente com as cofigurações de usuario e pertições q você definiu na primeiro ligamento, sem você ter a opção de particionar novamente ou trocar usuarios ... ;)

Postado
Olha, ficou ate bem menor do q eu achava q ia ficar o zip ^_^ Vlews ai Kdu... Da uma lida na minha mensagem superior acima, por conta do backup do seu OS ;)

Eu vi meu querido, obrigado... eu e o André Terra estamos no movimento "Recupere a opção F11" rssrssrrsrs mas restaurar a MBR de outra maquina tem lá suas consequencias e estou sofrendo aqui com elas... "perdi" meu hd secundario NTFS para RAW, ou seja, ferrei com a tabela de partições (assumi a da maquina do André).... to usando o TestDisk, mas vai demorar dmais para saber se conseguirei recuperar ou não.... se tiver alguma ideia de como posso fazer, ficarei eternamente grato! o F11 ja restaurei, falta só descobrir como reverter a cagada q faz na tabela de partições rrrssrssr

Tem a opção de usar o getdataback, backupear os arquivos e reformatar tudo, massssssssssssss n to afim n.... muito trabalhoso, principalmente para qqr pessoa q n tiver tanto conhecimento d info como nós.... queria algo mais simples do tipo clica e acerta a cagada rsrsrs

abs

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...