Ir ao conteúdo

Criando base de dados no Oracle 10G

Alberto Tiano

Posts recomendados

Postado

Olá, estou tentando aprender a usar o Oracle, já tenho experiências com o PostgreSql. Gostaria de saber como criar um novo banco de dados no Oracle 10G, se é igual ao PostgreSQL ou não. Goataria também de algum livro ou apostila se possível.

Tenho também instalado o PL SQL Developer, caso interessem.

• 4 semanas depois...
Postado
Olá, estou tentando aprender a usar o Oracle, já tenho experiências com o PostgreSql. Gostaria de saber como criar um novo banco de dados no Oracle 10G, se é igual ao PostgreSQL ou não. Goataria também de algum livro ou apostila se possível.

Tenho também instalado o PL SQL Developer, caso interessem.

Eu não conheço posgresql para eu fazer uma comparação... Mas para iniciantes o mais fácil é usar Assistente de Configuração de Bancos de Dados(Supondo que você fez a instalação no windows)

Programas --> Oracle --> Ferramentas de Configuração e Migração --> Assistente de Configuração de Bancos de Dados

ou vai no DOS e execute o comando dbca

Deixe os parâmetros no padrão...

Quanto aos livros e apostilas, tem muita coisa boa na internet.... Mas tem que ter algum problema em mente, comece criado tabelas, indices, depois tablespaces, datafiles.... Mas vai depender se o seu foco é programação ou ser um dba...

Quando ao Pl sql developer, se você quer aprender para aprender mesmo, use sqlplus... Pois se você concorrer a um emprego, sempre irão testar seu conhecimento com linhas de comando e não por interface gráfica.... Depois de um tempo você poderá usar o plsqlDeveloper

Postado

Muito obrigado pelas dicas, já vou instalar o sqlplus....

Minha dúvida mesmo era como criar uma base de dados para cada aplicação que eu fosse desenvolver, mas acho que consigo isso criando um usuário diferente para cada aplicação.

Postado
Muito obrigado pelas dicas, já vou instalar o sqlplus....

Minha dúvida mesmo era como criar uma base de dados para cada aplicação que eu fosse desenvolver, mas acho que consigo isso criando um usuário diferente para cada aplicação.

Sim você pode usar um ou mais usuários para cada aplicação, para isto você pode criar uma tablespace para cada aplicação, e colocar estes usuários na mesma default tablespace.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...