Ir ao conteúdo

Processador superaquecendo e pc desligando

kastello

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Primeiramente segue minha configuração:

AMD Athlon 64 X2 5600+ (cooler box que veio)

3gb ram

gforce 9500gt

placa-mãe gigabyte ga-m61pm-s2

Quando eu montei o pc, não acontecia com muita frequencia o superaquecimento do processador, somente quando jogava algo pesado por muito tempo. Então resolvi colocar um ventilador de 120mm super forte que tenho aqui na frente do processador com a tampa do gabinete aberta. RESOLVIA! eu jogava e nao aquecia nem desligava (consequencia).

Acontece que agora 1 ano depois nem mesmo essa gambiarra do ventilador tem aguentado o aquecimento.

Quando o processador está em idle, a temperatura fica em ~30, nunca chegando a 40º.

Mas basta algo exigir o processador que a temperatura aumenta de forma assustadora até em minutos alcançar a marca de 110º e a maquina se desligar sozinha.

Quando digo exigir mais do processador falo desde jogos (GTA IV, MAFIA II, PES 11) até converter videos para DVD. Basta o uso do cpu aumentar para a temperatura aumentar junto!

Já fiz uma limpeza na maquina, retirei o cooler, limpei, reapliquei uma pasta termica que tenho aqui da akasa. Já atualizei a bios para a ultima versao. Já fiz de tudo!

Na opinião de vocês, onde pode estar meu problema?

Placa-mãe?

Cooler com vida util acabada?

Processador?

Obrigado a ajuda de todos!

Postado

Ou tem algum problema no encaixe do cooler, ou a pasta térmica antiga não foi corretamente removida, creio eu. Veja se não tá com nenhum problema na presilha, ou se o parafuso da parte plastica que prende o cooler na mobo não afrouxou.

Postado

Supondo que você tenha aplicado a pasta térmica corretamente (limpado a superficie do dissipador e do cpu, e aplicado uma quantia correta de pasta), pode ser a ventoinha do cpu mesmo, faz o "teste do tapa" na ventoinha (um petelequinho na hélice e ve se roda lisinho ou se trava rapidinho como se tivesse areia no contato) se ele não passar no teste você teria que lubrificar a ventoinha (recomendo óleo singer).

Mas o melhor é você rodar um teste de estabilidade no aida 64, se o seu pc aguentar, e tirar uma screenshot. Um teste de uns 10 min deve ser o suficiente, cuidado seu processador não deve passar de 70ºC segundo o Site Oficial, se a temperatura for estorar os 70ºC tira a screen e suspende o teste.

Se você preferir você pode deixar ele em idle por uns 10-20 minutos e tirar uma screen do speedfan, mas é preferível o teste do aida (novo everest).

Obs.: se você usar o Aida a screenshot deve conter a tela de sensores dele (aida/computador/sensor).

Postado

Dá uma boa revisada por que tá com cara de cooler mal encaixado, talvez não esteja fazendo pressão suficiente. Sobre o teste, recomendo o Prime95 no lugar do Everest, estressa mais.

Postado
Então Skyline o problema é que se o computador já ta sobreaquecendo normalmente, ele não vai aguentar o prime

Essa a intenção, só vai tá normal se realmente aguentar o Prime95 e não chegar a temps absurdas.

Eu recomendei ele testar após dá uma revisada no cooler e tal, e não é obrigado deixar o Prime95 até o teste acabar, se chegar nos 80ºC e continuar subindo pode cancelar o teste que com certeza ainda tem algo errado :cool:

Postado

Aw sim, depois da revisada, eu to meio mongol já era pra ter ido dormir...:wacko:

É que eu falei do everest pra dar uma preview pra gente mesmo ou se a revisada não mudar muita coisa... mas de qualquer jeito acho que o orthos é uma opção melhor pra testar dual core, mas enfim se pa da na mesma...

Postado

pessoal, obrigado pela atenção de vocês!

fiz o teste do Prime95... ou pelo menos tentei!

com 3 minutos de teste a temperatura subiu, passou de 80º e cancelei para evitar desligamento....

fiz tmb o teste do peteleco no cooler e parece que ele está rodando lizinho mesmo...

será que essa pasta termica que eu passei nao é de boa qualidade?

eu dei uma empurrada no cooler pra me certificar que está bem encaixado... os parafusos da parte plastica nao estão frouxos...

Postado

Então cara, pelo menos abre o aida64(e deixa ele na aba de sensores) e o speedfan, deixa em idle por uns 10-20 minutos e tira uma screeshhot pra gente ter uns dados palpáveis.

Esses dados serão as temperaturas por todo o computador, as voltagens e a rotações dos fans.

Postado

ok!

primeira foto do pc em idle

idlewt.jpg

agora uma foto do pc apenas convertendo um vídeo... notem que ainda faltava 25 minutos, então se eu não cancelasse, fatalmente a temperatura subiria mais e o pc desligaria

uso.jpg

Postado

Cara, seu fan do processador parece estar funcionando bem, sua placa mãe embora esteja um pouco quente mas não causaria os desligamentos, as voltagens da fonte parecem rasoáveis.

Então deve ter algum problema com o dissipador do cpu mesmo, testa isso aqui:

1. Tira o dissipador de novo;

2. Limpe o dissipador, tire a poeira toda se tiver um pressurizador de ar, use, e limpe a superficie inferior do dissipador com álcool isopropílico (NÃO USE ÁLCOOL COMUM);

3. Limpe o processador também com esse álcool;

4. Coloque um pinguinho de pasta térmica no dissipador e passe uma estopa como se estivesse polindo, até ficar "limpo";

5. Coloque um pingo de pasta térmica no centro do processador e instale o dissipador.

Obs.: Se você olhar a capa de metal do processador e dividir com duas linhas imaginárias horizontalmente e verticalmente (como um jogo da velha) o quadrado central seria o lugar onde seu processador esta de fato então não é necessário uma quantia absurda de pasta térmica, alias muita pasta térmica só ira atrapalhar.

Alias, qual a pasta térmica que você esta usando? *--edit--*Qual é o seu gabinete? Como estão organizados os fios dentro dele? E quantos fans você tem instalado?

Postado

quando fiz a troca da pasta termica velha por esta, limpei a antiga com estopa, mas não usei nenhum material como esse alcool isopropilico... talvez nao tenha feito bem a limpeza mesmo...

depois passei a pasta termica da akasa que achei aqui em casa... passei ela em toda a superfície de metal do processador e depois fixei o dissipador...

(Akaka thermal compound 455 )

Colour: gray

viscosity: 76 CPS

Thermal conductivity: >2.4 W/mK

Operating Range: ~50ºc ~240ºc

Thermal Resistance: 0.087 cm2 C/W

Então deixa eu ver se entendi.

Depois de limpar o dissipador e o processador com alcool isopropilico, dou um pinguinho de pasta no dissipador e limpo com estopa como estivesse polindo...

Depois dou um pingo no centro do processador e fixo o dissipador...

Nãp precisa espalhar pelo processador todo?

Atualmente uso o gabinete aberto, então está bem arejado.

Que pasta termica você me recomenda?

Postado

O álcool só ajuda na limpeza ele não é necessário... se você deixou bem limpinho então estava bem feito.

A lista dos indicados pelo CdH:

...

1º Thermalright Chill Factor (para aplicações em processadores frios, com temps até 40°C)

2º OCZ Freeze Extreme (é a melhor em condições de temperaturas extremas, como em GPUs, Chipsets e processadores com over extremo)

3º Tuniq TX-2

4º Noctua NT-H1

5º Artic Cooling MX-2

6º Zalman ZM-STG1

7º Artic Silver 5

8º Artic Ceramic

9º Akasa AK-450

...

Mas eu gosto de produto da akasa então eu confiaria nessa que você tem, pelo menos não era pra sobreaquecer.

Você entendeu tudo certinho no método de aplicar.

A ideia de só por um pingo no meio e não espalhar pelo processador todo, é para evitar que você use muita pasta térmica, o que provavelmente você fez.

Aqui no site da artic silver eles ensinam você a usar pasta térmica:

http://www.arcticsilver.com/methods.html (em inglês)

e esse vídeo, também em inglês, aqui ele usa o método de espalhar pelo processador se não me engano:

Postado

Fiz algumas mudanças que aparentemente surtiram efeito.

Fiz uma limpeza completa no gabinete com alcool isopropilico, reapliquei a pasta termica (dessa vez beeeeem menos que tinha colocado antes), e modifiquei a arrumação aqui do quarta fazendo o gabinete ficar num lugar mais arejado.

Estou deixando o gabinete fechado e por enquanto nada de desligar! =]

Vou continuar testando e falo qualquer coisa que aconteça!

abraço e obrigado a ajuda de todos!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...