Ir ao conteúdo

Como configurar o servidor com IP Fixo (real) e os micros com IP de rede ???

powerleo

Posts recomendados

Postado

Boa noite galera,

estou com algumas duvidas, la vai.

Peguei uma rede de um cliente para fazer algumas manutenções.

Atualmente a rede está assim:

1 - Modem com internet adsl 01 MB da embratel

sai um cabo de rede deste modem para o suitche

neste suitche estão ligadas 40 maquinas

2 - Suitche ligado ao Servidor

o servidor esta configurado o ip para 192.168.100.200

o servidor faz o dhcp gerando o ip automatico paras as 40 maquinas da rede na faixa de 192.168.100.3 a 192.168.100.199

Esta tudo funcionando corretamente, rede interna, todos os micros navegam na internet.

Agora o cliente contratou o link dedicado da embratel de 01 MB, os tecnicos da embratel ja instalaram o modem e fizeram o teste ligando em um notebook. Sinal ok, internet ok.

Me passaram uma lista com o IP fixo (real) mais 7 ips que posso usar junto com o gateway e dns que tenho que configurar no servidor.

---

Minha dúvida esta nesta parte.

Preciso ligar o cabo do suitche no modem com o link dedicado de 01 MB e configurar o IP no servidor, mas após esta configuração minha rede que usa o IP "falso" 192.168.100.x não funciona mais e fica sem internet.

Preciso que o Servidor receba o IP fixo (real) da embratel e que minha rede continue se enxergando, conseguindo entrar no servidor e que todas as maquinas consigam navegar na internet.

Se alguem souber ficarei agradecido pela ajuda.

Algumas informações:

Servidor roda windows 2003 server

é um servidor dhcp

neste servidor roda um sistema com banco de dados em firebird que a empresa usa

é um servidor dos documentos na rede

é um servidor de impressoras na rede

As estações são para os micros desktops windows xp e para os notebooks windows 7.

Atenciosamente,

Leonardo.

Postado

você vai ter q fazer o seu router acessar estes 7 links wan, por nat.

e nao é o servidor q faz o dhcp, é o router.

e nos hosts, eles vão ter apenas 1 gateway.

qual o router q você tem?

se for cisco te ensino facinho, mas se for outro aí fica difícil.

Postado

Bom dia vmosconi,

o roteador usado é um roteador wireless TP LINK modelo TL-WR542G

o servidor do cliente faz o dhcp para os outros micros na rede, a configuração de dhcp no roteador esta desativada.

Desde já agradeço a atenção,

Leonardo.

• 2 meses depois...
Postado

Uma solução prática seria colocar uma segunda placa de rede no servidor... ligando o IP fixo da embratel diretamente nela. Você ficaria com uma placa de rede pra sua rede interna e outra para o IP fixo... aí é só habilitar o encaminhamento de pacotes entre as interfaces de rede.

Uso um servidor em linux aqui desta maneira com 5 placas de rede e funciona muito bem.

• 2 semanas depois...
Postado

Bom dia ALFS72 (nao sei seu nome *rs),

gostei da ideia, farei isso esta semana ainda, então resumindo, ligo o cabo direto do modem da embratel nesta placa e configuro com o ip fixo e a outra placa de rede liga o servidor ao switch.

placa de rede 01: servidor - switch

placa de rede 02: embratel - servidor

Como habilito este encaminhamento de pacotes entre as duas placas de rede no windows server 2003 ?

So mais uma duvida, preciso que a wireless continue funcionando tambem, então um cabo saindo do switch e ligando ao roteador wireless funcionaria ? ou o cabo da embratel deveria passar pelo roteador wireless e do roteador ligar na placa de rede ?

Desde já agradeço a atenção.

Att.:

Leonardo.

Postado
você pode sumarizar rotas tb...

Bom dia vmosconi,

gostei da sua ideia de sumarizar as rotas, na verdade não conhecia este procedimento, pesquisei no google e achei um ótimo tutorial explicando, é bem interessante, mas pelo que vi nos tutorias esta sumarização é feita entre ips de rede(local) diferentes, é possivel sumarizar o ip fixo com o ip de rede ?

Att.:

Leonardo.

Postado
Bom dia ALFS72 (nao sei seu nome *rs),

gostei da ideia, farei isso esta semana ainda, então resumindo, ligo o cabo direto do modem da embratel nesta placa e configuro com o ip fixo e a outra placa de rede liga o servidor ao switch.

placa de rede 01: servidor - switch

placa de rede 02: embratel - servidor

Como habilito este encaminhamento de pacotes entre as duas placas de rede no windows server 2003 ?

So mais uma duvida, preciso que a wireless continue funcionando tambem, então um cabo saindo do switch e ligando ao roteador wireless funcionaria ? ou o cabo da embratel deveria passar pelo roteador wireless e do roteador ligar na placa de rede ?

Att.:

Leonardo.

Eu uso essa técnica no linux, no Windows não sei como fazer, mas acredito que a ideia seja a mesma... vocẽ deve habilitar o redirecionamento de pacotes entre as interfaces, e configurar as rotas, para que seu próprio servidor funcione como um roteador.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!