Ir ao conteúdo

Internet Banda Larga no Windows 3.11(Configuração TPC/IP)

Fernando32

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal.

Tenho aqui o Windows 3.11, emulo ele no DosBox e funciona normalmente achei um tutorial aqui no fórum de instalação da Internet(http://support.wcc.net/adsl/win31.html), mas preciso de ajuda

na hora de adicionar o adaptador da Rede.("Unlisted or Updated Network Adapter) Como eu posso fazer isso?

Qualquer dúvida ou progresso na instalação posto aqui, mas por enquanto deixem o tópico aberto até a finalização da instalação com sucesso.

Obrigado.

Postado

Imagino que o pc que tá rodando o Windows 3.11 tem drive de disquete.

Então, veja a marca e modelo do seu adaptador de rede. Por exemplo, se for Realtek RTL 8139c, baixe aqui, e depois copie só os arquivos do windows 3.11 para o disquete.

Daí, quando você marcar o Unlisted adapter, e clicar em OK, ele vai pedir pra você inserir o disco com driver no floppy.

O resto é como antigamente. Tudo manuamente. Não tem dhcp. Então, você tem que listar um IP válido pra sua rede, um máscara de sub-rede, um gateway externo ( o ip do seu modem), um servidor DNS válido (use o do Google - 8.8.8.8), que vai funcionar normalmente.

Postado

Não o meu PC não tem driver de disquete, eu uso o Windows 3.11 pelo Pendrive.

Vou ver meu adaptador de rede para download, obrigado. =D

Desculpe o Flood, mas já fiz o download do driver da Placa de rede, mas não deu certo quando eu selecionei a pasta do driver apareceu uma janela com a mensagem:

http://img191.imageshack.us/i/errowin.png

O que eu faço?

Postado

Já to esquecido desses procedimentos.... Faz tanto tempo....

Mas me pareceu que o seu Win3.11 tá procurando um arquivo chamado oemsetup.inf.

E lá na pasta de driver que baixou pra sua placa, deve ter 3 arquivos. E um deles é um .inf que gera a informação da placa.

Então, continuando no meu exemplo, se a sua placa fosse uma Realtek RTL8139, a sua pasta conteria os seguintes arquivos:

protocol.ini

rtsodi.com

rtsnd.dos

rtsnd.386

oemsetup.inf este ultimo, que o Win3.11 tá procurando.

Se na pasta que baixou, não tem esse arquivo, é porque você baixou a pasta errada.

Mas me lembro de, por vezes, não ter encontrado um driver de rede no win95, e o que eu fazia era renomear o arquivo .inf para oemsetup.inf. Que o formato deles é sempre o mesmo.

Postado

Cara, tentei isso e não apareceu a mesma mensagem, agora apareceu uma escrito isso:

There is not enough memory available for this task. Quit One or More applications to increase available memory, and then try again.

O que fazer agora?

Postado

Porque você usa o DosBox para emular o sistema? Use o VirtualPC da Microsoft. Nele dá para configurar a quantidade de memória. Talvez seja este o problema.

Postado

Eu sempre me confundo com esses programas cara, por isso que estou usando DosBox

aqui no fórum tem algum tutorial para emular o Windows 3.11 no Virtual PC?

Eu falo isso por que nunca consegui até hoje emular um OS nesse programa

umas semanas atrás estava tentando emular o Windows 98 e o XP, desisti e removi o programa do PC. Mas ainda sim, valeu. =P

Postado

eu acho que o Windows 3.11 não sabe usar memória extendida, acima dos 640kb, assim como a conhecemos hoje.

Me lembro que precisávamos elaborar o arquivo config.sys, pra driblar essa limitação.

Veja o tutorial do Gabriel Torres, de 1997 onde ele sugere um exemplo básico, mas bastante funcional, das linhas de comando necessárias num arquivo config.sys.

Postado

Não, Fernando. Não foi erro de instalação.

Naquela época, na instalação, os arquivos config.sys e autoexec.bat vinham vazios, mesmo. E a gente tinha que configurar manualmente cada comando.

Por isso eu mandei o link do tutorial do Gabriel Torres. Pra você copiar e colar, sem ter que saber o que significa cada linha daquela.

Só vou te alertar para o fato que aquelas barras invertidas não são duplas, se o seu DOS estiver no mesmo drive ou hd que o win 3.11 está instalado.

Postado

fmarquesan, a configuração do arquivo Config.sys no final fica assim:

device=c:\\dos\\himem.sys

device=c:\\dos\\emm386.exe noems

dos=high,umb

stack=9,256

files=40

buffers=20

country=055,,c:\\dos\\country.sys

devicehigh=c:\\dos\\display.sys con=(,850)

devicehigh-c:\\windows\\ifshlp.sys

[menu]

menuitem=normal, Boot Normal

menuitem=expand,Boot com Memória Expandida

menudefault=normal,10

[common]

device=c:doshimem.sys

dos=high,umb

stacks=9,256

files=40

buffers=20

coutry=055,,c:doscoutry.sys

[normal]

device=c:dosemm386.exe noems

[expand]

device=c:dosemm386.exe ram

Tem algum erro ou algo colado errado? =P

Postado

Fernando,

Esse config.sys que colou aí é pra boot de dois sistemas. E tem diversos erros.O seu é mais simples. Assim:

device=c:\dos\himem.sys

device=c:\dos\emm386.exe noems

dos=high,umb

stack=9,256

files=40

buffers=20

country=055,,c:\dos\country.sys

devicehigh=c:\dos\display.sys con=(,850)

devicehigh-c:\windows\ifshlp.sys

Isso, assumindo que você tenha instalado o Windows 3.11 no drive C:, assim como o DOS.

Se está rodando do pendrive, veja a letra da unidade atribuída, durante o boot, e substitua no arquivo config.sys. Num exemplo em que o pendrive pegue a letra F:, onde tiver um C: substitua por F:

Postado

fmarquesan, ainda estou usando o DosBox para emular, o Windows 3.11 é

"C:\Win3\windows" e fiz o código que você postou e deu o mesmo erro, aí tentei isso:

device=c:\win3\windows\himem.sys

device=c:\win3\windows\emm386.exe noems

dos=high,umb

stack=9,256

files=40

buffers=20

country=055,,c:\win3\windows\country.sys

devicehigh=c:\win3\windows\display.sys con=(,850)

devicehigh-c:\win3\windows\ifshlp.sys

Mais ainda eu erro.

O que fazer agora?

Deve-se fazer isso no Config.sys antes do Windows instalado ou depois?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...