Ir ao conteúdo

Problema.. liga mas nao da boot!

Dragonekv

Posts recomendados

Postado

Galera to com um pc aqui com problema. Na tela inicial e na bios estão reconhecidos o HD e o DVD.

Mas quando ligo o pc tela inicial começa tranquilo (a que reconheco o hd etc e tem opção pra bios).. e quando vai começar o windows ou o boot a tela continua preta e nao aparece nada..

Ja coloquei na bios para começar pelo cd/dvd com o cd do widows xp.

E depois que aparece a mensagem escrita "boot cd/dvd" a tela fica toda preta de novo e nada..

Será que pode ser a placa mae ou processador que queimou? ou estou longe de estar perto do erro?

O que pode ser?

Postado

Se voce tá acessando o BIOS com a tecla DEL, pra poder mudar a origem do boot, não há nada errado com a placa mãe, nem o processador.

O mais provável é um erro físico no disco rígido. Porque ele só usa a placa lógica pra entrar no BIOS. Só vai ser acessado quando você inicia o boot.

Mas ainda pode ser um problema de jumper, em discos IDE ou ATAPI (cd rom), ou ainda um problema de cabo IDE, se for antigo.

Postado
Se voce tá acessando o BIOS com a tecla DEL, pra poder mudar a origem do boot, não há nada errado com a placa mãe, nem o processador.

O mais provável é um erro físico no disco rígido. Porque ele só usa a placa lógica pra entrar no BIOS. Só vai ser acessado quando você inicia o boot.

Mas ainda pode ser um problema de jumper, em discos IDE ou ATAPI (cd rom), ou ainda um problema de cabo IDE, se for antigo.

aaahhhh! beleza!!!

Agora ja sei o que não é! Ja tentei colocar para iniciar pelo hd e deu a mesa coisa. Isso que achei estranho.

porque se fosse só o HD quando desse o boot pelo cd rom ele iria pelo menos abrir a tela de instalação do windows né?

E não vai nem pelo hd.. nem pelo cd-rom..

O pc tem uns 4 anos.

Postado
Devo tirar o hd ou cd-rom pra ver se vai? será que faria diferença?

Se for um problema no cabo IDE, ou nos jumpers, faria diferença, sim.

Deixe o hd com um único jumper, (master), e ligue-o na ponta do cabo IDE, lembrando que, em cabos de 80 vias, voce deve ligar a ponta azul, ou mais longa, na placa mãe, e a ponta preta, ou cinza, no HD. Nunca o plug do meio do cabo.

Postado
Se for um problema no cabo IDE, ou nos jumpers, faria diferença, sim.

Deixe o hd com um único jumper, (master), e ligue-o na ponta do cabo IDE, lembrando que, em cabos de 80 vias, voce deve ligar a ponta azul, ou mais longa, na placa mãe, e a ponta preta, ou cinza, no HD. Nunca o plug do meio do cabo.

beleza. vou tentar isso!

Valeu.

Postado

Removi o dvd rom... mesma coisa.. quando vai dar boot a tela fica preta...

Removi o hd e deixei só o dvd-rom com o cd do win xp e não le o cd... mas o led pisca!

Diz que nao tem um disco de boot mas o cd está bom!

Nõ sei o que pode ser..

alguem mais alguma ideia?

To pensando que pode ser mesmo a placa mae ou o processador, mas o que me deixa na duvida é que como o amigo a cima disse.. eu to conseguindo acessar a bios normal... a temperatura ta ok... ja limpei o cooler, limpei os contatos, limpei o jumper do hd...

muito doido isso!

Postado
Pode ser que o seu drive de cd está danificado. Não tem leitura.

voce não tem outro pra testar?

Não tenho... mas seria muito azar o hd e o leitor de dvd dar problema ao mesmo tempo..

Vou ver se arrumo um pra testar!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!