Ir ao conteúdo

BIOS identifica HD e exibe mensagem "THIRD SLAVE HARD DISC ERROR"

SPCPAULO

Posts recomendados

Postado

Pessoal!

No meu PC a BIOS identifica o HD SATA 500Gb, que é SLAVE, mas informa que o tamanho (Size) = "0".

O Windows XP-SP3, não consegue enxergar este HD.

Como faço para corrigir este ERROR para que a BIOS o reconheça e o Windows XP também.

A mensagem emitida pela BIOS é: "THIRD SLAVE HARD DISK ERROR"

O meu PC está funcinando normalmente, mas acho que foi a fonte que fez com que ocorrece este tipo de problema, pois

com a fonte anterior ele não ligava normalmente, era necessário várias tentativas.

Instalei um HD 320GB com o Windows XP SP3 e uma nova fonte de 500W.

Agora estou tentando acessar meus arquivos no HD SATA 500Gb que está apresentando o ERROR.

Postado

teste esse hd em outra maquina, se reconhece no seu pc faça esse teste definitivo para saber se o hd esta com problemas, observe também se ele esta janpiado corretamente !!!

Postado

Oi Jr! Obrigado pelo retorno.

Retirei o HD 320 e deixei apenas o HD 500 e decidi reinstalar o XP. Quando liguei a máquina com o cd do XP, já apareceu a tela de instalação, pois eu já havia tentando instalar anteriormente. Concluí a instalação, instalei os drives da Placa ASUS P5GC-MX/1333.

Durante todo o processo e instalção dos outros programas a máquina funcinou perfeitamente.

Lá pelas tantas, quando termininei, resolvi acompanhar o processo e iniciação da BIOS, que leu o Hd 500 normalmente.

Reinstalei o HD 320, fiz as alterações para SLAVE e alterei a prioridade de BOOT.

Funcionou normalmente.

Mais tarde, desliguei a máquina e por curiosidade, acompanhei as leitura da BIOS e a máquina não partiu no HD 500, mas no Hd 320.

Não entendi mais nada. Entrei no SETUP e a BIOS indentifica o HD, mas não faz as leituras sobre o tamanho (Size = 0.0), não reconhece o HD.

O que pode estar acontecendo? Será que a Placa Mãe está indo pro saco?

Minha máquina:

Placa Mãe: ASUS P5GC-MX/1333

Processador: Intel Core2duo - 1,63MHz

Memória: 1GB

Fonte: ATX 500W - nova

Drive: CD/DVD ROM - sata

HD-1: Western Digital - 500 GB - sata

HD-2: Seagate Barracuda - 320 - sata

Olá pessoal!

Como disse, minha placa é uma ASUS P5GC-MX/1333. Tenho dois HD's instalados, um de 500GB e outro de 320 GB. Hora a BIOS reconhece os dois, hora reconhece apenas o de 320 Gb.

O que pode estar acontecendo? Será que a placa mãe vai dar pau?

Postado

Bom dia PC DIAG!

A minha história é a seguinte:

Em 2008, instalei uma Placa ASUS P5GC-WX/1333, com Processador Intel Core2Duo de 1,60MHz e 1GB RAM com um HD 80Gb/IDE.

Em Dez/2008 instalei um HD 500Gb-WD5000AAKS e um Drive cd/dbd-sata.

O problema foi aparecendo lentamente, eu acionava o botão de liga/desliga varias vezez para ligar. Até aí, tudo bem, o pc partia

e funcionava normalmente.

Recentemente, após várias leitura neste fórum, sobre fontes, percebi que meu maior problema era a fonte, pois o micro só ligava após

meio hora de tentavia e já tificultava o inicio do windows. Só que "achando" que foce o HD, instalei um novo HD de 320 Gb-Seagate, mas

a BIOS lê Masxtor.

Com o Windows instala neste novo HD, o pc continuava com o problema para ligar. Substitui a fonte por uma de 500W. Pronto, o pc

partia normalmente. Então resolvi instalar o HD 500Gb como SLAVE, para gravar meus dados (quase 120 GB de MP3, Filmes, E-books, fotos).

Aí começa minha preocução, não consigo enxergar o HD 500Gb. A BIOS o identifica, mas não informa os dados de configuração. Diz

que o tamanho (Size) é 0.0.

Como eu tenho um CASE para HD externo, instalei o HD 500GB no case e o Notebook o encontrou, demorou um pouco mas fez a leitura, exibiu

meus arquivos. Então conclui que os dados estava lá, mas havia um problema no HD.

Continuei lendo os fóruns e a dicas de montei o cd com HIRENS BOOT CD. Utilizei a ferramenta de leitura e reparo de setor defeituoso, e o

resultado foi negativo. Não apresentou problema alguma. Inclusive, após passar o Hirens Boot a BIOS o detectou complentamente.

Como o HD 500Gb já tinha o Windows instalado, tentei iniciar a partir dele, mas não aconteceu.

Por favor me ajute! O que pode estar acontecendo com o HD?

Será que não existe uma ferramenta que através do windeos XP eu consiga acessar o HD, e realizar os reparos para salvar meus arquivos?

Ser[a que ainda ha chances de recuperar o HD?

Boa dia Jr.

Troquei os cabos SATA.

Instalei até um novo, mas não resolveu.

Como disse na história, meu notebook o reconheceu na primeira vez que o espetei, mas na segunda, não encontrava. Na BIOS sim, o identificava, mas no Windows os dados não aparece.

Verifiquei tambem utilizando os controle de dispositivos/Discos e o Windows identifica o HD, mas não exibe nada mais.

De tantos teste que já realizei, creio que há um problema na partição onde o Windows XP está instalado, pois o ruido que faz é o de que a "cabeça" está tentando ler alguma coisa, mas não cosegue.

Será que é o setor defeituoso que não deixa a cabeça leitura seguir adiante?

Grato.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...