Ir ao conteúdo

Valor binário no processador

joas2

Posts recomendados

Postado

olá galera beleza bem, estou estudando hardware e uma dúvida surgiu gostaria de saber o porque? que a maquina quando recebe uma informação ela traduz para a linguagem binária, eu sei que o processador ele transforma esse valor exemplo A em 000001 (exemplo somente não dizendo que A em binário é 000001) e não ja faz a leitura do do A como A sem ter a nesecidade de converter em binário. O por que? disso

Postado

Caro amigo, parabéns pela iniciativa de estudar Hardware!

e é realmente uma pergunta pertinente.

mais a resposta não está na informática e sim na eletrônica, porque para um circuito elétrico existem apenas 2 valores absolutos a serem considerados: 0 e 1 ou seja Ligado e Desligado (respectivamente)

Vamos imaginar o seguinte:

Para se ligar uma lâmpada é necessários um interruptor, que quando a lâmpada está desligada está em estado 0.

Ao se ligar a lâmpada pressionando o interruptor o sinal passa a ser ligado ou seja, estado 1.

Para um circuito eletrônico é a mesma coisa, ao pressionar uma tecla no teclado o CI interno do teclado recebe o sinal 1 em uma de suas portas (ex. porta da letra A) e emite um sinal (ex:0111011, formados por um desligar e ligar na saida desse CI) que equivale a letra pressionada, assim o processador entende que aquilo é uma letra.

Todos os componentes da eletrônica digital funcionam assim, apenas com sinais de ligado ou desligado, tanto os processadores, quanto os transistores, quando os CIs.

Você pode dar uma lida em artigos de eletrônica digital e sistemas binários se quiser e aprofundar mais, pois é uma área bem extensa.

Espero ter ajudado!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...