Ir ao conteúdo

Nikon - algumas dÚvidas entre os modelos p500 e d5100

Diogo Mendonça

Posts recomendados

Postado

Meus amigos, tenho a seguinte dúvida.

Quero comprar uma máquina com uma ótima qualidade de imagem.

Atualmente minha namorada e eu temos a Câmera digital da Sony modelo DSC-W200.

Utilizamos nossa máquina muito pouco, ocasiões especiais, como nossas férias, aniversários de família, algum evento esporádico que a gente queira registrar.

Nas nossas últimas férias tiramos várias fotos e elas não ficaram legais, algumas ficaram bastante tremidas, outras com imagem não tão nítidas, enfim, poucas deram para aproveitar.

É nosso segundo ano com esta câmera, no primeiro ano as fotos sairam melhores, (não da maneira que gostaríamos, mas, comparando-se com este último ano, sairam bem melhores as imagens.

Enfim, agora segue minha dúvida:

Soube que a NIKON é melhor do que a SONY.

Indicaram-me a câmera Nikon D3100, a D5100 e a P500.

Quanto a qualidade de imagem, qual câmera é melhor?

Disseram-me que a D3100 e a D5100 possuem a objetiva móvel (não sei se esse é o termo usado) enquanto a P500 tem a objetiva fixa. Também informaram-me que essas objetivas não são baratas e que a imagem da P500 é melhor do que a imagem da D3100 e D5100 se formos comprar com a objetiva 18-55mm, isso procede?

Enfim, por favor, me ajudem a escolher, de acordo com as informações acima, qual a câmera ideal para nós.

Desde ja, agradeço a atenção dispensada e aguardo ansiosamente retorno de vocês.

Abraços,

Diogo Mendonça de Castro. :D

Postado

A D3100 e a D5100 são DSLR (mais sobre aqui).

A P500 é uma superzoom. Tem sensor de câmera compacta, uma lente com grande zoom e mais recursos que uma compacta.

Quem disse que a imagem da D3100 e da D5100, com a lente do kit, são piores que a da P500 deve ter em muito pouca conta a lente 18-55mm que vem no kit. Estranho colocar em tão alta conta a lente da P500, ainda mais sendo uma superzoom. Claro que a 18-55mm não é nenhuma campeã de nitidez, mas nem se compara. Claro que a imagem da D3100 e da D5100 vai ser melhor, mesmo com a lente do kit, e se aumentarmos o ISO a distância aumenta ainda mais.

A que tem a melhor qualidade de imagem das três é a D5100, que possui o mesmo sensor da D7000.

Mas e o tamanho? Vai valer a pena pra você? Mesmo com essas DSLR, se não souber usar, não sai grande coisa. Seria bom estudar um pouquinho de fotografia pra aprender a usar bem uma câmera dessas. Se só quer usar no automático, talvez seja melhor ir uma Canon S95 ou na Nikon P500 mesmo.

• 3 semanas depois...
Postado

Frerd, muito obrigado pelas dias, e desculpe pela demora!!!!

É o seguinte... eu e minha namorada, somos leigos, queremos tirar fotos bonitas, excelentes, NÍTIDAS, queremos qualidade. Não somos profissionais de fotografia. Quem é leigo, não entende de fotografia não saberia manusear as cameras d3100 e d5100 com lentes 18-55? As fotos não iriam sair boas? Seria melhor comprar a p500?

A P500 é boa?

Superzoom é qualidade ou defeito? Pelo que li, entendi que não é qualidade....

Quando você disse: "Estranho colocar em tão alta conta a lente da P500, ainda mais sendo uma superzoom

Bom, fico no aguardo, o que você recomenda que compremos?

Um abraço,

Diogo.

Postado

É que quanto maior o zoom, mais difícil se torna a construção de uma lente de qualidade e consequentemente aumenta o preço. A lentes tele pra DSLR são as mais caras, por exemplo.

Mas vocês gostam de fotografia e pretendem estudar minimamente ou só querem clicar e disparar? Não é preciso ser profissional pra manusear uma D3100, por exemplo. Ela é voltada pra amadores mesmo. Só quis dizer que, se aprofundando um pouquinho, você terá resultados excelentes com essas câmeras DSLR. São as que possuem a melhor qualidade de imagem.

Você precisa do zoom ou de algum dos recursos da P500? Se não, e se achar que a D3100 é muito pra você, recomendo fortemente a Canon S95. Entre as compactas e superzoom é a que tem a melhor qualidade de imagem, na minha opinião.

Pra ter uma ideia da qualidade, use essa ferramenta:

http://www.imaging-resource.com/IMCOMP/COMPS01.HTM

Postado

Frerd, é sempre bom ter o que mexer na máquina, melhorar, enfim, irei ler o manual, independente da máquina que comprarmos. Quero aprender minimamente, mas sozinho, fuçando!!!! É possível?

Uma outra coisa... Temos uma câmera da sony, cybershot dsc-w200. Usamos muito pouco, como eu ja disse no primeiro post, usamos somente em dias festivos, datas especiais e nas férias mesmo. Enfim, no primeiro ano foi muito bom, as fotos sairam boas, depois eu não sei o que aconteceu... a qualidade caiu muito! Não ficam fotos boas.

Quando viajamos sempre tem alguém querendo tirar alguma foto nossa, para que guardemos de recordação. A qualidade das fotos que tiram, fica muito boa. Queremos nitidez, qualidade de imagem superior a essa máquina que temos, sony dsc w200.

Qual a câmera que tem melhor qualidade de imagem, levando-se em conta que não iríamos gastar com lentes neste momento. Ou iriamos comprar a P500 ou a D3100 com lentes 18-55, ou a D5100 com lentes 18-55 ou a que você indicou Canos S95.?

Abraços!!! Obrigado

• Membro VIP
Postado

Colocando um outro lado...

Pensa em usar esta câmera em viagens?

Acha que seria comodo carregar ela?

As vezes comprar um equipamento destes não é nada prático, acaba sendo menos usado pelo fato do peso / tamanho. Câmeras menores, como a S95, pode até ter uma qualidade inferior ao das DSLR mas, dependendo do uso que quer, serão melhores recomendadas e muito mais utilizadas.

No site flickr é possível observar fotos tiradas com várias maquinas. Procure pela marca / modelo e escolha a seção "Recentes" que é a que tem menos fotos com tratamento de imagem e veja se as fotos de algumas maquinas menores te agradam.

http://www.flickr.com/cameras/

Alguns modelos que recomendaria você olhar (tamanho menor com alguns recursos):

Canon SX230HS

Panasonic ZS-10

Sony HX9-V

Sony H70

Canon 510-HS

Canon SX150-IS

Ps.: Sobre o uso de todos os recursos da maquina o manual somente não adianta. Teria que procurar algum curso online de fotografia (saber o que é abertura, exposição, velocidade, profundidade de campo,...).

Postado

Então... já viram mulher teimosa..?

Minha namorada quer uma câmera com qualidade de imagem, nitidez, depois da DSC-W200 que temos ela não acredita mais nessas câmeras pequeninas. Por isso eu queria saber, independente do tamanho e do peso, qual a câmera que terá fotos com melhor qualidade de imagem? nitidez?

Abraços,

Diogo

• Membro VIP
Postado

Se quer qualidade independente do resto...

Ai teria que ser alguma DSLR. Acredito que não verão diferença significativa entre os modelos da Canon e da Nikon para o uso que irão fazer.

A grande vantagem dela em relação a qualidade da imagem é o tamanho do sensor que é maior do que nas cameras pequenas, o que reduz o ruído e melhora muito a imagem.

Entre as que está olhando a opção seria a D5100 ou a D3100.

Postado

Ok, muito obrigado pela informação. Irei pensar, ver alguma outra da Canon que seja mais barata, do contrário se eu não encontrar nada irei optar pela nikon mesmo.

Abraços, fiquem com Deus e muito obrigado novamente pelas dúvidas tirada.

Diogo.

• Membro VIP
Postado
Ok, muito obrigado pela informação. Irei pensar, ver alguma outra da Canon que seja mais barata, do contrário se eu não encontrar nada irei optar pela nikon mesmo.

Abraços, fiquem com Deus e muito obrigado novamente pelas dúvidas tirada.

Diogo.

Canon e Nikon tem preços semelhantes...

Verifique entre as duas qual você encontrará lentes mais baratas.

Postado

Carvalhoso ou qualquer outro membro que queira ajudar, deixa eu entender...

As câmaras D3100, D5100, Canon EOS 600D e a Canon EOS 550D são câmeras DSRL certo?

A Coolpix P500 não é DSRL?

A Coolpix P500 irá apresentar qualidade inferior nas fotos comparando-se com as as câmeras D3100, D5100, Canon EOS 600D e a Canon EOS 550D com lentes simples 18-55mm ?

Entre todas essas câmeras, se fosse para você escolher uma para COMPRAR hoje, qual você compraria?

Minha namorada não quer ficar trocando de lentes, ela quer uma DSLR por causa da qualidade que ela acredita que irá encontrar só que sem ficar trocando de lentes, ela quer simplesmente bater a foto e ficar com qualidade excelente.

Para encerrar esse assunto me diga o que você faria.

Abraços,

Muito Obrigado.

• Membro VIP
Postado

A Coolpix P500 está mais para câmera compacta do que para DSLR, só tem o formado de DSLR, mas não as principais características.

A grande vantagem das DSLR são o tamanho do sensor, muito maior do que das câmeras compactas, o que reduz muito o ruido e permite boas fotos com iluminação fraca. O grande problema delas é o tamanho, incomodo para carregar em viagens e, por chamar muita atenção e ter preço elevado, aumenta o risco de assalto.

Para uso comum uma compacta resolve bem (e neste caso existem modelos menores que a P500 com características semelhantes).

Site com a características destas que citou e mais a Canon SX230HS:

http://www.dpreview.com/products/compare/side-by-side?products=canon_eos550d&products=canon_eos600d&products=nikon_d3100&products=nikon_d5100&products=nikon_cpp500&products=canon_sx230hs

Mas, se o tamanho / peso não for problema, fique com a DSLR, só recomendaria um kit com uma lente mais versátil, já que não pretende ficar alterando a lente. É possivel achar elas com lente 18-135 ou 18-200 mm.

Postado

Ok Carvalhoso, qual você indicaria com uma lente um pouco mais versátil?

Nikon - D3100

Nikon - D5100

Canon 600D ou T2i

Canon 550D ou T3i

Ou alguma outra?

Sugere algum lugar para comprar?

Abraços, ótima semana para vocês.

Diogo.

Postado

Pra quem tá começando no mundo DSLR, a mais barata desses modelos. Todos são muito bons. A T3i e D5100 têm LCD articulável. Talvez seja melhor pra gravar vídeos. Lembrando que esses modelos da Nikon precisam de lentes AF-S (lentes AF não terão autofoco).

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!