Ir ao conteúdo

Criação de Bibliotecas no/para Dev-C++.

PeuPhanton

Posts recomendados

Postado

Saldações a todos.

Estou precisando de uma ajudinha. Se possivel, gostaria que alguem me ajudasse na criação de uma biblioteca. Estou começando a programar no Dev-C++ e estou muito interessado no assunto.

Desde já, muito obrigado.

:)

Postado

Crie um .h com as constantes, protótipos de funções, classes e etc que você quer.

E um .cpp com o mesmo nome do .h, mas agora você define as funções.

Ou seja, no meu.h fica:

#include <as bibliotecas necessárias>

using ...

#ifndef MEU_H
#define MEU_H
struct no
{
int info;
struct no *prox;
};
typedef struct no No;
/* ...etc... */
No* criaNo();
/* ...etc... */
class Aluno
{
private:
string nome;
string matricula;
public:
Aluno();
Aluno(string,string);
void setNome(string);
void setMat(string);
string getNome(void);
string getMat(void);
};
#endif

e no meu.cpp:

#include <as bibliotecas necessárias>
#include "meu.h"

using ...

No* criaNo()
{
No *novo;
novo = (No *) malloc(sizeof(No));
novo->info=0;
novo->prox=NULL;

return novo;
}

Aluno::Aluno()
{
/*blabla*/
}
Aluno::Aluno(string nom,string mat)
{
/*blabla*/
}
void Aluno::setNome(string)
{
/*blabla*/
}
...
...
...

Você pode separar cada classe em um .h e .cpp exclusivos tb se preferir... caso programe em C++.

-

Postado

Perdão SharaMoustache, mas não consegui entender muito.

neste .h e .cpp você esta usando ponteiros, se não me engano, e como não tenho muito conhecimento disto (estou começando a aprender arquivos ainda), então haveria uma forma mais simplificada de explicação???

para facilitar gostaria de saber se uma biblioteca poderia fazer o papel de algo como um banco de dados, como existir nela uma ou inumeras structs.

Muito obrigado por responder!

:D

CaioTakano, já tinha dado uma olhada no site, parece que ele usa um outro programinha na definição das bibliotecas... Usando outra linguagem...

Em fim, o negocio la é mt louco e num intindi lhufas!!!! :)

Obrigado por responder!!

Postado

Não é tão complicado quanto parece, mas parece que você está começando...

Explicando, o artigo cita a compilação de bibliotecas com o MinGW que é um port do GCC para windows.

O que o SharaMoustache postou seria como incluir uma biblioteca estática no seu programa, a diferença é que você ainda teria que compilar sua biblioteca antes de linkar ela no seu programa, ao seguir o artigo o que você faz é pré compilar a biblioteca estática de forma que ao compilar o seu programa só seja necessário linkar a biblioteca.

O artigo também aborda a criação de bibliotecas dinâmicas que não são linkadas junto com o seu programa, elas são utilizadas pelo seu programa quando ele está em execução.

Enfim se você está realmente começando e não tem noção ainda de ponteiros acho que seria melhor nem tentar separar programas em mais de um arquivo. Só explicando o que ele fez, ele escreve um arquivo header o .h, nele ele declara tudo o que a biblioteca pode oferecer ao seu programa, mas ele não diz como a biblioteca vai fazer essas coisas, pra isso ele precisa escrever o código da biblioteca que vai no .cpp. Uma vez que ele tenha feito tudo isso na hora de escrever o programa dele ele simplesmente usa o header no código do programa, isso vai fazer a declaração dos recursos da biblioteca que ele irá usar, na hora de compilar ele vai ter que ao chamar o compilador incluir o arquivo .cpp para ser compilado junto, no final você obtém um belo executável, agora se você está fazendo isso direto pelo Dev-C++ você tem que criar um projeto e criar os arquivos .cpp e .h dentro do seu projeto, assim o Dev-C++ vai saber como chamar o compilador apropriadamente.

Última observação, se você tá começando use um editor de texto simples tipo o Notepad++ e faça tudo via linha de comando, é muito melhor para você aprender.

Postado
Perdão SharaMoustache, mas não consegui entender muito.

neste .h e .cpp você esta usando ponteiros, se não me engano, e como não tenho muito conhecimento disto (estou começando a aprender arquivos ainda), então haveria uma forma mais simplificada de explicação???

para facilitar gostaria de saber se uma biblioteca poderia fazer o papel de algo como um banco de dados, como existir nela uma ou inumeras structs.

(...)

É só um exemplo.

Coloque o que você quiser que faça sentido...

Funções, structs, constantes, classes....

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!