Ir ao conteúdo

Criação de Bibliotecas no/para Dev-C++.

PeuPhanton

Posts recomendados

Postado

Saldações a todos.

Estou precisando de uma ajudinha. Se possivel, gostaria que alguem me ajudasse na criação de uma biblioteca. Estou começando a programar no Dev-C++ e estou muito interessado no assunto.

Desde já, muito obrigado.

:)

Postado

Crie um .h com as constantes, protótipos de funções, classes e etc que você quer.

E um .cpp com o mesmo nome do .h, mas agora você define as funções.

Ou seja, no meu.h fica:

#include <as bibliotecas necessárias>

using ...

#ifndef MEU_H
#define MEU_H
struct no
{
int info;
struct no *prox;
};
typedef struct no No;
/* ...etc... */
No* criaNo();
/* ...etc... */
class Aluno
{
private:
string nome;
string matricula;
public:
Aluno();
Aluno(string,string);
void setNome(string);
void setMat(string);
string getNome(void);
string getMat(void);
};
#endif

e no meu.cpp:

#include <as bibliotecas necessárias>
#include "meu.h"

using ...

No* criaNo()
{
No *novo;
novo = (No *) malloc(sizeof(No));
novo->info=0;
novo->prox=NULL;

return novo;
}

Aluno::Aluno()
{
/*blabla*/
}
Aluno::Aluno(string nom,string mat)
{
/*blabla*/
}
void Aluno::setNome(string)
{
/*blabla*/
}
...
...
...

Você pode separar cada classe em um .h e .cpp exclusivos tb se preferir... caso programe em C++.

-

Postado

Perdão SharaMoustache, mas não consegui entender muito.

neste .h e .cpp você esta usando ponteiros, se não me engano, e como não tenho muito conhecimento disto (estou começando a aprender arquivos ainda), então haveria uma forma mais simplificada de explicação???

para facilitar gostaria de saber se uma biblioteca poderia fazer o papel de algo como um banco de dados, como existir nela uma ou inumeras structs.

Muito obrigado por responder!

:D

CaioTakano, já tinha dado uma olhada no site, parece que ele usa um outro programinha na definição das bibliotecas... Usando outra linguagem...

Em fim, o negocio la é mt louco e num intindi lhufas!!!! :)