Ir ao conteúdo

[Review] CCE Iron 746P Sandy Bridge quad-core i7-2630QM, RAM 4GB, HD 640GB

furlan4x4

Posts recomendados

Postado

especificações:

Processador: Intel® Core™ i7 2630QM

Sistema Operacional: Windows® 7 Home Premium® 64bits

Memória RAM: 4 GB DDR3 1066/1333 MHz, dois slots SO-DIMM, suporta até 8 GB

Vem com dois módulos instalados DIMM1 e DIMM3, cada um com 2 GB DDR3-1333 DDR3 SDRAM

Disco Rígido (HD): SAMSUNG HM641JI (640 GB, 5400 RPM, SATA-II)

Drive DVD-RW: Gravador de DVD/CD Optiarc DVD RW AD-7700S

Chipset: Intel® HM65 Cougar Point revisão B3 (sem bug) / Intel® HD Graphic 3000

Rede: 10/100 Mbps

Entradas USB: 3 (2.0)

Rede sem fio: Wireless LAN 802.11 n

Leitor de Cartão: 4x1 (SD, MS, MMC e MS-PRO)

Tela: Widescreen 14" LED 1366x768

Teclado: ABNT

Bateria: Li-ion 6 Células 4400mAh 48840mWh

Portas: RJ-45 (Rede), entrada para microfone, saída de Áudio, saída HDMI, webcam 1.3 megapixels, microfone embutido

Slots: 2×SO-DIMM slots; 1×Mini PCI-E slot (Wifi); 1×Bluetooth slot

PC camera: 1.3 mega pixels

Peso líquido: 2,0 kg c/bateria

Dimensões: 343×235×24~34 mm

link do site da cce:

http://www.cceinfo.com.br/produtos/notebook/novo-intel-core-i7/Iron%20-%20746P

manual e drivers:

http://download.cceinfo.com.br/manuais/IRON_335B.pdf

http://www.cceinfo.com.br/downloads:Iron%20-%20746P

anúncio no site do walmart:

walmartw.th.jpg

veio com bateria de 6 células:

bateriad.th.jpg

chipset revisão B3:

chipset.th.jpg

Bios versão 2.05_[03/08/2011]; Embedded Controller Firmware versão 1.3W_[03/08/2011]:

biosw.th.jpgbios2qo.th.jpg

indice do windows:

indicee.th.jpg

teste de estabilidade com o windows atualizado, temperatura estável em 88,5ºC, sem throttling, cpu clock 2,4Ghz:

estabilidade.th.jpgtemperatura.th.jpg

super-pi, cpu clock 2,8Ghz:

superpid.th.jpg

Postado

Até o momento tá perfeito, sem problema nenhum. Acho ele melhor que o meu antigo Compal IFT01 C2D, teclado bom, touchpad bom, acabamento bom, silencionso em operação normal (ruidoso quando estressado, mas dentro do aceitável), leve, a carcaça não esquenta, sem maiores detalhes, realmente muito bom. Gostei também de como encaixa o cartão de memória Sony (MS Pro Duo). De uma forma geral achei melhor que o Philco PHN 14A4-P645WP i7 (Shuttle), inclusive achei que tem melhor acabamento, assim como o acesso aos componentes pela tampa inferior achei melhor também.

Fiquei surpreso com a bateria de 6 células, o chipset não é o bugado, não tem throttling, ele é exatamente o que os demais posts do fórum descrevem: ele não tem USB 3.0, é da Topstar, etc.. As única coisa que notei que acho que poderia melhorar (se bem que pelo preço tá é bom demais) é o scroll do touchpad que achei meio complicado de usar (se bem que pode ser questão de costume). De resto atendeu perfeitamente a minha espectativa, baseado no que li aqui no fórum (exemplo: http://forum.clubedohardware.com.br/review-cce-745b/939158)

Ele tem algumas características (que não podemos chamar de defeito) que são nítidas, como por exemplo quando está fora da tomada usando somente a bateria ele tem a tendência de entrar em throttling quando está sendo estressado ao máximo, mas basta plugar na tomada que desaparece. Curiosamente estou usando o Aida64 em um Ideapad S10-3 (Atom N450) aqui do lado e ele tem exatamente a mesma (88,5ºC) temperatura média.

# dmesg | grep Topstar

[ 19.990170] input: Topstar Laptop extra buttons as /devices/virtual/input/input8

[ 19.990219] Topstar Laptop ACPI extras driver loaded

# cat /proc/cpuinfo | grep vmx

flags : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe nx rdtscp lm constant_tsc arch_perfmon pebs bts xtopology nonstop_tsc aperfmperf pni pclmulqdq dtes64 monitor ds_cpl vmx est tm2 ssse3 cx16 xtpr pdcm sse4_1 sse4_2 x2apic popcnt xsave avx lahf_lm ida arat tpr_shadow vnmi flexpriority ept vpid

dmesg

lspci -vv

fdisk -l

aida64

segundo o site da CCE o modelo é o Topstar h49 Huron River (obs.: na CCE consta Calpella, mas é Huron River):

http://www.topstardigital.cn:8088/Products/proinfo.aspx?id=33

(curiosidade: segundo o que está aqui, aqui, aqui, e aqui, a Topstar também fornece placas (remanufaturadas?) para notebooks HP/compaq, Acer, DELL, IBM, e Toshiba)

Postado

Imtec Battery Mark, 50 minutos em carga máxima teste normal:

batterymarknormalfull.th.jpg

A taxa de descarga fica em torno de 13W em uso normal (plano de energia equilibrado, brilho da tela em 40%, wifi ligado, navegando na internet) para uma bateria de 49Wh. Nestas condições a bateria dura 3h e 45min (isso é o dobro de um netbook Ideapad S10-3 nas mesmas condições):

batterymarknormalnavega.th.jpg

Postado
Até o momento tá perfeito, sem problema nenhum. Acho ele melhor que o meu antigo Compal IFT01 C2D, teclado bom, touchpad bom, acabamento bom, silencionso em operação normal (ruidoso quando estressado, mas dentro do aceitável), leve, a carcaça não esquenta, sem maiores detalhes, realmente muito bom. Gostei também de como encaixa o cartão de memória Sony (MS Pro Duo). De uma forma geral achei melhor que o Philco PHN 14A4-P645WP i7, inclusive achei que tem melhor acabamento, assim como o acesso aos componentes pela tampa inferior achei melhor também.

Fiquei surpreso com a bateria de 6 células, o chipset não é o bugado, não tem throttling, ele é exatamente o que os demais posts do fórum descrevem: ele não tem USB 3.0, é da Topstar, etc.. As única coisa que notei que acho que poderia melhorar (se bem que pelo preço tá é bom demais) é o scroll do touchpad que achei meio complicado de usar (se bem que pode ser questão de costume). De resto atendeu perfeitamente a minha espectativa, baseado no que li aqui no fórum (exemplo: http://forum.clubedohardware.com.br/review-cce-745b/939158)

Ele tem algumas características (que não podemos chamar de defeito) que são nítidas, como por exemplo quando está fora da tomada usando somente a bateria ele tem a tendência de entrar em throttling quando está sendo estressado ao máximo, mas basta plugar na tomada que desaparece. Curiosamente estou usando o Aida64 em um Ideapad S-10 (Atom 450) aqui do lado e ele tem exatamente a mesma (88,5ºC) temperatura média.

# dmesg | grep Topstar

[ 19.990170] input: Topstar Laptop extra buttons as /devices/virtual/input/input8

[ 19.990219] Topstar Laptop ACPI extras driver loaded

# cat /proc/cpuinfo | grep vmx

flags : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe nx rdtscp lm constant_tsc arch_perfmon pebs bts xtopology nonstop_tsc aperfmperf pni pclmulqdq dtes64 monitor ds_cpl vmx est tm2 ssse3 cx16 xtpr pdcm sse4_1 sse4_2 x2apic popcnt xsave avx lahf_lm ida arat tpr_shadow vnmi flexpriority ept vpid

dmesg

lspci -vv

fdisk -l

segundo o site da CCE o modelo é o Topstar Calpella H49 :

http://www.topstardigital.cn:8088/Products/proinfo.aspx?id=33

(curiosidade: segundo o que está aqui, aqui, aqui, e aqui, a Topstar também fornece placas (remanufaturadas?) para notebooks HP/compaq, Acer, DELL, IBM, Toshiba)

Isso e bom saber, porque ai alguns param de falar mau da CCE, tantos HP , Acer , Ibm, Compaq coma mesma placa-mãe e os caras se achando porque pagaram a mais 1300,00 rssss

Ou meus 746B vem com monitor Lge gravadora sony, demais componentes todos de ótima qualidade, unico que não acho modelo e marca da memoria....

Postado

RJR Informática, como eu estou editando os Posts a toda hora para deixá-los o mais correto possível, gostaria de pedir-lhe se possível que não inclua a Citação em vosso Post pois ele acaba ficando com informações incorretas. Obrigado.

E concordo com o que você disse. Profissionalmente uso Dell a muitos anos e não gostei dos modelos que usei, considero o pior notebook que já tive. Por preferência pessoal hoje eu ficaria com Topstar e com Compal. Mesmo o Shuttle (Philco i7) não gostei e devolvi.

• 2 semanas depois...
Postado

Comprei uma maquina dessa, e como sou novato nessa área preciso de algumas informações. Fiz o teste do aida64 e a velocidade do clock sem stress fica em 798 a 990 mHz, mas quando foço o teste de stress o overclock liga e se mantem estável em 2,6 GHz e mesmo após o teste essa velocidade se mantem direto neste nível até eu desligar a máquina, quando reinicio volta aos valores anteriores. Você tem ideia porque isto ocorre?

Postado

@ furlan4x4

Já experimentou virtualização nele?

Parece que vem com a virtualização por hardware desabilitada nessa Bios versão 2.05, parece que o pessoal tem colocado uma versão de numeração menor, 1.9 se não me engano, para habilitar o Vtx - virtualização (nos 745B e 746P IRON), confere?

Postado

# kvm-ok

INFO: Your CPU supports KVM extensions

INFO: KVM is disabled by your BIOS

HINT: Enter your BIOS setup and enable Virtualization Technology (VT),

and then hard poweroff/poweron your system

KVM acceleration can NOT be used

# dmesg | grep kvm

[ 465.705606] kvm: disabled by bios

[ 646.391865] kvm: disabled by bios

[ 688.301529] kvm: disabled by bios

[ 992.878861] kvm: disabled by bios

# rdmsr 0x3A

1 (VT disabled)

• 2 meses depois...
Postado

depois de 3 meses de uso:

continua excelente, sem nenhum detalhe, a carcaça não esquenta, silencioso em trabalho normal, ruído da ventoinha é alto mas não incomoda quando estressado ao máximo, o scrool do touchpad (Sentelic) é realmente diferente mas funciona, teclado excelente, todos os componentes foram testados sem problemas, a virtualização só funciona com atualização de bios mas para o uso normal não interfere em nada, estou usando neste momento para renderizar filmes e a temperatura média da cpu é 56°C.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...