Ir ao conteúdo

PC travando (jogos) e não utilizando seu máximo

RealGRM

Posts recomendados

Postado

Falae galera, esse é o meu primeiro tópico aqui no Clube do Hardware e eu to precisando de uma ajuda de vocês

Há uns 2 meses eu comprei um novo computador que eu mandei um amigo meu ver as peças e montar e ele o fez com as seguintes especificações:

- amd phenom II X4 840 (3.2GHz)

- ATI Radeon HD 5670 (memória de 1GB)

Memory Size: 1024MB

Core Clock: 775MHz

Memory Clock 800MHz

Total Memory Bandwidth: 25.6GByte/s

- Memória Kingston Ddr3 2GBx2

400MHz (cada, em dual: 800MHz)

o resto eu não lembro

-Disco Rígido SAMSUNG HD103SJ

Capacidade 1TB

-Placa Mãe Biostar TA880GB+

Sendo que percebi que o meu computador estava travando as vezes e não rodava muito bem alguns jogos como GTA IV, Crysis 2 e até mesmo o GTA San Andreas com configurações baixas (mas ainda em 1920x1080).

Vi que o meu consumo de memória estava sempre alto (tanto no Windows, quanto no meu Ubuntu 11.10 - acho que 11.04 na época). Então resolvi trocá-la. Comprei duas memórias GeIL CL9-9-9 DDR3 1600 (4GB) que são boas para overclock e a quantidade de memória me prepara para alguns jogos do futuro (eu acho).

Então minha configuração atual é:

- amd phenom II X4 840 (3.2GHz)

- ATI Radeon HD 5670 (memória de 1GB)

Memory Size: 1024MB

Core Clock: 775MHz

Memory Clock 800MHz

Total Memory Bandwidth: 25.6GByte/s

-Memória GeIL CL9-9-9 DDR3 1600 (4GB)

-Disco Rígido SAMSUNG HD103SJ

Capacidade 1TB

-Placa Mãe Biostar TA880GB+

Mas infelizmente meu computador ainda não roda direito esses jogos (com exceção do GTA SA, que está rodando com até Anti-Aliasing x2 com 40fps sem quedas bruscas). Eis um arquivo de benchmark do proprio GTA IV com as configurações feitas pelo proprio jogo para o meu computador

"Statistics

Average FPS: 25.19

Duration: 37.39 sec

CPU Usage: 41%

System memory usage: 33%

Video memory usage: 75%

Graphics Settings

Video Mode: 1920 x 1080 (60 Hz)

Texture Quality: High

Shadow Quality: Medium

Reflection Resolution: Medium

Water Quality: Medium

Texture Filter Quality: Anisotropic x4

Night Shadows: Off

View Distance: 25

Detail Distance: 31

Hardware

Microsoft Windows 7 Ultimate

Service Pack 1

Video Adapter: ATI Radeon HD 5670

Video Driver version: 8.17.10.1099

Audio Adapter: AMD HDMI Output (AMD High Definition Audio Device)

AMD Phenom II X4 840 Processor

File ID: Benchmark.cli"

Se repararem o consumo de memória e cpu é bem inferior a 50% e o consumo da minha gpu fica em torno de 100% (Usei o programa ATI Tray Tools para monitorar também o consumo durante o jogo e dava os mesmos resultados)

Agora eu fico com as seguintes duvidas:

-Essa minha placa de vídeo não deveria suportar melhor os gráficos?

-Mesmo ela não suportando direito, não era para o processador ter um pouco mais de uso para compensar o que a gpu não aguenta?

-O meu índice de experiência do windows aponta os seguintes resultados (teste feito pelo próprio windows 7)

processador: 7.3

memória (RAM): 7.3

Elementos gráficos: 6.8

Gráficos de jogos: 6.8

Disco rígido primário: 5.9

Então o que poderia estar sendo o gargalo do meu sistema poderia ser o disco rígido (pois levou a menor nota)

Então qual pode ser o problema do meu computador?

Eu não quero gastar dinheiro comprando uma peça nova desnecessariamente, então queria pedir a vocês para me indicar a possível peça que está deixando meu computador a não usufruir de seu máximo.

Eu sei que é reduntante, mas aqui está os detalhes do meu computador segundo o próprio windows 7

Sistema

--------------------------------------------------------------------------------

Fabricante BIOSTAR Group

Modelo TA880GB+

Total de memória do sistema 8,00 GB de RAM

Tipo de sistema Sistema operacional de 64 bits

Número de núcleos de processador 4

Armazenamento

--------------------------------------------------------------------------------

Tamanho total do(s) disco(s) rígido(s) 480 GB

Partição de disco (C:) 381 GB Livre (480 GB Total)

Unidade de mídia (D:) CD/DVD

Unidade de mídia (E:) CD/DVD

Unidade de mídia (F:) CD/DVD

Unidade de mídia (G:) CD/DVD

Elementos Gráficos

Tipo de adaptador de vídeo ATI Radeon HD 5670

Memória gráfica total disponível 4863 MB

Memória gráfica dedicada 1024 MB

Memória do sistema dedicada 0 MB

Memória do sistema compartilhada 3839 MB

Versão do driver de adaptador de vídeo 8.902.0.0

Resolução do monitor principal 1920x1080

Versão do DirectX DirectX 10

Rede

Adaptador de Rede Realtek PCIe GBE Family Controller

Postado

Amigo, não to afirmando, ai vai apenas uma possibilidade. Sua configuração não é ruim, é boa. Eu acho que o problema é sim sua vga. Eu tenho uma hd5770 (vide assinatura) e a placa é ótima. A sua deve ta no limite com esses jogos e com a resolução nativa que você usa. Jogos mais leve provavelmente ela vai rodar folgado mas jogos pesados eu creio que ela esteja no limite, por isso bate fps baixo e talvez alguns gargalos, travamentos.

Não estou afirmando, mas suspeito que seja isso.

Da uma comparada:

Radeon HD 5670:

Clock 775 MHz

Clock da Memória: 4 GHz

Memória:128 bits

Taxa de Transferencia de Memória: 64 GB/s

Pixels por Clock: 400

DirectX: 11

Agora ATI HD 5770:

Clock: 850 MHz

Clock da Memória: 4,8 GHz

Memória:128 bits

Taxa de Transferencia de Memória: 76,8 GB/s

Pixels por Clock: 800

DirectX: 11.

Aguarde mais opiniões, ok. Abraços.

Postado

Se repararem o consumo de memória e cpu é bem inferior a 50% e o consumo da minha gpu fica em torno de 100% (Usei o programa ATI Tray Tools para monitorar também o consumo durante o jogo e dava os mesmos resultados)

Agora eu fico com as seguintes duvidas:

-Essa minha placa de vídeo não deveria suportar melhor os gráficos?

-Mesmo ela não suportando direito, não era para o processador ter um pouco mais de uso para compensar o que a gpu não aguenta?

-O meu índice de experiência do windows aponta os seguintes resultados (teste feito pelo próprio windows 7)

processador: 7.3

memória (RAM): 7.3

Elementos gráficos: 6.8

Gráficos de jogos: 6.8

Disco rígido primário: 5.9

Então o que poderia estar sendo o gargalo do meu sistema poderia ser o disco rígido (pois levou a menor nota)

-Mesmo ela não suportando direito, não era para o processador ter um pouco mais de uso para compensar o que a gpu não aguenta? Não, se a GPU é fraca o processador não será usado totalmente, se A GPU é muito forte faltara Cpu, no seu caso está faltando VGA ,já no caso de memória você está bem servido, pois mais de 4 gigas é desnecessário para jogos hoje em dia.

índice de experiência do Windows não serve muito como comparação.

Então o que poderia estar sendo o gargalo do meu sistema poderia ser o disco rígido? Não, pois o seu disco rigido é rápido, e o disco em um jogo só é usado para fazer o loading, mas como os jogos modernos estão tendo pequenos loading dentro do jogo, um Raid 0 ou um SSD ajuda a dar mais fluides nos micro Loading, como ocorre bastante no Crysis. Quando o jogo carrega já está usando a memória RAM, tornando indiferente um SSD a um HD.

Postado

Muito obrigado CyberForce pela atenção e pela resposta.

Pode deixar que esperarei também outras respostas.

O problema também é que eu fico na dúvida de por que o uso da gpu fica no máximo enquanto o da cpu beira a 40%, 50% e a memória usa no máximo 3.7GB de 8GB. É um uso muito grande da gpu e pequeno das outras partes do PC.

-Mesmo ela não suportando direito, não era para o processador ter um pouco mais de uso para compensar o que a gpu não aguenta? Não, se a GPU é fraca o processador não será usado totalmente, se A GPU é muito forte faltara Cpu, no seu caso está faltando VGA ,já no caso de memória você está bem servido, pois mais de 4 gigas é desnecessário para jogos hoje em dia.

índice de experiência do Windows não serve muito como comparação.

Então o que poderia estar sendo o gargalo do meu sistema poderia ser o disco rígido? Não, pois o seu disco rigido é rápido, e o disco em um jogo só é usado para fazer o loading, mas como os jogos modernos estão tendo pequenos loading dentro do jogo, um Raid 0 ou um SSD ajuda a dar mais fluides nos micro Loading, como ocorre bastante no Crysis. Quando o jogo carrega já está usando a memória RAM, tornando indiferente um SSD a um HD.

Muito obrigado LFSO

Muito útil sua resposta

Confesso que não sabia o nome de alguns termos, como RAID 0, mas pesquisei no Google e tive uma pequena visão de como é. Bem, se só faz diferença no loading mesmo, creio que não será preciso fazer RAID 0 ou comprar um SSD, já que os loadings dos games não estão me atrapalhando por enquanto.

Bem, e aproveitando para perguntar, não tem alguma forma de usar essa parte da CPU e memória inativa para trabalhar com a parte grafica do jogo não? Porque não entra na minha cabeça o fato da gpu estar trabalhando no maximo enquanto a cpu está com uso na metade.

Grato

Só pra quem ficar interessado, um pequeno trecho do site da Wikipedia sobre o que é Raid0:

"RAID

O sistema RAID consiste em um conjunto de dois ou mais discos rígidos com dois objetivos básicos:

1 - Tornar o sistema de disco mais rápido (isto é, acelerar o carregamento de dados do disco), através de uma técnica chamada divisão de dados (data striping ou RAID 0);

2 - Tornar o sistema de disco mais seguro, através de uma técnica chamada espelhamento (mirroring ou RAID 1).

Essas duas técnicas podem ser usadas isoladamente ou em conjunto.

RAID 0 (Striping)

RAID-0

No striping, ou distribuição, os dados são subdivididos em segmentos consecutivos (stripes, ou faixas) que são escritos seqüencialmente através de cada um dos discos de um array, ou conjunto. Cada segmento tem um tamanho definido em blocos. A distribuição, ou striping, oferece melhor desempenho comparado a discos individuais, se o tamanho de cada segmento for ajustado de acordo com a aplicação que utilizará o conjunto, ou array.

Há problemas de confiabilidade e desempenho. RAID-0 não terá desempenho desejado com sistemas operacionais que não oferecem suporte a busca combinada de setores. Uma desvantagem desta organização é que a confiança se torna geometricamente pior. Um disco SLED com um tempo médio de vida de 20.000 horas será 4 vezes mais seguro do que 4 discos funcionando em paralelo com RAID 0 (admitindo-se que a capacidade de armazenamento somada dos quatro discos for igual ao do disco SLED). Como não existe redundância, não há confiabilidade neste tipo de organização.

Vantagens:

- Acesso rápido as informações (até 50% mais rápido).

- Custo baixo para expansão de memória.

Desvantagens:

- Caso algum dos setores de algum dos HD’s venha a apresentar perda de informações, o mesmo arquivo que está dividido entre os mesmos setores dos demais HD’s não terão mais sentido existir, pois uma parte do arquivo foi corrompida, ou seja, caso algum disco falhe, não tem como recuperar.

- Não é usado paridade."

link:http://pt.wikipedia.org/wiki/RAID

• Membro VIP
Postado
[...] Bem, e aproveitando para perguntar, não tem alguma forma de usar essa parte da CPU e memória inativa para trabalhar com a parte grafica do jogo não? Porque não entra na minha cabeça o fato da gpu estar trabalhando no maximo enquanto a cpu está com uso na metade.

Grato

Olá, amigo nao tem como fazer isso que você falou acima, porque o que está limitando o seu PC é a VGA, é a mesma coisa de você colocar um motor W16 num fusca com o cambio original dele(fusca), resumo o carro nao vai passar de 160 km/h porque a caixa de marchas limita.

Falou.

Postado
Olá, amigo nao tem como fazer isso que você falou acima, porque o que está limitando o seu PC é a VGA, é a mesma coisa de você colocar um motor W16 num fusca com o cambio original dele(fusca), resumo o carro nao vai passar de 160 km/h porque a caixa de marchas limita.

Falou.

Legal, muito boa comparação. É isso mesmo não tem como utilizar a memória ram que sobra para aumentar a capacidade da placa de vídeo, e se hipoteticamente fosse esse o caso, de nada adiantaria. Não é por falta de memória na vga que ela não aguenta esses jogos e sim pelas especificações dela mesmo.

Mas não custa citar aquelas placas conhecidas como turbo cache se não me engano que elas faziam isso mesmo, roubavam memória ram para dobrar a quantidade de memória que tinham. Mas eram placas que não se comparavam a hd 5670.

Postado

Valeu galera pelas respostas, boas comparações e informações!

Então, pelo visto terei que comprar uma nova placa de vídeo mesmo. :(

Vocês têm alguma dica de qual placa de vídeo comprar para que tire o máximo de proveito da minha máquina?

E o que é importante analisar numa placa de vídeo antes de comprar, para saber se ela é realmente boa?

Postado
Legal, muito boa comparação. É isso mesmo não tem como utilizar a memória ram que sobra para aumentar a capacidade da placa de vídeo, e se hipoteticamente fosse esse o caso, de nada adiantaria. Não é por falta de memória na vga que ela não aguenta esses jogos e sim pelas especificações dela mesmo.

Mas não custa citar aquelas placas conhecidas como turbo cache se não me engano que elas faziam isso mesmo, roubavam memória ram para dobrar a quantidade de memória que tinham. Mas eram placas que não se comparavam a hd 5670.

Cara compartilhar memória do sistema para o video é um lixo, pois a taxa de transferência da memória do sistema é muito mais lenta do que uma memória de vídeo, por exempo uma memória DDR3 usando dual chanel tem taxa de 21.3 GB/s, já qualquer placa de video - tem memória mais rápida do que a do sistema uma 6870 que é uma VGA média tem taxa de 134,4 GB/s. Turbocache e recursos semelhantes são belos engana trouxas, vide que mais atrapalham que ajudam.

Sempre vai sobrar Cpu ou VGA, dependendo do jogo, pois os jogos são programados para muitas configurações diferentes, o que acaba por não aproveitar o recursos do computador por inteiro. Se todo mundo tivesse pc igual ai sim ia ser bem fácil usar todos os recursos, vide os video games que estão a mais de 5 anos no mercado pois são hardware dedicados facilitando a vida dos desenvolvedores de games que tiram tudo que ele tem para dar.

Postado
Cara compartilhar memória do sistema para o video é um lixo, pois a taxa de transferência da memória do sistema é muito mais lenta do que uma memória de vídeo, por exempo uma memória DDR3 usando dual chanel tem taxa de 21.3 GB/s, já qualquer placa de video - tem memória mais rápida do que a do sistema uma 6870 que é uma VGA média tem taxa de 134,4 GB/s. Turbocache e recursos semelhantes são belos engana trouxas, vide que mais atrapalham que ajudam.

Sempre vai sobrar Cpu ou VGA, dependendo do jogo, pois os jogos são programados para muitas configurações diferentes, o que acaba por não aproveitar o recursos do computador por inteiro. Se todo mundo tivesse pc igual ai sim ia ser bem fácil usar todos os recursos, vide os video games que estão a mais de 5 anos no mercado pois são hardware dedicados facilitando a vida dos desenvolvedores de games que tiram tudo que ele tem para dar.

Sem dúvidas amigo, apenas citei essa turbo cache porque são as únicas que fazem uso compartilhado de ram, e apenas a título de informação também, mas é exatamente como você disse não valem nada mesmo, to de pleno acordo, por isso disse que não se comparavam com a hd5670.

Valeu galera pelas respostas, boas comparações e informações!

Então, pelo visto terei que comprar uma nova placa de vídeo mesmo. :(

Vocês têm alguma dica de qual placa de vídeo comprar para que tire o máximo de proveito da minha máquina?

E o que é importante analisar numa placa de vídeo antes de comprar, para saber se ela é realmente boa?

Amigo, eu aconselho você a abrir um tópico no fórum de placas de vídeo. Deixe a sua configuração completa atual, mais o valor até ao qual você está disposto a gastar, bem como para que você quer a placa. Qualquer dúvida da uma olhada nas regras do forum, pra evitar que ele seja bloqueado, ok. Lá com toda certeza saberão te indicar as melhores placas para sua configuração atual. Abraços.

Postado

É, realmente já tinha ouvido falar que a tecnologia turbocache não valia tanto a pena.

E achei muito interessante a parte que você fala dos jogos no pc e no video game, já tinha lido isso a muito tempo e não lembrava, valeu!

Amigo, eu aconselho você a abrir um tópico no fórum de placas de vídeo. Deixe a sua configuração completa atual, mais o valor até ao qual você está disposto a gastar, bem como para que você quer a placa. Qualquer dúvida da uma olhada nas regras do forum, pra evitar que ele seja bloqueado, ok. Lá com toda certeza saberão te indicar as melhores placas para sua configuração atual. Abraços.

Obrigado CyberForce, farei isso logo depois que tiver certeza do que está de errado com o meu computador

Mas antes, eu ainda estou com dúvidas se pode ser a minha placa de vídeo o total problema do meu computador. Não estou dizendo que não é, para os jogos, realmente eu concordo que ela é meio fraca para jogos modernos em grandes resoluções. Porém, tenho percebido umas pequenas travadas no meu computador, não só quando estou jogando ou operando uma máquina virtual, mas também quando estou simplesmente navegando na internet no meu google chrome (principalmente no ato de rolar as páginas), algo que deveria ser uma moleza para o meu computador, já que faço a mesma coisa nos tempos vagos quando estou na minha empresa, que tem um PC com um core 2 duo de 2.alguma coisa GHz (o meu é phenom II X4 840, que é de 3.2GHz - só pra comparar).

Explicação

Eu às vezes abro o meu chrome em janela em forma "restaurada" enquanto olho para uns gadgets que tenho na área de trabalho, que informam o uso da cpu (em cada core), gpu, memória, disco rígido e internet, e percebo que o uso da minha cpu tende a dar uns picos bem altos e voltam a uso quase zero em questões de décimos de segundos, ou alguns segundos (o uso do resto continua baixo - menos o dico rígido, que ainda não me atentei muito pra ele). Eu acho que para simplesmente navegar na internet não demanda de tanta cpu assim

Além de que o navegador já travou varias vezes (não só o navegador como meu windows live messenger 2011 e máquinas virtuais, mas em proporções menores).

Obs:

1)Programas que geralmente deixo aberto: utorrent (inicialização), windows live messener (inicialização), virtualbox e chrome

-em segundo plano: advanced system care (inicialização), spybot (inicialização), avira (inicialização), hd realtek (driver de audio) (inicialização), amd vision engine control center (driver da placa de vídeo) (inicialização), ATI Tray Tools (às vezes só), virtual clone drive (inicialização)

-gadgets da área de trabalho: all cpu meter,network meter, clipboard manager, drives meter, gpu meter

*todos os programas em suas últimas versões

2)Uso meu VirtualBox com Ubuntu 12.04 daily build, geralmente para navegar na internet e prevenir de infectar o computador com vírus (só que as vezes fica lento (principalmente em videos em hd) então navego no me windows 7 mesmo). E cá pra nós, o modo de organização de janelas do ubuntu é bem melhor do que o do windows (ao meu ver)

3)Uso smart defrag para desfragmentação do PC e Game Booster para fechar processos inúteis para jogos e otimizá-los.

Perguntas a questionar:

1)Será se o problema pode ser causado por uma velocidade diferente entre a placa mãe e o processador/memória?

2)Como se verifica essas diferenças de velocidade? Em que componente da placa-mãe deve-se comparar com a velocidade do processador/memória?

3) Algum problema relacionado a eletricidade? Como verifico? Alguma incompatibilidade com a placa mãe, em se tratando de energia?

*não tenho filtro de linha no momento, minha fonte é uma Aero Cool E80-500 (500W, 80% eficiencia, PFC ativo)

Desculpem o excesso de informações, mas foi pra vocês terem uma ideia geral do meu caso e assim poderem com mais capacidade me ajudar a encontrar o que há de errado em meu computador.

Desde já grato,

Gabriel

EDIÇÃO

Percebi que a possível causa do uso grande de cpu seja por a minha cpu estar programada a trabalhar em 800MZh em estado ocioso, o que pode levá-la às vezes a dar esse "boom". Agora eu ajustei para ela sempre trabalhar em 3.2GHz para observar o uso. Vou ir testando e depois digo como está o real uso.

*Mas por enquanto num teste que fiz em que abria várias abas ao mesmo tempo do youtube (mais precisamente 7 abas, uma a pagina inicial e outras 6 em videos) o chrome continua travando (principalmente com mensagens de erro no plug in de flash video) tanto no modo normal, como no anonimo (sem extensões)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!