Ir ao conteúdo

C ou C++

cralx2k

Posts recomendados

Postado

Essas perguntas sao para os que trabalham como programador C ou C++.

Onde vocês aprenderam a programar em C ou C++?

Quanto tempo levou para ficarem confortavel com a linguagem?

Postado

Não trabalho com C/C++, só uso na universidade por enquanto.

De início era estranho, mas melhorou muito depois de umas aulas de Sistemas Digitais, onde vi Assembly.

Essas aulas me ajudaram a entender ponteiros e outras coisas.

A partir daí tudo se tornou extremamente simples...

Comecei no C.

Fiz um semestre de uma aula muito ruim em C que não deu para aprender muito...

Algum tempo depois cursei Sistemas Digitais 2, no qual vi Assembly e entendi ponteiros.

Depois foi um semestre de Computação Básica, consolidei ponteiros, aprendi mais sobre a linguagem e comecei a fazer alguns programas por diversão ou para treino mesmo.

Depois foi um semestre de Estruturas de Dados e não só me senti a vontade com os ponteiros, como também aprendi mais e mais detalhes e melhorei minhas habilidades de debug.

Depois deu vontade de aprender C++, li o livro do Deitel e achei bem fácil. (+- um mês lendo o livro nas horas vagas)

Foi só ler o livro e já sei programar muita coisa.

Lógico que eventualmente é necessário recorrer a uma pesquisa para ver algum detalhe, mas o principal foi absorvido tranquilamente.

-

Postado

Eu estou fazendo um curso online de C voltado para sistema embarcado (PIC).....Ainda nao cheguei em ponteiros......estou estudando agora matrizes.....

O que esta acontecendo e que compreendo perfeitamente o material, mas esta faltando algo quanto tento fazer algo sozinho. Talvez esteja muito ansioso em entender a linguagem na fase que estou.....talvez preciso ver todos os topicos restantes ......

Postado

Estou vendo C na universidade (assim como a maioria aqui, eu acho), segundo semestre de Sistemas de Informaçao.

Antes mesmo de começar o semestre eu já havia pesquisado bastante sobre o assunto, para não apanhar no aprendizado. Livros, apostílas... enfim, deu certo, consegui dominar a parte simples da linguagem.

Pretendo dar uma estudada em C++ assim que dominar melhor o C.

Postado

Eu aprendi C nos 2 primeiros semestres da faculdade, depois tive que usar lá mesmo por mais 2 semestres. Não sou nenhum craque, mas entendo razoavelmente bem. Vim pra trabalhar com C++, e no trabalho aprendi C#. Hoje faço mais C#, ou não programo.

Postado
Estou vendo C na universidade (assim como a maioria aqui, eu acho), segundo semestre de Sistemas de Informaçao.

Antes mesmo de começar o semestre eu já havia pesquisado bastante sobre o assunto, para não apanhar no aprendizado. Livros, apostílas... enfim, deu certo, consegui dominar a parte simples da linguagem.

Pretendo dar uma estudada em C++ assim que dominar melhor o C.

você ja esta fera.....sempre vejo você respondendo duvidas aqui......

Eu aprendi C nos 2 primeiros semestres da faculdade, depois tive que usar lá mesmo por mais 2 semestres. Não sou nenhum craque, mas entendo razoavelmente bem. Vim pra trabalhar com C++, e no trabalho aprendi C#. Hoje faço mais C#, ou não programo.

E o caminho que quero fazer.......mas primeiro preciso passar o C :)

Postado

É o WNTD e o SharaMoustache estão sempre respondendo....

Comecei a aprender C sozinho, alguns meses antes da universidade, terminei agora o primeiro semestre... resumindo sou super novato...

Espero trabalhar na área o quanto antes!

Postado

Não se engane, uma coisa é você se acostumar com pequenos detalhes da linguagem ou não estranhar construções estranhas como:

for(char *vp = s, char *x = t; !( x = vp); ++vp, ++x) ;

Outra é você programar bem na linguagem e evitar armadilhas comuns. Mesmo programando a 2 anos em C (um pouco de C++) não considero que saiba bem a linguagem, consigo entender as coisas como essa que coloquei acima, mas não poderia dizer que consigo fazer programas limpos e que sejam fáceis de manter.

Acho que você só chega nesse ponto quando começa a parar de ler livros sobre a linguagem e começa a ler livros sobre estilo de programar na linguagem.

Postado
É o WNTD e o SharaMoustache estão sempre respondendo....

Comecei a aprender C sozinho, alguns meses antes da universidade, terminei agora o primeiro semestre... resumindo sou super novato...

Espero trabalhar na área o quanto antes!

você usou alguma apostila da faculdade ou livro?

Eu aprendi C e C++ na universidade, ou seja, sozinho :lol:

Demorei uns 6 meses para me acostumar.

Parabens, aprendeu ate rapidao

Não se engane, uma coisa é você se acostumar com pequenos detalhes da linguagem ou não estranhar construções estranhas como:

for(char *vp = s, char *x = t; !( x = vp); ++vp, ++x) ;

Outra é você programar bem na linguagem e evitar armadilhas comuns. Mesmo programando a 2 anos em C (um pouco de C++) não considero que saiba bem a linguagem, consigo entender as coisas como essa que coloquei acima, mas não poderia dizer que consigo fazer programas limpos e que sejam fáceis de manter.

Acho que você só chega nesse ponto quando começa a parar de ler livros sobre a linguagem e começa a ler livros sobre estilo de programar na linguagem.

Acabei de ver ponteiros....esse linha com um pouco de esforco consigo quase entender 100%.....a dificuldade e com um problema enunciado chegar nesse codigo.......ler e entender codigos dos outros com esforco eu ate consigo......mas fazer o meus proprios.....ainda nao.

você pode indicar algum livro sobre esse estilo de programacao?

Postado
cralx2k eu baixei alguns livros da net antes de entra pra facul, C completo e total... fora algumas apostilas, sempre que tenho dúvidas venho ao forum, agora na facul tem uns livros tipo da Deitel que tem muitos exemplos e é bem pratico....
Postado

Haha como eu disse, eu ainda não cheguei nesse nível, atualmente estou num estado de quase lendo o livro do bjarne (fiquei empacado no primeiro 1/3 dele enquanto tomava umas pauladas nas matérias). Ainda não conheço nenhum livro satisfatório quanto a estilo de programação em C++, se você vir a conhecer algum me avise. De certo modo tenho um preconceito quando a esse C completo e Total, o único livro de C que eu li foi o Kernighan & Ritchie e passei os olhos em um daqueles da O'Reilly C in a nut shell (era uma versão meio antiga li mais porque queria uma referência em C99 e ainda sim não consegui).

Postado

Ola, eu comecei a programar só por curiosidade, primeiro pra web, depois comecei com pascal, daí fui pra c++ qui eu tenho algum conhecimento, tudo qui sei aprendi na internet, hoje eu eu estou usando o Qt e estou achando muito interessante apesar de ter muito pouco material em português.

A é, tenho 16 anos '-'

Postado

bom eu comecei C na faculdade nesse semestre que no caso é o primeiro e irei pra c++ semestre que vem, o que canso de ver é pessoas dizendo que se você programa bem em C nao vai ter problemas em C++, o grande problema de C é entender ponteiros intendendo isso você se da bem na minha opinião

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...