Ir ao conteúdo

Motores para alta frequência

Alexmk

Posts recomendados

Postado

ola gente estou com uma duvida estou precisando q um motor trabalhe com uma alta rotação por meio de um inversor de frequencia andei pesquisando e vi q existe motores para trabalhar em alta frequencia( tomando como frequência normal 60Hz) e esse motor pertence a uma maquina(no caso uma extrusora) e esse motor q eu quero aumentar sua rotação esta com a frequencia maxima dele em 60Hz no inversor e ha outros motores na mesma maquina q estão com frequencia maxima de 80Hz queria saber também se ,so de aumentar a frequencia maxima no inversor o motor ira rodar mias rápido.basicamente as perguntas sao:

existem motores expecificos para trabalhar em frequencias altas ?

se aumentar a frequencia maxima do inversor o motor ira rodar mais rápido?(nao me importo com o torque do motor apenas a rotação)

Agradeço desde ja a atenção.

Postado

Bem tecnicamente eu não sou a pessoa mais apropriada para lhe responder mas pelos sites que ja vi a um bom tempo atrás sobre isso pode ser qualquer motor q trabalhe em 120vac ou 220vac quando mais hz mais rotação com o mesmo torque tamto com 15hz quanto com 500hz sempre o mesmo torque foi isso q eu li no site, ja vi um video de um motor de 5kv rodando com 890hz era um berro q só de tanta rotação!

voltando ao assunto, sim teoricamente se você montar ou comprar um inversor de frequencia você tera mais rotação ao aumentar a frequencia mandada para motor.

Obrigado pela atênção.

Postado

o muito obrigado pela resposta e andei pesquisando tambem e encontrei certos textos que me deixaram procupados em aumentar a frequencia do motor umas delas é o aqueciamento e danos as escovas do motor e as buchas mas minha inteção era aumentar so um pouco mas creio que no meu problema terei de aumentar mais ainda mas estou com um poudo de receio por estes fatos ,eu ja aumentei a frequencai para 80Hz ( nominal 60) e isso me deu um resultado bom queria aumentar mais para ter um resultado melhor mas como disse nao quero arriscar sem ter certeza do que eu estou fazendo.

Postado
eu ja aumentei a frequencai para 80Hz ( nominal 60) e isso me deu um resultado bom queria aumentar mais para ter um resultado melhor mas como disse nao quero arriscar sem ter certeza do que eu estou fazendo.
Postado

bom se a vida util das escovas vai dimuir então vou ter q avisar o meu chefe e tambem você disse que ate 150Hz ele vai de boa então vou aumentar para 100Hz que é o que eu preciso e vou ver o resultado que alteração vai me fornecer depois posto se funcionou certo.

e outra coisa você sabe se existem motores preparados para trabalhar em altas frequencias ?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...