Ir ao conteúdo

Transformador com 2 tensoes 12 voltes e 2 5 voltes. Como fazer 12+12?

ED209

Posts recomendados

Postado

Boa tarde.

Estou a fazer um projeto e precisava de ajudas para fazer carregador 220VA/C para 85V-DC para carregar baterias de um carro elétrico.

Ao que pesquisei as fontes de pc têm um transformador grande que tem a saída duas tensões em onda quadrada de 12 voltes e duas de 5 voltes. Estou certo?

As duas tensões de 12 volts entram num integrado com dois díodos né? O mesmo se passa com a de 5 Volts?

Como junto as duas de 12 voltes para fazer uma de 24 volts?

Depois tenho de fazer um multiplicador para chegar a tensão desejada. Mas não estou a entender como somar as duas tensões de 12 voltes!!

Alguém ai sabe?

Cumprimentos

Postado

Não lembro agora, mas pra mim apenas tem uma linha de 12V que é distribuída em vários fios, você pode usar duas fontes ATX e ai sim somar. Mas você precisa de 85V, não é viável. Qual é a corrente que precisa?

Postado

O que me disseram é que o transformador tinha duas de cada, 12 e 5 voltes.

Que podia ligar duas de 12 para fazer os 24Voltes.

Que era possível somar as duas e fazer 24 volts.

Preciso de 5 Amperes, a fonte que tenho diz que aguenta com 20A.

Postado

Penso que se pegar o fio azul da atx, que é -12 como "GND" e 12 volts comum como "VCC" que é o fio amarelo, se não me engano, você tera 24 volts... mas espera alguém confirmar isso :D

Porque você vai ter soma de fontes -12 até 12 da 24 volts

Postado

Não é isso! Essas tensões são continuas, eu preciso das que saem do transformador, das que estão antes do retificador. O transformador tem varias, duas de 12 e duas de 5 voltes. O meu problema é que não sei como as juntar para fazer os 24 voltes.

Eu preciso fazer isso para depois usar um multiplicador de tensão e chegar as 86 voltes.

Se usar 24 só preciso de um 3*, se usar os 12 preciso de muito mais. Quantos mais multiplicadores mais corrente se perde.

Cumprimentos

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...