Ir ao conteúdo

Socket LGA 1155 com memória Ram de 1.65V

holozone

Posts recomendados

Postado

Na internet tem gente dizendo que a Intel recomenda memória Ram com 1.5V para o Socket LGA 1155. É verdade? Se sim, o que aconteceria se eu utilizar memória Ram com 1.65V ou 1.8V? Estou querendo comprar o Processador Core i7 3770K.

Postado

Infelizmente esse assunto ainda não está claro.

A documentação da Intel especifica que a tensão máxima a ser usada nas memórias na plataforma Sandybridge é 1.575v (1.5v +- 5%).

Porém lá também diz para não usar memórias mais rápidas que DDR3-1333, então vai saber...

A maioria diz que até 1.6v é considerado seguro para uso diário e muita gente diz que dá pra usar 1.65v sem problemas.

Pessoalmente, acho que não há problema em usar 1.65v.

Outro detalhe interessante é que as memórias costumam funcionar bem com menos tensão nos Sandybridge, então se suas memórias pedem 1.65v, é provável que funcionem na mesma configuração com 1.6v ou mesmo 1.55v, por exemplo. Vale a pena fazer uns testes.

Por fim, só uma observação quanto à tensão do VTT (VccIO) ou do SA (System Agent, onde fica a controladora de memória). Enquanto no Nehalem era necessário aumentar essas tensões (porque a controladora de memória tinha que funcionar ao dobro do clock da memória) e era recomendado respeitar uma diferença de 0.5v entre o VTT/QPI e a tensão da memória (aumentando o VTT caso fosse necessário aumentar a tensão da memória), no Sandybridge normalmente não é necessário mexer nelas (para memórias até DDR3-2000), mas se notar alguma estabilidade, experimente aumentar um pouquinho (primeiro o VccIO, se não resolver então parta para o VccSA) mas não ultrapasse 1.2v, normalmente até 1.15v deve resolver.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...