Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rofran Santos

Membro Júnior
  • Posts

    11
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

5
  1. Abri uma reclamação no "Reclame Aqui!", mas não deu jeito, mesmo eles cientes do feito. https://www.reclameaqui.com.br/pc-yes/water-cooler-pcyes-cliente-recebe-produto-usado-ao-acionar-a-garantia_vxzk-bel316dGTea/ Desta forma, terei que prosseguir com o PROCON! adicionado 10 minutos depois Segue as imagens 1. Embalagem e conteúdo do produto que enviei 2. Embalagem e produto que chegou 3. Danos no radiador 4. Bolhas na proteção da bomba indicando que já foi removido 5. Marcas de limpeza de pasta térmica, o que indica uso
  2. @EdsonSM Diretamente com a PCYes. Chegou somente o da AM4, nem os da intel chegou. É como se fosse já preparado para o meu modelo. Apesar de na embalagem ter: Intel e AMD O produto danificado foi para Maringá-PR E o "novo" saiu de lá. Mandei um email agora para eles.
  3. @EdsonSM As temperatura que mencionei no post anterior #21 foi considerando esses 20° a mais. Ex: Coloquei 72° quando mostra 92°. Suponho que tenha sido exatamente isso. Pois até ao tirar o plástico da bomba, percebi manchas e marcas de uso. A embalagem é completamente diferente, em tamanho e qualidade. Por fora, a arte da embalagem é a mesma mas o papelão é mais fino. A anterior tinha uma manta de espuma onde cabia perfeitamente o produto. Este veio um papelão que suponho que não era bem para este produto. As conexões (parafusos e outras coisas) vieram especificamente para meu processador, quando antes haviam para outros modelos, por exemplo.
  4. Olá a todos. Mandei o water cooler para assistência, que fez os devidos testes e detectou problemas na bomba e ventoinha. Mandaram uma peça nova, que apesar de chegar danificada e parecer ser de qualidade inferior (apesar de quase totalmente idêntica a anterior) está funcionando nos conformes. A mudança principal desta que recebi, é que o conector de energia da bomba é do tipo SATA e não mais controlado pelo plug de ventoinha. O barulho diminuiu bastante, apesar de ainda ouvir o som forte do ar em alguns momentos. Esta está obtendo uma média de 6° a mais que a versão anterior (quando estava boa). Anterior em repouso: 32° Esta em repouso: 37° Anterior convertendo vídeo: 62° Esta convertendo vídeo: 72° Vou pedir a troca dela novamente pois até a caixa é de qualidade inferior. Mas no todo, foi resolvido. Obrigado a todos pela ajuda! @Contiusa @Atretador
  5. Obrigado pelas contribuições @mauricionardin e @Mateus2 @Contiusa , instalo ainda o Ryzen Master, ou pelas descrições já podemos definir?
  6. Olá mais uma vez @Contiusa E novamente obrigado pela ajuda. Hoje, aconteceu mais uma vez o maldito aquecimento, mas percebi uma coisa! Eu usei, daquela última vez, uma pasta térmica de silicone que um amigo indicou, dizendo ter sido a solução dos problemas dele com relação a aquecimento. Hoje de manhã, a máquina estava ótima e minha esposa até renderizou uns videos do After Effects sem problemas. Passaram-se duas horas desligado e quando liguei percebi o som do cooler em sua velocidade máxima, mas sem o som de alerta de alta temperatura. Então abri o programa e vi que ele oscilava entre 81° e 85°. Por isso não houve alertas, já que programei a BIOS para avisar com 90°. Ou seja, aquela pasta dele realmente é eficaz, já que das outras vezes foram temperaturas superiores. Coloquei na tela da BIOS e percebi que onde fica o valor de rotação da bomba, estava com uma exclamação. Abri o PC, removi os parafusos da bomba e dei umas tapinhas leves. Devolvi ela sem trocar a pasta térmica usada. Não é indicado, eu sei, mas queria saber se era problema que inviabilizava a pasta. Então liguei e funciona normal. 41° na bios e 46° no sistema. - A forma que eu ponho a pasta é uma bolinha no centro. - Por conta das ventoinhas a ar, não se sente ou ouve a bomba em momento algum (Mesmo quando há certeza de funcionamento). - Estou com a ultima BIOS (a desse mês). Venho atualizando desde que comprei o PC pensando que poderia ser problema na placa-mãe. já que o PCI-E 1x não reconhece minha placa de USB 3.0. (esse último ser culpa do WIN 10 também). - Ainda não instalei o Ryzen Master porque estou na correria, mas farei em breve. Contudo, posso já supor, mesmo que previamente, que a bomba esteja travando? Devo esperar mais um pouco para ter certeza, ou já aciono a garantia dela?
  7. @Contiusa Vou tentar responder todas o quanto puder. Há possibilidades de ser problema na placa-mãe ou processador? 7 - Pode postar uma foto de como o water cooler está instalado? - Acho que essa foto supre a vista necessária para ver a instalação 8 - Ligue o micro e tire um print do HWmonitor mostrando o rpm dos fans (CPU_FAN e SYS_FANs) e da carga da CPU. Tente colocar o Ryzen Master junto mostrando a temperatura. - Não tenho o Ryzen Master, mas se for necessário eu baixo! 9 - tire outro print em carga, se a temperatura não subir muito. Pode ser um render leve ou o AIDA64 apenas com CPU marcado. - Coloquei para converter um vídeo, espero que sirva A bomba do Sangue Frio precisa estar por volta de 2300rpm no HWmonitor. Se estiver muito baixa, nem precisa testar em carga. Veja se uma mangueira está fria e a outra está quente. Veja se tem trepidação no bloco, barulho de fluxo nas mangueiras. - O pior é não dá pra sentir a temperatura das mangueiras nem ouvir o líquido. Já no pino de metal que conecta a bomba a mangueira, tem sempre um quente e um frio. Sem trepidações sentidas. E veja se está instalado corretamente, com o backplate e os parafusos instalados corretamente. - Tudo instalado de acordo. Não sei se as imagens abaixo podem ajudar Imagem 1 (Coloquei no modo EASY para tirar foto das informações) Imagem 2 (Quando ocorre o aquecimento) Obs. está em 0 RPM porque a bomba estava no PUMP neste momento. Imagem 3 (Trocando a pasta térmica e voltando ao CPU FAN) Imagem 4 (Vista da pasta antes da troca) Imagem 5 (Vista geral)
  8. Mais uma vez obrigado @Contiusa Vamos aos procedimentos indicados: Ontem estava tudo bem com o PC, mesmo assim resolvi seguir as dicas para ver se soluciona de vez o problema, então troquei os conectores de energia seguindo o que foi indicado, mas não deu certo. Vou explicar dividindo em dois case: 1 - a bomba do water cooler precisa ficar conectada no SYS_FAN2 (ao lado das memórias). - Fiz isso 2 - os fans do water cooler precisam ficar conectados no CPU_FAN (use o cabo splitter que vem junto com o water cooler para conectar os dois fans no mesmo CPU_FAN). - Não veio esse cabo, tive que comprar. Conectei os dois coolers no conector do CPU FAN 3 - depois vá no BIOS e coloque o SYS_FAN2 em Full Speed. - Fiz isso 4 - o CPU_FAN deixe em Normal. - Fiz isso CASE 1 Após feito o indicado á cima, temperatura rapidamente subiu para o critico. Desliguei, esperei 1h para esfriar, troquei a pasta térmica e liguei, ainda com as conexões como indicada. Mais uma vez, mesmo ainda na bios, temperatura foi ao extremo. Desliguei, esperei um tempo e voltei os conectores como estavam antes, mas não solucionou, continuando em temperatura critica. Parei o teste e segui pro case 2 5 - o ideal seria depois comprar um extensor para o cabo da bomba e plugar no SYS_FAN3/PUMP, pois deve ter aviso caso a bomba pare de funcionar. - Hoje pela manhã comprei 6 - reveja a montagem do bloco do water cooler, limpe toda a pasta velha e aplique uma gota de GC-Extreme. - A pasta sempre fica como nas imagens indicadas e sigo os procedimentos de limpeza CASE 2 Tudo conforme indicado acima com a alteração de onde a bomba ficou ligada: Os coolers no CPU FAN e a bomba no FAN3 PUMP. Liguei e problema permanecia, então efetuei a troca da pasta térmica. Ao ligar novamente problema permanecia. Coloquei tudo para máxima velocidade da bios e testei. Ainda no problema. Troquei a pasta e liguei o PC ainda com as conexões da forma acima e em alta velocidade. Problema continuou. Troquei as conexões para como estava no inicio e problema ainda existia. Troquei a pasta térmica mantendo as conexões originais (Bomba no CPU FAN, Coolers no FAN 2). Ai o PC ligou normal, com 33° na bios e 59° no windows. Como a parte de baixo (indicações 7 à 9) precisam de fotos, vou postar à parte.
  9. __________________________________________________________________ Olá, @Atretador Inicialmente, muito obrigado pelo seu contato em meu socorro e indicação do amigo. Respondendo a sua pergunta, Há possibilidades dele se conectar a outros processadores, pois vem com vários encaixes. Mas, infelizmente não posso testar no PC de alguém por um período de tempo prolongado, tendo em vista que ele precisaria ficar algum tempo em funcionamento ou até meses para ver se o problema acontece e neste tempo eu ficaria sem PC. :-( Não tenho como ter certeza se a bomba do WC esta funcionando, mas pelos testes que fiz, suponho que sim. Ele está conectado em um plug de fan (O fan de processador), o de pump fica no final mais longínquo da placa. Nem o extensor que comprei permite o cabo chegar lá. Devo testar/ seria obrigatório estar lá? Pode ser este o problema? Já coloquei em todas as opções de controle da bomba, automático, por tensão, por temperatura e no máximo. Sobre a configuração da direção dos coolers/onde estão os de saída e os de entrada suponho que seja sobre o fluxo interno de ar no gabinete. Fiz uma imagem representando o ar. Azul entra, vermelho sai. Casa seta representa um cooler. Na frente puxa para cima dos HDs Em cima são dos dois do radiador, que antes era um super cooler maior que um palmo. (Tive que tirar para pôr o radiador do WC) Não sei se teria como tirar esta foto do contato da base do processador. Mas ao fazer as trocas, vejo que todas as vezes ele se espalhou bem, tando uma quantidade suficiente e somente muitíssimo pouco saindo nas bordas. O contato é o máximo dos parafusos sem forçar ao extremo. As setas eu quem coloquei, este é o modelo do meu gabinete, os coolers estão posicionados exatamente assim, mas a foto é da internet.
  10. Olá, @Flávio Santana Lima Inicialmente, muito obrigado pelo seu contato em meu socorro. Respondendo a sua pergunta, Já fiz diversas tentativas/testes para tentar identificar o problema, não coloquei todos para não deixar o texto demasiado longo. Um dos meus pensamentos foi esse, que a bomba estivesse parando, então, assim que identifiquei o inicio do aquecimento, que ocorre do nada e sem nenhum fator, fiz algumas coisas: 1. Programei na bios para soar um alerta quando a bomba estivesse parada; mas não soou. 2. Conectei um cooler no plug onde ele estava e medi a tensão com carga; deu OK. 3. Troquei o ponto onde o conector da bomba estava, para outro, não resolveu. 4. Desconectei tudo e esperei uns dias para descarga completa dos capacitores, liguei tudo e aquecimento continuava (subindo ao máximo em segundos após ligar o PC). Ao trocar a pasta térmica, independente do ponto onde o plug esteja conectado, temperatura não sobre mais, se mantendo nos 45º sem uso de programas. A bomba usa a temperatura do processador fornecida pela placa-mãe para controlar sua velocidade. Mas já coloquei para trabalhar no máximo por um tempo e também as ventoinhas do radiador, mas problema aconteceu da mesma forma. adicionado 8 minutos depois __________________________________________________________________ Olá, @mauricionardin Inicialmente, muito obrigado pelo seu contato em meu socorro. Respondendo a sua pergunta, Já liguei ele diretamente à fonte para trabalhar na potência máxima. E também já usei o controlador de velocidade manual do gabinete para mesmo fim. Ambos não evitaram o problema. Já sobre o cooler a ar, o 1800X não vem com um, e para este processador AM4 é bem difícil de alguém ter. Só eu comprando mesmo. Mas, gostaria muito de tentar. :'-( adicionado 52 minutos depois __________________________________________________________________ Olá, @Contiusa Inicialmente, muito obrigado pelo seu contato em meu socorro. Respondendo a sua pergunta, O problema acontece sem fator crítico, pode ser durante o uso intenso ou não, ou ao ligar o PC depois de dois dias sem uso ou com uso diário. Quando sensor que tenho externo fica vermelho (Mede a temperatura interna do gabinete), vejo que tem algo errado e abro um programa (O Speccy, que não é dedicado para isto mas mostra a temperatura) e vejo que indica uma media de 95° no processador. O gerenciador de tarefas mostra, neste momento: Processador 2% - Memória 32% - Disco e rede 0% Se ele não desliga sozinho ao chegar em temperatura crítica, eu o desligo. Uso então dois tipos de sensores térmicos 1. O físico (do multímetro) 2. A laser (da pistola). As temperaturas diferenciam em apenas 3° entre sí para mais ou menos. Assim temos: (Temperatura ambiente - média de 28°) Sem desconectar o cooler do processador Ao desligar: 73° Após 10min: 61° Após 30min: 44° Após 60min: 32° Ao desconectar o cooler do processador Processador - Base de contato do Cooler Ao desligar: 70° - 73° Após 10min: 42° - 57° Após 30min: 29° - 36° Após 60min: 27° - 30° Após 6h: 26° - 22° Mesmo após esperar, ao ligar o PC (Seja ao conectar sem trocar a pasta térmica ou no caso de não ter desconectado o cooler do processador) a temperatura sobre para 90° em menos e 1 minuto. Sobre o barulho, mesmo em baixa velocidade (o que fica quando está normal) faz um barulho irritante de besouro. Piora ainda mais quando superaquece porque ai sim, vai para a velocidade máxima. No controle manual, somente em modo silencioso (minimo RPM) ele não faz barulho. A bomba do WC está conectada no conector da fan do processador. (Até porque o cabinho dele só chega até lá). Os fans do radiador estão ligadas nos dois conectores de ventoinha da placa, e configurado na bios para mudar a velocidade de acordo com a temperatura do processador. (Passei um tempo usando a velocidade máxima para ver se sanava o problema). Três das opções de pasta que usei foram: 1. Da PCyes que vem no WC 2. Pasta Térmica Arctic Silver 5 3. Gelid Extreme
  11. Olá a todos, Fiz uma compra de peças contemplando um PC completo em 08/01/2018 E estou tendo muita raiva com os produtos comprados, imagino que o causador dos problemas seja o cooler, mas não tenho como firmar isto, tendo em vista que não tenho nenhum outro para testar por longa duração. Deixe-me descrever tudo: Recentemente precisei trocar todas as peças do meu computador e agora estou com a seguinte configuração: - Gabinete: CoolerMaster CM Storm Trooper SGC-5000 - Fonte: XFX PRO550W Real - placa-mãe: GIGABYTE AMD AM4 GA-AX370-GAMING - Processador: AMD Ryzen 7 1800X AM4 YD180XBCAEWOF - Cooler: WaterCooler PCYES Sangue Frio 240MM PWC240H40PTSL - Placa de Vídeo: ASUS GeForce GTX 1060 ROG STRIX-GTX1060-O6G-GAMING 6GB - Memória: Kingston HyperX FURY 8GB 2400Mhz CL15 Black HX424C15FB2/8 - HDs, SSD, Drive Ótico e leitor de cartão incluso. Fiz a atualização da BIOS (Recurso automático da placa-mãe), mas não lembro se o problema ocorria antes disto. Problema Sem aviso algum, processador superaquece chegando a uma média 100º, o que ocasiona desligamento automático da placa, permanecendo superaquecido até a troca da pasta térmica, independente do tempo de repouso pós causa. Sensor físico externo em contato com o processador acusa 79° e sensor da placa-mãe acusa 109º antes do desligamento. O aquecimento independe de fatores como uso do computador, programas abertos ou esforço de qualquer tipo. E também se eliminam fatores externos como temperatura ambiente ou poeira. O problema já ocorreu 6 vezes, sendo com distâncias de tempo cada vez menores entre si, sendo de apenas 16 dias nesta última vez. Solução É notável a alta temperatura no corpo e contato do cooler com o processador. Todas as peças funcionam normalmente e a velocidade dos coolers e do motor da bomba funcionam de acordo. Problema some imediatamente após troca da pasta térmica. Suspeitas 1. As ventoinhas do radiador, desde que chegou, fazem um barulho extremo e suspeito que ele não esteja resfriando com eficiência, ficando em ponto critico em algum momento inviabilizando a pasta térmica. 2. A placa-mãe pode não estar controlando eficientemente a bomba do cooler. 3. O processador pode ter uns momentos de instabilidade e aquece demasiadamente desestabilizando as ligações da pasta térmica. Pasta térmica As duas primeiras vezes usei a pasta que vem junto ao cooler. Na terceira usei uma pasta branca comum. Na quarta uma pasta de alta qualidade a base de prata. Na anterior utilizei uma pasta de alto rendimento Nesta última utilizei a mesma pasta (referência) que usei em meu PC antigo por dois anos e sem problemas. Dentre problema anterior e este, durou apenas 16 dias. Desta vez fiz a troca imediata da pasta sem esperar resfriar e problema mais uma vez foi sanado com a substituição dela. Não suspeito da pasta térmica, pois varias marcas foram usadas. É possível solucionar ou identificar o problema apenas com essa descrição? O que pode ser feito e qual a opinião de vocês?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...