Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gustavo Marsango

Membro Júnior
  • Posts

    10
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

2
  1. @Gu1426 Pelo que li na etiqueta da fonte, 14A na saída de 12v
  2. E aí galera, sou eu novamente. Sei que eu provavelmente já to enchendo o saco aqui no fórum, mas realmente tenho algumas dúvidas e quero muito aprender e finalizar esse projeto. Bom, a minha dúvida é a seguinte, eu tô com as bobinas enroladas já, porém quando tento conectar na fonte não acontece nada. Não sei se liguei certo, num lado do fio liguei o neutro e no outro o +12v, porém a minha fonte tem 2 +12v, aí tentei com o outro e quando liguei saltou uma pequena faísca que me fez tirar da tomada na hora. A minha dúvida é, fiz algo errado? Ou era pra sair uma faísca e depois funciona? Outra coisa que estranhei é que na bobina do projeto não diz nada sobre ter um elemento ferromagnético no meio da bobina, funciona sem isso? Outra dúvida, vou abastecer capacitores com os +12v, como faço pra conectar a protoboard na placa? Essa tensão pode causar algum dano a ela? Com que tipo de fio conectar? Creio eu que os jumpers não dêem conta. Pra facilitar, vou deixar o link pra download do projeto que estou seguindo O esquema das bobinas e das ligações elétricas caso ajude está ali pela página 110 http://www.unirio.br/mnpef/dissertacoes/o-uso-do-arduino-e-do-processing-no-ensino-de-fisica/view adicionado 10 minutos depois Esqueci de por no tópico, aqui uma foto da ligação. http://imgur.com/gallery/AVJpA9w Não consegui anexar no tópico
  3. @Isadora Ferraz Cara, é basicamente isso. Tem um fototransistor infravermelho de um lado da entrada da bobina bobina e um led branco do outro, quando a bolinha passa pela mangueira ela interrompe o sinal e ativo o circuito.
  4. @K.e.V. T.a.G Cara, muito obrigado. Esclareceu a maioria das dúvidas. Só me restou uma, eu conecto o positivo ou o negativo da fonte na protoboard? Conecto direto na entrada dela? É que ali no caso ela tá conectada direto no dissipador de calor
  5. Boa noite, pessoal. Aproximadamente 1 mês atrás fiz um tópico pedindo ajuda na identificação de componentes de um projeto, pois bem, aqui estou eu novamente desta vez com algumas dúvidas. Bom, eu sou bem leigo em eletrônica então desde já peço desculpa caso pergunte algo muito óbvio. Deixarei algumas imagens do projeto que estou seguindo e do meu como está, peço que digam caso algo esteja incorreto. Apenas as 5 primeiras fotos do circuito são do meu projeto, o resto é do projeto que estou seguindo. O projeto é uma maquete de acelerador de partículas funcional. Caso necessário, posso mandar o PDF do projeto no tópico (não sei se é permitido). Enumerarei as perguntas para facilitar a compreensão. 1. O circuito está montado corretamente? 2. Na imagem do circuito do projeto, há uma ligação entre os LEDS e os Fototransistores, porém acredito não ser possível fazer a ligação com os jumpers que comprei. Se é possível, como? Se não, posso utilizar qualquer tipo de fio? 3. Há algumas ligações dentro da própria protoboard, elas são necessárias? Não consegui observá-las na foto prática do circuito do projeto. 4. Na fonte de computador, o projeto diz pra fazer uma ligação entre a entrada PS_ON e a COM, porém não entendi. Deve romper os 2 cabos, descascá-los e conectar um ao outro? Se não, o que fazer? 5. Os fans que comprei tem um tipo de entrada diferente, a questão é, como ligá-los diretamente na saída da fonte do computador? 6. Como ligar os capacitores na fonte? Eu simplesmente passo o fio desencapado e amarro nas pontas deles? Se sim, seria uma ponta no amarelo e outra no preto? Se sim novamente, eu continuo usando esse fio pra passar a carga? Ou é necessário um adaptador ou algo do tipo 7. No circuito das fotos, há 2 peças enormes prateadas. Aparentemente, os fios estão conectados ali. O que são elas? São necessárias? Se não, onde conecto os cabos de energia na minha protoboard? 8. Aonde conectarei minhas bobinas? (Pra ser mais específico, não sei aonde conectar, se é pra passar uma carga com os 2 cabos pela protoboard e depois sair dela novamente pra ir na bobina ou se simplesmente devo conectar um dos cabos direto na bobina e apenas o outro na protoboard. Se possível uma explicação clara seria muito bem vinda 9. Posso simplesmente juntar todos os capacitores numa fita isolante? 10. Na protoboard do projeto, tem um diodo. O problema é que não entendi no que conectar ele, é pra conectar na bobina? Acho que é isso galera, sei que ficou bem longo. Caso não tenham entendido algo é só falar que eu explico, se precisar do PDF do projeto também, só falar.
  6. @Mestre88 Só uma dúvida, ali perto dos LEDs azuis e do mosfet, tem mais um resistor, que tipo ele é? Me parece diferente dos outros 2. Ou é um de 10k? adicionado 0 minutos depois @Mestre88 Só uma dúvida, ali perto dos LEDs azuis e do mosfet, tem mais um resistor, que tipo ele é? Me parece diferente dos outros 2. Ou é um de 10k?
  7. @Ricardo S Ferreira Então, eu vi esse vídeo aí também, só que não entendi muito bem como funciona. Encontrei na internet uma "planta do circuito" mostrando tudo e tal e também mostrando detalhadamente como montar etc, aí preferi seguir esse projeto do post. Não sei se dá pra fazer sem o arduíno no do post, se der, melhor ainda.
  8. @Mestre88 Na verdade, é uma maquete de acelerador de partículas funcional.
  9. Pô cara, valeu mesmo, nem sei como te agradecer. Me deixou bem esclarecido, acho que entendi a parte da bobina, mais uma dúvida, sobre os cabos, são de cores diferentes apenas pra facilitar a compreensão?
  10. Boa noite, pessoal. Estou precisando montar o seguinte circuito abaixo para um trabalho de física meu que envolve eletrônica, porém sou um pouco leigo no assunto, então gostaria de pedir ajuda para a identificação dos componentes. Quero saber o nome dos que possuem uma "?" e os que tiverem o nome + uma "?" é porque não tenho certeza, então gostaria de confirmar e se possível uma breve explicação da função de cada um (se não conseguir ok). Se restou alguma dúvida do que é o que só me falar. Além disso, tem algo bem parecido com o número 1 perto dos leds azuis, só muda as cores do meio, é o mesmo? Também queria saber sobre os cabos, são de várias cores, tem alguma diferença ou é pra facilitar na diferenciação?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!