Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

rodrigo.ki

Membro Pleno
  • Posts

    20
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

5
  1. Criei um aplicativo android que utiliza banco de dados mysql de uma hospedagem X. O problema é que cada banco de dados desta hospedagem é limitado ao tamanho maximo de 1gb. Sei que 1gb é bastante coisa, mas um dia vai encher. Procurei mas não encontrei muita coisa neste sentido. Existe alguma função que gerencie este tipo de situação, tipo algo que crie um novo banco de dados "continuando" o que já está cheio? Lembrando que também tenho a opção de utilizar o Postgresql. Desde ja agradeço. Obrigado
  2. @Isadora Ferraz @MOR , obrigado pelas vossas contribuições. Achei um video de uma maquina exatamente igual à que possuo aqui, acho que o video esclarece bem o problema. https://youtu.be/n5NHaqUWES4 A função desta máquina é retirar o couro de pernil suíno entre outros. Como ela retira o couro? Existe um rolo dentado que "empurra" os pedaços de carne contra uma lâmina, retirando o couro ou outras finas fatias de carne. Notem no video que o operador precisa manusear a carne o tempo todo, não existe possibilidade de colocar sensor de barreira ou proteção. Imaginem se a mão dele vai ali no lugar do pernil? @Isadora Ferraz um amp op seria tão "robusto" quanto um opto acoplador neste caso? @MOR Quanto à inércia, o rolo para imediatamente assim que desenergizado, pois a relação do motor para o rolo é praticamente 1 para 1, não possuindo rampa para aceleração e nem para desaceleração.
  3. @Ricardov Obrigado pela sua resposta. Com relação ao uso do neutro aterrado, concordo que a sua colocação seria a situação mais ideal possível, porém a fabrica em que trabalho utiliza o aterramento do tipo TNC / PEN. Botoeiras da forma como você exemplificou não funcionariam na máquina em questão, visto que o operador precisa manusear e posicionar o produto durante toda a tarefa. A minha dúvida é somente se o meu circuito e fonte correm risco com o projeto da forma como está.
  4. Boa tarde, Tenho a seguinte situação: Existe uma máquina onde eu trabalho que oferece certo risco de o operador prensar a mão. Esta máquina funciona com um motor trifásico 380V. A máquina possui a estrutura 100% metálica. A máquina possui a estrutura ligada ao neutro, já que o neutro é aterrado. Estou com a ideia de instalar um sistema que consiste em parar a máquina quando o operador encostar a mão na estrutura. Pensei no seguinte: Fornecer ao operador uma luva de malha de aço (condutiva), conectando esta luva ao pino 2 do PC817. Conectar o 0V da fonte à estrutura da máquina. Ou seja, quando o operador tocar na estrutura da máquina, o acoplador ótico vai acionar, fazendo parar a máquina. Segue a imagem exemplificando a minha ideia: A minha dúvida é a seguinte: Existe algum problema em eu utilizar a estrutura da máquina como "condutor" de 0V visto que a máquina também está conectada à um neutro aterrado? Corro o risco de torrar o circuito ou a fonte? Desde já agradeço
  5. Bom dia, Construí um circuito carregador de bateria de 12V 7Ah conforme a figura abaixo: Segundo cálculos, informados seria o seguinte: 15V-12V= 3V de diferença entre tensão da fonte e tensão da bateria. 3V = R. 0,7A ===>> R= 4,28r, comercialmente, seria o resistor de 4,7r. Até aí tudo bem, tenho a limitação de 10% da corrente que me dará uma carga completa na bateria em 10 horas. A minha dúvida é: A potência deste resistor de 4,7ohm tem que ser de aproximadamente 10W? (15*0,7= 10,5W) Eu tenho uns aqui mas são de apenas 5W. Para eu poder utilizar um resistor de 5W eu teria que trocar por um de 10r, diminuindo a corrente no circuito e dobrando o tempo de carga da bateria? Quem me ajudar com mais esta dúvida eu agradeço muito.
  6. @Isadora Ferraz Obrigado pela resposta! Irei estudar a respeito do watchdog sim. Vou utilizar o oscilador interno mesmo então. Mais uma vez, muito obrigado.
  7. Boa tarde, Estou desenvolvendo o meu primeiro utilizando um microcontrolador PIC16F628A. Quero fazer um sistema básico de alarme. Ouvi falar, também pesquisei e vi que várias pessoas dizem que não se pode confiar (muito) no oscilador interno dos PIC, porém a minha necessidade seria apenas para detectar o sinal de sensores de presença, contar alguns segundos e disparar a sirene por alguns minutos. Como não dependo de muita precisão na contagem do tempo, posso utilizar o oscilador interno e abrir mão de utilizar um cristal externo de clock? Corro o risco de interferências externas "crasharem" o meu programa e o PIC parar de rodar o programa corretamente? Desde já agradeço quem puder me ajudar.
  8. Boa tarde, Estou prestes a me mudar para uma região rural onde o sinal de celular é fraco e a internet via rádio/cabo/fibra é indisponível. Para eu me manter conectado, pensei na possibilidade de utilizar a rede 4G, pois vi que se eu instalar um amplificador de sinal, posso ter a rede 4G funcionando satisfatoriamente. As minhas dúvidas são as seguintes: 1- Posso utilizar uma antena setorial de Wi-Fi 15DBI direcionada à torre para capturar o sinal 4G? (modelo da antena: MM2415s30) 2- posso utilizar uma antena omnidirecional de Wi-Fi 8DBI para retransmitir o sinal 4G amplificado dentro da minha casa? (modelo da antena: hgv 2409u) Obs: Sei que Wi-Fi não é a mesma coisa que 4G, a minha dúvida é quanto a compatibilidade destas antenas de Wi-Fi para 4G, visto que já possuo as duas. Desde já agradeço. Att
  9. @BCP Obrigado pela resposta! @Tito Fisher Realmente parece ser muito interessante a ideia de utilizar o relé para evitar que a bataria esteja conectada ao circuito o tempo todo. Vou fazer da forma como orientou. Muito obrigado.
  10. Tenho uma fonte de 14VCC que será responsável por alimentar todo um circuito 12VCC enquanto houver energia na rede elétrica, além de carregar uma bateria de 12VCC 7A/h. Quando porventura faltar energia da rede elétrica, a bateria passa a alimentar o circuito. Gostaria de saber se está correta a construção do meu circuito em anexo ou se existe alguma forma melhor de realizar esta função: R1 = resistor de 4r7 20W como limitador de corrente. D1 = diodo 1n4007 que permite a alimentação do circuito via bateria. D2 = diodo 1n4007 que proporciona uma queda de tensão da fonte fique mais próxima dos 12VCC que o circuito necessita. Desde já agradeço.
  11. @Isadora Ferraz Entendi, muito obrigado mais uma vez Isadora.
  12. Boa tarde! Surgiu mais uma dúvida... Se eu desejar ligar o LED, como o exemplo abaixo, posso utilizar R1, R2 e R3 = 1k? Muito obrigado
  13. @faller Melhor explicação impossível! Obrigado, muito obrigado mesmo!
  14. @Luís Roberto C. da Silva Obrigado! @faller Obrigado pela resposta e links! Vou adquirir este resistor que você recomendou. Por curiosidade, qual cálculo é utilizado para se calcular um resistor limitador de carga?
  15. Bom dia! Tenho duas fontes de monitor Samsung de 14VCC, uma delas fornece corrente máxima de 1,5A e a outra fornece corrente de 3,0A. A minha dúvida é: Eu consigo utilizar alguma destas duas fontes para carregar uma bateria de 12VCC 7H/h? A bateria que possuo é a da imagem abaixo: Desde já eu agradeço.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!