Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gabriel F G Calixto

Membro Pleno
  • Posts

    29
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Gabriel F G Calixto postou

  1. Bom dia, tenho algumas dúvidas com repeito a como istalar os drivers após a instalação do Windows, no meu caso o 8,1, Quando no site do fabricante constam mais de um fornecedor para o mesmo tipo de driver, como saber qual o driver correto, por exemplo, estou com um acer e1 -532, e no site do fornecedor constam 2 drivers para o touchpad, 2 para o VGA e 4 para Wieless LAN https://www.acer.com/ac/pt/BR/content/support-product/4909?b=1 Após a instalação do SO, eu fui em Gerenciador de Dispositivos e fui apenas nos itens que estavam com Exclamação!, e eu os atualizei por ali, indicando a pasta onde eu havia baixado todos os drivers nos site do fabricante, Fiz certo? ou eu deveria ter ido nas pastas e executado os arquivos? Tenho medo deste procedimento pois, com drivers repetidos, eu instalei o drivers de touchpad do fornecedor errado e tive que restaurar o sistema porque o dispositivo parou de funcionar e a opção de reverter o driver também não funcionou. Meu touchpad está no máximo de velocidade nas propriedades, mas continua lento, como o dispositivo não estava com exclamação! no gerenciador, não instalei o driver, um tempo depois eu instalei este driver, a velocidade aumentou, mas o touchpad parou de arrastar, por exemplo, o lápis no MSPaint, não desenhava, as barras de rolagem não rolavam, com eficiência, só depois de muitas tentativas, Imaginei que eu deveria instalar outro driver primeiro, como o do chipset Pergunto, Existe uma ordem para se instalar estes diversos drivers? Agradeço a ajuda desde já, Gabriel
  2. Bom dia, o notebook está rodando bem, fiz algumas alterações inicias, na aparência e etc, mas ao instala o acobat reader, me deparei com um erro que deve ser ao fato de eu não ter permitido nenhuma atualização quando desliguei o windows update, de fato, até no momento de religar o assistente para verifica quantas atualizações estariam disponíveis, tive problemas com a conta de administrador e precisei rodar uma atualização de reparo de erros para o windows update, Gostaria de saber o que acham de instalar as atualizações que estão pendentes?, são "60 impotantes" e '79 opcionais", ou seja, devo ligar o Windows Update ou resolver cada problema pontualmente, conforme forem aparecendo?
  3. Bom dia, Consegui instalar o win8.1 e está rodando bem, Sabendo que devia haver uma chave na BIOS, como dito pelo @GusGraf, "Se este computador veio com windows 8 de fábrica a chave está incorporada ao Hardware (possivelmente instalada na BIOS) o que permite utilizar o windows 8 e windows 10 com ativação automática." Fiquei contente em saber que ainda havia uma chave para instalar o sistema de forma legal, havia primeiro baixado uma versão do site da microsoft, o "Win8.1_BrazilianPortuguese_x32". Usei o Rufus indicado pelo @Fuzion200 para fazer o pendrive bootável com a imagem ISO que baixei, Tentei por diversas vezes instalar o sistema, logo que o computador iniciava a tela de boot, mas assim que o pendrive começava a ser lido o notebook travava e reiniciava, então ao tentar rodar a instalação abrindo o pendrive com o windows já rodando, percebi que o erro era por conta da versão x32-bit, pois havia lido desatentamente em: https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2018/09/como-dar-boot-no-notebook-da-acer.ghtml que notebooks "mais modernos" Acer são compatíveis apenas com sistemas de 64 bits. Então usei um CD que tenho, original, do winows 8, sem chave, para instalar a versão 64 bits, Mas o problema agora foi que a chave que eu havia conseguido com prompt de comando: "wmic path softwareLicensingService get OA3xOriginalProductKey" não funcionou. Então desta vez usei o ShowKeyPlus, indicado pelo @Fuzion200 que mostra a versão do windows a que a chave pertence, e vi que se tratava no Windows 8.1 Single Language (tinha mais descrições mas não lembro) Baixei então esta versão no site da microsoft, e fiz o pendrive bootável com o Rufus, reiniciei o notebook com o pendrive plugado, e automaticamente se iniciou a tela de instalação, sem precisar digitar a chave de produto, Tive outro problema no momento de escolher a partição, que dizia que "O windows só pode ser instalado em discos GPT" resolvi com o vídeo: https://youtu.be/VcuSnpgOXn8 , na prompt de comando. Estão, após o windows iniciar depois da instalação, verifiquei que alguns drivers estavam faltando no Gerenciador de Dispositivos, entrei no site da Acer, baixei todos os drivers, extraí todos do formato .zip. e rodei a atualização dos drivers que estavam faltando. Como foi dito pelo @Manofsystem Então foi isso, agora vou testar o desempenho ao longo do tempo (meu uso é só office e internet) Fiz um post longo pois me ajuda a memorizar Resumindo, a dica seria: Usar o Show Key Plus, para baixar a versão correta de ISO para a chave OEM que está na firmware O Rufus para fazer o pendrive de boot, que é simples de se operar e Instalar a versão 64 bits neste modelo de PC (Acer E series Vw5e2 ) (Aspire E1-532) Baixar os drivers direto do fabricante, extrair do .zip e atualizar os drivers Obrigado a todos pela ajuda!
  4. não estava conseguindo baixar o programa então fiz o procedimento de digital no Prompt de comando: wmic path softwarelicensingservice get OA3xOriginalProductKey aí consegui uma chave de 25 números, saberiam dizer como posso verificar de qual produto é esse serial? Decidi por baixar o win8.1 da microsoft, que ainda está disponível, existia uma ferramenta que se usava para criar um pendrive butável, mas não está mais disponível, vi que tem um procedimento também pelo Prompt de comando que dá para fazer esse pendrive bootável, em https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/06/como-instalar-o-windows-10-partir-de-um-pendrive-bootavel.html lendo o passo a passo, teria que alterar o modo de inicializar o sistema na BIOS, qual a diferença de se executar a ISO com com o sistema já rodando?
  5. Obrigado pela ajuda a todos, como não tenho os documentos do notebook e a chave não está no adesivo da máquina, como seria o procedimento para baixar uma ISO da microsoft, visto que, se não me engano, é necessário um cód. no site? como o windows que está instalado é o 10, se for restaurar ele restaura para o 10, não é mesmo? a alguns anos eu comprei um wind8 quando lançou, mas no CD não veio a chave, deve ter vindo em algum documento que perdi em um roubo, tentei usar este CD para instalar, mas não continua sem a chave, daria para recuperar a chave que talvez esteja na BIOS?
  6. o 8 usei por um tempo quando comprei ele em uma promoção da microsoft, mas não havia gostado, na minha empresa tem um pc com o 8.1, mas ele está igual ao 7 na aparência, ficou bem fácil de usar, eu uso o 7 no trabalho a anos, um ótimo sistema, mas fui atraído pela promessa de que o win8.1 tem uma versão mais leve para máquinas limitadas, a fico na esperança de que o win8 seria melhor do que o 7 para estas configurações, o que acha?
  7. conhece ela?, não tinha ouvido falar deste, segundo o técnico é uma versão mais leve, que é inclusive mais barata
  8. Bom dia, ganhei um notebook acer E1 v5we2, Celerom 1.4Gz, HD, 2gb de RAM está com o Win 10 Pro, não dá para usar, muitíssimo lento e sem bateria, conversei com um técnico ele sugeriu instalar o windows 8.1 embarcado corporativo (nunca tinha ouvido falar, parece ser bem mais rápido), quero tentar mudar apenas o SO, pois segundo o técnico esse win8.1 é bem tranquilo para máquinas limitadas e não vale a pena investir em hardware, gostaria de tentar fazer eu mesmo, mas não sei se existe uma versão específica desse windows 8.1 que devo baixar, também tem a questão da chave, que não tenho, pois o pc foi doado sem documentos, Poderiam me ajudar nesta questão? Agradeço desde já
  9. Boa tarde Ganhei um notebook Acer E1 series V5we2, (dado de coração, pois iria ser jogado fora) ele tem um Celerom 1.4Ghz, 2 Mega de RAM(são 2 slots, um deles é o de 2), HD comum, e não liga fora da tomada (bateria já eras) veio com Windows 8.1, mas está rodando com o Win 10 pro, Quando peguei estava extremamente lento e travado, Restaurei ele pelas opções do próprio Windows, e agora ele está usável, se não tiver pressa Pergunto, o que acham de mudar para o Windows 7? eu teria algum problema com os drivers? colocar uma memória nova? o processador acredito que seja soldado,acredito que não valha o custo da troca Meu uso seria para Office e Internet basicamente vou precisar de um outro PC para rodar SolidWorks? ou acham que este com as mudanças daria conta? Agradeço desde já a ajuda!
  10. de fato deve, haver obrigatoriamente um resistor no capacitor eletrolitico, que eu imaginava ser apenas para segurança de pessoas, mas que garante um capacitor descarregado entre uma partida e outra: o rele é Normal Fechado, uma corrente baixa na bobina do rele mantem ele fachado, correto? Entendi que, provavelmente, a corrente tem uma dificuldade bem maior de passar pelo relé, passa em grande parte pela bobina auxiliar do motor, isto faz com que este circuito, se carregue ( de carga?),e apresente uma baixa DDP na bobina do relé, mantendo ela desacionada, até que a força contra eletromotriz do motor diminua quando ele começa a girar, diminuindo a corrente no circuito do motor e aumentando a DDP na bobina do relé até que seja suficientemente grande para gerar um campo magnético e acionar o bendito relé.
  11. @Isadora Ferraz , chutou mesmo O contato 2 e 1 é NF, O Borne 4 é seco, nãoa tem função no relé, é só para facilitar as ligações dos fios Quando acionado o motor, a bobina C e S (auxiliar) parte, Mas o contato NF 2 e 1 permanecem fechados, mantendo o capacitor eletrolítico ligado na partida, Até que o motor alcance a rotação nominal, Após isto, a bobina do relé 5 e 2, aciona, abrindo o contato NF e deixando ligado apenas o capacitor permanente Note que, duas bobinas, a do relé e do motor estão em paralelo, Mas a bobina do relé só aciona depois de o motor alcançar a rotação nominal, A minha dúvida é de porque a bobina do relé não aciona junto com a do motor, O que impede de a corrente não passar por ela?
  12. @Tito Fisher , Acredito que meu problema é nesta parte que você se refere, embora eu não compreenda, Não entendo de o porque de a corrente não passar pela bobina do relé, e passar pelo enrolamento auxiliar do motor. Visto que relé e o motor estão em paralelo, a corrente não deveria se dividir? Seria a bobina do relé mais resistiva que o enrolamento auxiliar do motor? @Isadora Ferraz A bobina entre os terminais 5 e 2 no relé e, A bobina entre os terminais "C" e"S" no motor: 
  13. Boa noite senhores(as), Tenho uma dúvida com respeito ao relé Voltimetrico, Sendo este Relé, com sua bobina, instalado em paralelo com o enrolamento de partida de um motor, O que acontece para que a bobina deste relé seja acionada, desacoplando, apenas quando o motor alcançar sua velocidade nominal? A resposta que tenho é que no momento do acionamento do motor, há uma alta corrente e uma queda de tensão. Mas não entendo a relação com o relé, Agradeço desde já
  14. Boa noite! Estava com um motor monofásico com capacitor que havia parado de funcionar, e notei que na indicação de como fazer as ligações do motor para alternar entre 110V e 220V, a identificação dos fios era diferente de como aprendi a fazer. Havia lido de devemos identificar a primeira bobina com 1 e 3 a segunda com 2 e 4 e a bobina auxiliar com 5 e 6, mas vendo o esquema deixado pelo fabricante, vi que eles seguem um padrão diferente, pois no esquema que conheço os fios 1-2-6 devem estar jampeados para 110V, por exemplo. Saberiam me dizer se isso é comum?
  15. A intenção nem é tanto a fonte em si, claro que eu vou usar ela, mas a questão principal era sobre como dissipar o calor mesmo.
  16. Então seriam dois métodos: o método do cálculo que e o método do Quanto ao cálculo, o camarada@aphawk postou uma resposta com um cálculo simplificado e exemplo de como calcular, que traz de forma bem simples qual a Resistência Térmica que o dissipador necessita ter. No final da resposta tem um link que leva a um artigo com os cálculos completos e mais detalhes de como proceder, muito bom mesmo. Aliando o resultado do cálculo com o catálogo de dissipadores da HS dissipadores: https://www.hsdissipadores.com.br/catalogo.pdf, (que na introdução diz que os valores tem como referencia um dissipador de 100mm de comprimento), fica fácil ter uma ideia do tamanho e formato que o dissipador tem que ter. Depois que se entende os formatos e tamanhos dá para usar o segundo método de uma forma mais direcionada, Para se ter uma ideia, para eu usar uma tensão de 3v com 500mA com um trafo de 24v no LM317, eu ia precisar de um dissipador dos mais parrudos (Resistencia Térmica próximo de 1), cheio de aletas e do tamanha de uma carteira de cigarro, eu não fazia ideia de que seria deste tanto!, senão não teria montado um dissipador do tamanho de um apontador:
  17. Quase todo dia, só ver que agora mesmo tem uns três tópicos falando do assunto, inclusive o da fonte do faller que é praticamente eterno... ou, então não seria uma boa pregar nos topicos em destaque?,
  18. vou estudar estes, parecem ser bem praticos! eu dei uma procurada, (não com muito afinco) poderia lincar? não seriam os principais consumidores destes componentes hoje em dia?
  19. varias fazes de rebaixamento de tensão, tipo uma fonte ATX ? tem uma fonte que vcs ja devem ter visto: da para escutar 3 ou 4 chavementos ao percorrer de 1v a 30v.
  20. caramba bixo, e eu gastando dinheiro com placa padrão..valeu, num tem desculpa pra não fazer.
  21. Como é uma fonte de bancada para testes, não sei de quanta corrente vou precisar. Com um trafo de 24v a tensão antes dos reguladores fica em torno de 32v, aí para ligar uma carga de 3v e 500mA dá uns 14W no ci, "Aí não há tatu que aguente" como diria meu velho pai. Que tamanho de dissipador seria esse para uns 15W? é esse o meu equipamento no momento, ele acusa no display " quente pa caramba"
  22. Boa tarde!, Estou construindo uma pequena fonte de tensão regulável com lm317 e lm337, como prática para meus estudos de eletronica e me surpreendi com a temperatura que os ci´s podem chegar quando regulam de 24v do trafo para baixas tensões. Havia montado um dissipador um pouco maior que os circuitos integrados e não deu nem para o cheiro Gostaria de saber como os senhores fazem para escolher de forma prática seus dissipadores de calor. Se usam uma tabela ou uma relação entre a potencia dissipada pelo CI e o dissipador ou usam um cálculo simples, Imagino como as fontes profissionais contornam o problema de temperatura ao usar correntes de até 3A em tensões baixas, Seriam usados diferentes transformadores para cada faixa de tensão? Desde já agradeço a todos
  23. @Ricardov @Mestre88 @Isadora Ferraz valeu pessoal, muito obrigado!
  24. Boa noite pessoal, o trafo que usei é o TRANSFORMER_CT_RATED. Se eu uso menos de 10A na configuração da corrente máxima do secundário, o trafo abre logo que inicia a simulação, se usar 10A ou mais a simulação roda normal e todos os parâmetros no circuito parecem estar OK, e a corrente no secundário fica sendo 35mA sem carga. segue o print de quando inicia a simulação: e um print da simulação com 10A de corrente máx no secundário:

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!