Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Glauber Rodrigues

Membro Júnior
  • Posts

    4
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

2
  1. Galera do Clube, estou concluindo um curso e preciso entregar alguns trabalhos até 21 de janeiro de 2019, caso contrário já era, para isso preciso da ajuda de vocês, sei que o intuito do clube não é fazer por ninguém e sim auxiliar, estou passando abaixo o exercício proposto, tenho que entregá-lo sem erros, por isso peço a ajuda, no final envio também como realizei o exercício. Você trabalha em uma empresa no setor de manutenção. Uma das máquinas do setor de produção parou de funcionar, paralisando toda uma linha. Você constatou que houve apenas a queima de um resistor de potência desta máquina, no valor de 150 Ω/10 W. No entanto, no estoque do setor de manutenção só há resistores de potência dos seguintes valores (vários de cada): 360 Ω/2 W 240 Ω/5 W 100 Ω/2 W 75 Ω/ 2 W 30 Ω/ 2 W 30 Ω/ 1 W Para não parar a linha de produção você terá que fazer uma associação com os resistores disponíveis, mantendo a mesma resistência final e capaz de suportar pelo menos 10 W. No entanto, você deve usar o menor número de resistores possível na associação, pois o espaço dentro da máquina é limitado. Responda: -Qual é a menor quantidade de resistores que você pode usar nesta associação? - Desenhe esta associação de resistores, indicando o valor e a potência de cada componente. Diante do exercício, estou na dúvida com duas possibilidades: a) 02 resistores de 240\5 em paralelo mais 01 resistor de 30\1 (totalizando apenas 3 resistores 150ohms\11w) b) 05 resistores de 30\2 em série (totalizando 5 resistores e 150ohms\10w) Se for simplesmente pelo que pede o exercício, o uso de apenas 3 resistores resolve a questão ou a potência va implicar em algo. Obrigado.
  2. @Tito Fisher Valeu pela contribuição, fiz um resumão de tudo que postaram, muito obrigado. "Por serem de diferentes nacionalidades e terem vivido numa época em que não havia tanta interação entre os pesquisadores espalhados pelo planeta, ainda mais devido o interesse dos governos em monopolizar cada descoberta, podemos concluir que o teorema da amostragem foi descoberto por mais de um pesquisador em países diferentes, apesar de ter sido formulado em 1928 por Nyquist. O nome Teorema de Nyquist-Shannon homenageia Harry Nyquist (1889-1976, engenheiro elétrico americano, nascido na Suécia, que em 1928 ganhou notoriedade com o teorema) e Claude Elwood Shannon (1916-2001, Matemático e engenheiro elétrico, Americano, conhecido com "Pai da teoria da informação", que em 1949 em seu trabalho "A comunicação na presença de ruídos" começou a considerar os ruídos na comunicação que até então não eram considerados). Na mesma época, o teorema foi descoberto, independentemente, em outros países como Reino Unido por Edmund Taylor Whinttaker (1873-1956, matemático britânico que contribuiu amplamente para a matemática aplicada, a física matemática e a teoria das funções especiais) e na antiga União Soviética por Vladimir Aleksandrovich Kotelnikov (1908-2005, que foi pioneiro na teoria da informação e na astronomia de radar de seu país. Assim concluímos que o motivo da Teoria da Amostragem ou Teoria Nyquist-Shannon ter seu nome conhecido também como Teoria Whinttaker-Nyquist-Shannon -Kotelnikov é exatamente devido cada um ter participação com trabalhos independentes na teoria amostragem".
  3. @BCP Então, até aí até que foi tranquilo, o problema é justificar o porquê que o teorema também é conhecido como Teorema de Whittaker-Nyquist-Shannon-Kotelnikov, sobre isso que não encontro nada a respeito, a particitpação de Whinttaker e Kotelnikov no teorema.
  4. Prezados, eis que o Clube do Hardware veio a ser minha última esperança para essa resposta. Estou com uma pesquisa a realizar mas onde procurei na Internet até agora não encontrei a resposta, talvez alguém aqui me ajude. Sobre o Teorema de Amostragem, Teorema de Nyquist, por que ele também é conhecido como Teorema de Whittaker-Nyquist-Shannon-Kotelnikov. Minhas pesquisas não me deram resultados até o momento. Obrigado a todos.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!