Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ZiquiGni

Membro Pleno
  • Posts

    37
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que ZiquiGni postou

  1. @PlayerUzumakivaleu muito obrigado, vou dar uma pesquisada nos AMD mesmo com socket am4, muito obrigado pela resposta.
  2. Olá a todos, tenho um pc e recentemente estava vendo uns videos de processadores Xeon (acho que é isso) que são fortes e com preço bem acessivel, gostaria de saber se essa placa que tem no meu pc suporte algum modelo de Xeon para eu poder fazer um upgrade. Grato a todos!
  3. Fala pessoal, vou dar como encerrado esse tópico tendo em vista que me distanciei do que perguntei no inicio do tópico. Sobre a verificação da tensão da bateria não acho que será viável, e nem possível do jeito que estava pensando realmente. Verifiquei a possibilidade de usar um módulo que verifica a tensão e faz comunicação com arduino via I2C, e no código é possível determinar os parâmetros. Obrigado a todos pelas ideias e resposta.
  4. Pois é lendo um pouco mais para baixo entendi, que 3.7V é em cada célula da bateria, logo a janela tem que ser bem menor como você mencionou. Estava pensando se ao invés de usar os transistores nas saidas do comparador eu utilizar optoacopladores, acredito que tornaria mais "preciso". E a questão da janela ja vi que é inviável mesmo, acho seria interessante colocar o comparador fixo para 3 x 3.7V, como o @aphawk mencionou que as voltagens de 3.3V são individuais para cada celula. Eu vou ter duas baterias de Lipo, de mesma características, mas cada uma com seu respectivo comparador e circuito regulador de tensão, uma será para os motores e servos e a outra para sensores e microcontrolador, a única coisa em comum entre as duas será o GND, pois preciso para que o microntrolador reconheça algumas funções dos motores e dos servos. Excelente valeu por essa dica, a @Isadora Ferraz havia comentado sobre 90% abaixo da carga total ja esta descarregada, mas eu não tinha entendido por que tão baixo. Agora fez sentido, e realmente fez todo sentido...
  5. Foi mal... Hahahaha... Mas de boa logo imaginei que começou a ficar complicado o esquemático (para mim pelo menos ). Tranquilo, isso ja fiz. Vai ser duas de 2200mA, 11.1V, 25C e 3S da Turnigy. Dei uma olhada e me parece boa, não vi muitas reclamações sobre ela. Já é uma começo. Hahaha Na verdade essa de usar os dois transistores vi num video e tentei aplicar para minha realidade... Eu já estava ficando sem ideias de como fazer para cortar corrente quando a bateria chegasse num nível crítico.
  6. Pois é nas simulações que fiz não deu muito certo... Queria saber como poderia melhorar, você teria alguma dica sobre tema para eu poder melhorar esse esquema? Mas as baterias de lipo trabalham nesta faixa, nos sites que andei lendo elas não podem abaixar de 3,7 para não danificar, e logo imaginei que se estivesse acima de 11.1v danificaria o circuito, por isso a faixa tão grande.
  7. Fala pessoal voltei, demorei um pouco tava na correria. Estava pesquisando sobre comparador com janela, para fazer de forma automática o desligamento da bateria para o circuito se ela estiver abaixo de 3,9v e se estiver acima de 11.1v. Pesquisei e cheguei neste esquemático, dee um desconto fiz agora no trabalho enquanto estava na janta . Gostaria de saber se seria possivel fazer dessa forma para depois a tensão entrar no circuito da fonte que irá diminuir para 5v? Ps: faltou os resistores de polarização de base dos transistores.
  8. Entendi... Da hora, mais uma que eu aprendi. Pois é, tenho ver isso... Qualquer coisa deixo na chave mesmo () me poupa a dor de cabeça já que tenho outras coisas sobre esse circuito para pensar.
  9. O meu primeiro esquemático realmente utilizava o 7805 e o 7812, mas a @Isadora Ferraz comentou num outro tópico que abri que não são eficientes, então ela me indicou pesquisar por outros tipos, cheguei aos reguladores dc dc buck/boost que utilizavam esse e outros ci's, baixei o datasheet fiz algumas pesquisas de outros hobbista e engenheiros em alguns sites do genero, e me agradou a utilização deste ci. O lm317t é um conversor linear, também foi proposto pela Isadora que eu poderia fazer essa ligação logo na saída do conversor de 5V ja que a perda de tensão seria mínima com o calor. Então imaginei dessa forma. Realmente eu comecei a desenvolver pelo ponta errada do iceberg, na minha imaginação onde tudo esta funcionando perfeitamente () a minha ideia e ligar uma pcb standalone com bootloader do arduino, talvez três sensores ultrasonicos, sensores de temperatura e umidade, sensores infravermelhos acredito que seja isto (estou pensando ainda como incrementar mais coisas), para uma segunda bateria com um segundo regulador de tensão, terei motores(6v) e servos, mas ainda não calculei a corrente inteira do corrente. Excelente, realmente esta faltando o gnd no conversor lm317, e logo imaginei que essa parte estaria errado pois não fazem parte da mesma tensão (isso?). Legal, vou remove-la. Na verdade minha ideia é bloquear a saida de corrente da bateria (lipo) sabendo que não é aconselhável abaixar a tensão abaixo de 3.7v senão poderá danificá-la. Queria fazer isso com mosfets talvez. Mas ainda não temho uma ideia de como fazer para capturar essa tensão quando ela chegar a 3.7v fechar o mosfet, bom enfim aquela chave era só para constar um corte entre a bateria e o circuito caso ela chega-se nessa tensão.
  10. Bom dia fala pessoal (Voltei ), demorei um pouco mas acho que fiz uma bomba ao invés de um regulador de tensão rsrsrs. Brincadeiras a parte, eu pesquisei alguns componentes e cheguei neste esquemático baseado no datasheet de cada componente, eu calculei os resistores do divisor de tensão de cada um e cheguei nas voltagens que eu queria, apenas o de 3.3V que eu tenho que mudar pois ao colocar valores comerciais de resistores tive um pequeno aumento na saída 5V para 5.12V, e não apliquei a mudança para o 3.3. Tentei aprender a calcular o ripple e como corrigi-lo mas não entendi muito bem algumas coisas, então deixei os capacitores e indutores para uma próxima atualização quando eu aprender a fazer os cálculos e as devidas analises, eu gostaria de saber se isso realmente irá funcionar se está viável para eu poder fazer minha pcb. Muito obrigado pela ajuda desde já. Obs: Apenas para complementar, alguns pontos que eu realmente fiquei em dúvida no meu esquemático as chaves tipo gangorra estão postas de forma correta?, na SW1 quero que ela ative nivel lógico baixo quando fechada, para poder desligar o CI (se foi isso que consegui entender do datasheet), e a SW2 para desligar a bateria do circuito. Outro ponto é a distribuição da tensão nos pinos, está correto fazer dessa forma (P4, P3, P6 e P7)?
  11. @Isadora Ferraz vou dar como resolvido esse tópico tendo em vista que satisfez minhas duvidas com relação a regulação da entrada do meu circuito. Mas acredito que vou ter que fazer outro esquemático da minha alimentação e acredito que postarei de novo aqui. Se puderes me ajudar mais adiante agradeceria muito.
  12. Pois é, eu fui procurar, e realmente não é fácil, o de 150uH até achei e num encapsulamento que acredito que irá ajudar na proteção da corrente eletromagnética em cima dos componentes sensiveis (Indutor 150uH). Ja o de 200 para o filtro(meia boca ), esta mais difícil de achar. Com relação ao regulador linear para a tensão de 3.3v, então eu posso logo na saida do regulador onde a tensão é 5v colocar o linear e abaixar para 3.3 é isso?
  13. A entendi, vou pesquisar sobre pré cozidos, tenho que mudar isso então. (Ta tenso o negócio). Esse ci é bom então, só a forma como esta o esquematico com os indutores não é excelente é isso???
  14. Mas por que o indutor? Pelo que li no datasheet o ultimo indutor vai diminuir o ripple, (ele é dispensável segundo o datasheet). Vou ter problema com o primeiro indutor?
  15. Fala pessoal, seguindo a sugestão da @Isadora Ferraz pesquisei e encontrei este regulador de tensão, segundo o datasheet ele trabalha com regulação de tensão de 1.2 até 35v e eficiencia de até 90%(segundo o fabricante) se não me engano. Este esquemático eu fiz no Eagle por que não tem este ci no Proteus. Esta é uma boa opção?encontrei uns outros da mesma empresa Texas Instruments, eu gostaria de saber, a regulagem desse circuito fica a cargo dos dois resistores R1 e R2 como divisor de carga?
  16. Preciso de ESC mesmo para aqueles motores de 6V dc pequenos? Pensei nisso também, aquele esquemático do 7812 que tirei do datasheet se não me engano é para evitar ruidos ou ondas (ripple). Eu estava lendo e a sobre baterias lipo, e para ligar as duas juntas seja em paralelo ou em série requer uma certa destreza para que as duas estejam nos níveis certos para não haver sobrecarga em cima de uma ou outra. Complexo isso rsrs! Acredito que adaptando isso que você mencionou mais o regulador chaveado ou step down que a @Isadora Ferraz mencionou acredito que vai funcionar de forma adequada...
  17. Obrigado @Isadora Ferraz, regulador chaveado ou regulador step down vou fazer a leitura sobre e alterar o layout. Ps: Foi mal pelo erro no local correto de postagem do tópico.
  18. Boa tarde, a alguns dias venho desenvolvendo um projeto, e os amigos aqui do fórum estão dando muito força e com conteúdos relevantes, agora para eu continuar prosseguindo neste projeto preciso imaginar a fonte de alimentação ideal, na minha imaginação eu pensei em utilizar duas bateria Turnigy que seguem as seguintes especificações 2200mAh, 3s, descarga de 20c e tensão de 11.1V, eu desenhei um esquemático baseado no datasheet de cada um dos CI's que pretendo usar, mas não sei se essa é a forma correta de fazer essa regulação de tensão, na imagem que coloquei aqui, o gerador esta mandando 24V (22.2 no caso das baterias) para os reguladores, a primeira das minhas perguntas é, esses 24V serão divididos entre os três reguladores ou cada regulador vai receber uma carga de 24V (se sim, acredito que perderei muito com a dissipação do calor da tensão extra em cima de cada CI, correto?), segunda pergunta, no caso dos dois lm317t eu poderia deixar apenas um e com resistores fazer um divisor de carga até chegar nos 3.3V que eu quero?, terceira pergunta, como serão duas baterias será que não seria interessante deixar uma para os motores e servos e a outra para os sensores e microcontrolador, se sim é possivel fazer apenas os gnd's das baterias estar juntos pois preciso dos gnds em comum com o microcontrolador para controlar alguns sensores e outros cis que vão na placa... Ps: É muita coisa para responder eu sei, peço desculpas ...
  19. Poxa bem interessante, pena que ta meio bugado o site para ler pelo celular. Quando chegar em casa vou dar uma olhada melhor.
  20. Não quis dizer que ficou perfeita, "quadradinha", e nem me atrevo a dizer que eletrônica é fácil, quis dizer que consegui modular o pulso, em 25, 50, 75 e 100%, eu quis me referir que as ondas ficaram condizentes com o que eu venho lendo e com o vocês vem me ajudando, claro que eu não sei ter a distinção que vocês tem de um problema para atrair a melhor solução, sou um hobbista como já havia mencionado a um tempo atrás e estou pesquisando e lendo muito para ter um 1/4 ou nem isso do conhecimento que vocês tem. Tudo que eu não quero é que interfira nos sensores... Como eu sei qual a frequência ideal para um motor trabalhar?
  21. @Isadora Ferraz realmente eu fiz o teste criei o circuito rc coloquei na saida do motor1 liguei o osciloscópio do proteus e obtive a onda quadrada perfeita na simulação. Valeu pela dica me ajudou muito. O que eu não entendi bem foi a questão dos 300hz que o @aphawk citou, eu setei os 300hz no gerador de pulso, mas não entendi o que ele interfere na onda, poderiam me dar uma breve explicação, ou algum link para eu poder ler e tentar entender?
  22. @Isadora Ferraz to vendo que virou guerra de gente grande esses meus tópicos. hahahaha... Mas eu tenho mais dúvidas, agora com relação a fonte de alimentação do circuito rsrs. Espere pelos próximos capítulos da minha "noobisse", vou abrir mais 1 ou 2(mil) tópicos.
  23. @Isadora Ferraz me pareceu bem chato também o funcionamento do 595 parece mais simples, eu realmente não sabia que não funcionava direito a simulação com motores dc no proteus, pois realmente em determinada altura eu tinha os pulsos no osciloscópio do proteus, mas nos motores como mencionei eles começavam devagar e aceleravam até seu limite. @aphawk mais uma vocês dois me dando algumas lanternas para seguir até o final desse túnel escuro que é a eletrônica... Hahahaha. Realmente você me deu a solução via software mas antes de programar eu estava criando o circuito e fazendo testes com o logicprobe e o gerador de pulsos do proteus. Eu vou tentar não ser infeliz e ir pelo menos difícil, acredito que o 595 vai me atender, e realmente vou pesquisar sobre circuito RC e fazer os testes novamente. (Vou dar como resolvido este tópico novamente, acredeço pela disponibilidade em responder de vocês dois).
  24. Ola boa tarde, sei que já dei como resolvido esse topico, mas ontem estava fazendo o circuito no proteus, e usando os 595 para poder mandar os pulsos pwm's para os motores, mas não consegui, o motor dc 12V da simulação acelera até chegar no máximo e não reconhece os pulsos, quando eu baixo o duty cicle ele acelera devagar até chegar no máximo novamente, ai me surgiu a pergunta se realmente é possivel usar o 595 para mandar os pulsos de forma separada para cada motor através de cada pino deste CI. E em contra partida encontrei este outro CI especifico de pwm (TLC5940), o que vocês acham deste problema e deste outro ci?
  25. @Isadora Ferraz não só os seus, é que como não tenho pratica com eletronica digital, há muitas formas de fazer a mesma coisa ai é onde começam a gerar as duvidas...

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!