Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Celio Pereira

Membro Júnior
  • Posts

    6
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. Ainda não dei retorno porque não cheguei a fazer a configuração. Não sei se pela posição em que ele ficou ou se por características próprias, o modem/roteador que a NET instalou aqui está oferecendo um sinal de WiFi bem melhor do que o meu ASUS. O WiFi “pega” com sinal forte na casa toda. A interface de configuração (e demais utilitários) é fraquinha comparada com a do ASUS, então ainda estou pensando no que fazer pra aproveitar melhor o que eles oferecem. Deixei o ASUS desligado por enquanto.
  2. Ajudou MUITO com certeza. Minha dúvida tinha sido realmente quando você escreveu "ips dinâmicos, mas fixos". Me pareceu uma paradoxo. Mas esta última explicação clarificou o que você quis dizer. Amarrar um enderêço IP na lista do DHCP ao enderêço MAC do dispositivo é uma maneira de garantir que este dispositivo receba sempre o mesmo enderêço sem que para isso eu precise alterar a configuração no dispositivo fixando um enderêco IP nele. Assim que eu instalar e configurar tudo aqui eu dou um retorno dizendo como foi. Espero que com tudo funcionando. Muitíssimo obrigado pela explicação.
  3. Quando digo “gerenciar” a rede não é nada muito sofisticado não. Gosto de poder ver os endereços IP que estão sendo atribuídos aos dispositivos, quanto cada um está “consumindo” da minha internet, etc... Na verdade o que eu gostaria mesmo é de continuar como está hoje, só com um modem (sem roteador) e o roteador ASUS. Mas, já que a NET vai instalar um modem/roteador e que futuramente pretendo assinar um plano de TV a cabo, quero colocar o modem/roteador da NET próximo à TV (que não fica próximo ao roteador ASUS nem aos PCs mas eu já passei um cabo de rede entre os dois locais. Pela espessura do cabo foi mais fácil passar o cabo de rede do que seria passar o coaxial da TV) e pretendo utilizar as saídas LAN restantes dele para conectar a Smart TV e outros dispositivos quaisquer. Do que você escreveu eu só fiquei confuso com a distribuição de endereços que você citou no exemplo. Vou ler com mais calma pra tentar entender melhor. Já entendi que: - o modem/roteador da NET ficará com o WiFi desligado e com o DHCP habilitado. - no modem/roteador da NET devo definir um faixa de endereços a serem oferecidos à rede. Essa faixa pode ser bem estreita porque não pretendo conectar muitos dispositivos nesta rede do modem/roteador da NET. - devo ligar uma ponta do cabo de rede que já passei na porta LAN1 (por exemplo) do modem/roteador da NET e a outra ponta na porta WAN do ASUS. - não devo configurar o ASUS como AP. Devo continuar configurando ele como roteador, como está hoje (acredito que a diferença é que ele não vai mais fazer a autenticação na rede da operadora como faz hoje na Oi/Velox. Ainda vou estudar o que devo mudar ali). - devo deixar o WiFi do ASUS habilitado com o mesmo SSID que tenho hoje. - Devo deixar o DHCP do ASUS habilitado. Acredito que não precisarei definir uma faixa de IP diferente da faixa do modem/roteador da NET porque no ASUS terei uma rede diferente. Posso deixar no padrão. Com isso, tirando os poucos dispositivos que conectei via cabo no modem/roteador da NET, todo o resto dos dispositivos (com fio e sem fio) se conectarão ao ASUS e, em relação a estes dispositivos, eu poderei continuar fazendo as consultas que faço hoje. Também poderei compartilhar arquivos e impressoras entre computadores ligados ao modem/roteador da NET e computadores, smartphones, etc ligados ao ASUS. É isso? Se errei alguma coisa corrija por favor. Se não, só vou tentar entender melhor aquela distribuição de endereços que você citou no exemplo. Mais uma vez, muito obrigado.
  4. @arfneto Muito obrigado. Vou reler algumas vezes pra entender tudo. Mas chego lá
  5. Veja se meu raciocínio está correto. Se eu mantiver o modem/roteador do Virtua em modo roteador e desabilitar o wireless e o DHCP dele, atribuindo IPs fixos aos equipamentos conectados a ele via cabo e configurar o roteador Asus como access point, todos os outros equipamentos se conectariam ao Asus, certo? Neste caso eu conseguiria gerenciar a rede via Asus?
  6. Prezados, Estou mudando de provedor de internet. Depois de ser assinante do Oi Velox por muitos anos, estou mudando para NET Virtua. A instalação está agendada para a próxima semana e estou querendo me antecipar. Atualmente tenho um roteador Asus RT-AC68U ligado a um modem TP-Link (só modem). Gostaria de continuar utilizando o roteador Asus como roteador principal, gerenciando a rede após a migração para o Virtua. Pesquisando vi que a abordagem mais imediata seria colocar o modem/roteador do Virtua em modo bridge para que ele funcionasse só como modem. Só que eu gostaria de poder utilizar as saídas cabeadas dele para conectar equipamentos e acredito que se configurar como bridge não poderei fazer isso. Pensei então se seria possível utilizar o modem/roteador do Virtua como modem + access point, ficando o Asus como roteador principal, gerenciando a rede. É possível fazer isso? Se sim, como poderia implementar essa solução em termos de hardware (cabeamento) e software (configuração dos dois aparelhos)? Qualquer ajuda é bem-vinda.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...