Ir ao conteúdo

LSH

Membro Pleno
  • Posts

    55
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

5
  1. Acabei de acionar a garantia, vou trocar tanto placa-mãe como processador. Agradeço pelas dicas de todos, realmente tentei de tudo mas não faço ideia do que tenha acontecido.
  2. Pior que não. Mas acho que no fim terei que fazer isso. Queria evitar ter que pedir um kit novo porque comprei esse pc há menos de 1 mês, mas já tô desde domingo em função disso. O melhor a fazer vai ser a troca mesmo. Acabei de abrir o computador em modo de segurança. O clock foi pra 3,69GHz, mas o pc continua lento. Agora tô realmente confuso kkkkk.
  3. Tentei sim. Testei o modo equilibrado e desempenho, e ambos estão em 100%. Mas mesmo assim não mudou nada. Vou tentar isso do Modo Segurança. Pois é, eu ainda posso acionar a garantia da placa-mãe ou do processador, mas não consigo identificar qual dos dois está ocasionando o problema. No pior dos casos se não resolver até amanhã, vou pedir pra trocar os dois. Já tentei isso também. Fiz tanto o reset retirando a pilha, como o reset disponível na própria tela da BIOS da placa. Mas nada funcionou.
  4. já fiz sim, mas continua travado. Até tirei o processador e instalei de novo, troquei a pasta térmica do cooler mas absolutamente nada adianta. Não sei mais o que eu posso fazer, tentei de tudo.
  5. estou com um problema há alguns dias, e só ontem cheguei a uma conclusão. Meu pc estava extremamente lento de um dia pro outro (como relatei em um outro tópico) e depois disso fiz de tudo o que era possível: formatei, troquei o windows, passei antivirus, troquei as configurações de energia do computador, nada resolveu. Só depois de muito tempo reparei em algo óbvio: meu processador, um Ryzen 5 4600G não ultrapassa 0,37GHz de velocidade. Depois que reparei nisso busquei formas de tentar resolver e nada funciona. Pensei inicialmente que o problema era a fonte (uma Pichau Nidus 550W 80 Plus) não estar passando energia o suficiente, mas testei uma outra fonte de qualidade e o problema permaneceu, então o problema não está nessa peça. Tentei também ver se o problema era alguma configuração da Placa-Mãe, resetei a BIOS e tudo e também não mudou o quadro. Através de alguns programas, como o HWinfo64, vi que tá havendo um problema de Estrangulamento Térmico (PROCHAT) no processador, que tá fazendo com que ele funcione apenas no clock mínimo, e numa tensão mais baixa (tá em 0.7V, acho que o padrão era 1.35V, algo assim). Não tô conseguindo resolver isso de jeito nenhum. Minha placa-mãe é uma A520M HVS da ASRock, então não consigo mexer nas configurações e tensão pelo AMD Ryzen Master, nem em nenhum outro software. A BIOS também é bem limitada e não consigo tirar a limitação de temperatura/clock. Preciso de ajuda urgente porque não sei mais o que fazer. As peças ainda estão na garantia, mas não sei se o problema é especificamente do processador mesmo ou se é a placa-mãe que tá causando isso. Não sei porque essa limitação foi aplicada, porque minha CPU nunca passou de 70º C e o limite dela vai até 95º C. Agora com esse limitador ligado ela não passa nem de 35º C.
  6. Depois de buscar soluções, acho que o problema pode ser a questão do BD_PROCHOT, mas meu processador é imcompatível com o programa ThrottleStop, então não sei mais o que fazer. Não sei como alterar a tensão do processador na BIOS também. Reparei que a tensão está bem baixa, pode ser isso.
  7. Sim, isso foi muito repentino, provavelmente aconteceu quando teve a queda de luz. Mas não consigo fazer com que a frequência do processador volte ao normal, nem botando os planos de energia no máximo. Minha fonte é uma Pichau Nidus de 550W.
  8. Passei o dia fazendo testes, e agora acho que descobri mas não tenho certeza. Fiz um benchmark no CPU-Z do meu Ryzen 5 4600 contra um Ryzen 5 1600, e simplesmente o meu processador levou uma surra. A Velocidade do processador também não passa de 0,37ghz. Tem alguma resolução pra isso ou o processador tá condenado mesmo?
  9. Boa tarde. Comprei um PC novo que chegou em 21/10/2024. Peças: AMD Ryzen 5 4600G Placa-Mãe ASRock A520M-HVS Placa de Vídeo GTX 1660 Ti 6GB MSI memória RAM 16GB (2X8GB) Pichau Fonte Pichau 550W 80 Plus SSD 256GB ADATA M.2 Até então, o PC estava funcionando muito bem. Dia 01/11, teve uma queda de energia aqui em casa, e o PC estava ligado na hora. Horas depois liguei o PC, e ele ainda estava funcionando muito bem, sem nenhum problema aparente. No dia seguinte, quando liguei, notei que o PC estava mais lento. E depois, parece que ficava ainda mais lento, a ponto de estar com uma velocidade pior do que se eu estivesse com um HD Convencional instalado. Tudo demorava pra abrir e funcionar, jogos então nem sequer consegui abrir mais. Fiz tudo o que era possível antes de ter que ir pra formatação de fato: passei antivírus, removi arquivos inúteis, desliguei tudo o que tava iniciando com o windows, e nada disso funcionou. Quando eu abria o gerenciador de tarefas, não tinha nada anormal: memória nem chegava a 30% de uso, SSD mal pegava 20%, tudo funcionando nos conformes, mesmo com o pc super arrastado. Troquei do Windows 11 pro 10 depois, não funcionou. Fiz a formatação limpa do PC, também não mudou nada, o pc mesmo limpo iniciou lento. Minha ideia era que meu SSD tivesse corrompido ou algo assim. Hoje eu comprei um SSD (não M.2.) novo, fiz a instalação dele e já na instalação do windows ele continua super lento, nada mudou, ou seja o problema não é o SSD. Cheguei num ponto que não sei mais o que pode ser, preciso de ajuda pra identificar o problema por favor.
  10. eu faço arquitetura, e a falta de um notebook nas aulas tá me prejudicando bastante. Como é prioridade agora, vou substituir o pc por um notebook e depois quando eu tiver melhor financeiramente eu tento adquirir um outro.
  11. Eu usava uma GTX 750TI antigamente com uma fonte KCAS 400W. A sua é bem melhor, acho que aguenta sim mano.
  12. Boa tarde. Acho que vou ter que vender meu computador atual, mas não sei mais ou menos como eu deveria precificar. Configurações: Processador AMD Ryzen 5 4500 Placa de Vídeo XFX Radeon RX 6400 Speedster, 4GB, GDDR6 Placa-Mãe Gigabyte AB350M-DS3H-V2 memória Team Group T-Force Vulcan Pichau 16GB (2x8GB) 2666mhz Fonte COOLER MASTER 550W 80Plus Bronze 3x Ventoinhas RGB Gabinete Gamer Mancer Rogue RGB Monitor Gamer Mancer Horizon Z24, 24 Pol. Va, Full HD, 1ms, 75Hz, FreeSync Teclado C3Tech com RGB Mouse Warrior RGB 7200DPI Headset TGT RGB Armazenamento SSD 256GB + HD 1TB
  13. Seguinte, atualmente uso um AMD Athlon 3000G, numa placa-mãe AB350M-DS3H, sem uma placa de vídeo dedicada. Eu quero fazer um upgrade pois quero poder mais jogos, comprando um processador novo e uma placa de vídeo. O processador que eu tinha em mente era o AMD Ryzen 5 1600, que dá pra encontrar na casa dos 700 reais. É de geração mais antiga, mas com a alta dos preços da geração atual, é o que posso acessar atualmente, assim como a placa de vídeo, que ficarei com um RX 550 mesmo. Só fiquei preocupado com a questão da bios da minha placa-mãe. Tem problema se eu trocar o Athlon, que é da 3ª geração, por um Ryzen da 1ª? Sou leigo em placas-mãe ksks.
  14. Pois é, vou ter que mandar pra assistência técnica atualizar. Usa a porta HDMI. O monitor é VGA mesmo. Problema que eu usei um cabo direto de hdmi e testei na tv que tem essa entrada, e também não funcionou. Eu queria testar a entrada DVI, mas não achei nenhum conversor nas lojas daqui.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...