Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Primon

Membro Júnior
  • Posts

    3
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

2
  1. @Simon Viegas Ufa muito obrigado, agora consegui entender como isso funciona, para iniciante achei algo bem complexo mas acredito que com a prática esse conceito vai melhorando =D. O "caso base" é apenas um termo que é utilizado no meu livro da faculdade para fazer isso que você disse "A função e os parâmetros usados nela tem que funcionar de forma que uma hora a função pare de invocar uma nova." quando a função parar de invocar uma nova função ela atingiu o caso base, muito obrigado por sua explicação nota 10.
  2. Olá @Simon Viegas muito obrigado pela sua resposta foi de grande ajuda e fácil compreensão, consegui entender um pouco do raciocínio como uma função chama a outra que é a si mesma até ela atingir seu caso base. Se (n = 1) então retorne v [n] na linha acima a função recursiva atinge o seu caso base certo ? A dúvida que me ficou é a seguinte: neste exemplo, assim que função recursiva atingir o seu caso base eu sei que ela retornaria 30 pois seria (SVR3([30,20,10], 1). Então finalizaria a função recursiva voltando para o algoritmo e atribuiria para variável s o valor 30? Ou quando a função atingir o seu caso base ela retornaria a suas funções recursivas anteriores que foram chamadas SVR2([30,20,10], 2) e SVR1([30,20,10], 3) e só depois voltaria para o algoritmo e atribuiria para a variável s o valor 60? desde já grato sua explicação foi excelente.
  3. Olá pessoal do Clube do Hardware, estou cursando ADS através do EAD e estou na disciplina (Algoritmo e lógica de programação), resolvi me inscrever no fórum para tirar algumas dúvidas e com isso progredir nessa matéria e também ajudar no que estiver ao meu alcance, eu estou com dificuldade em resolver um exercício que contém função recursiva, "só para deixar claro eu não quero apenas usufruir do conhecimentos de terceiros para garantir nota, e sim conseguir entender o problema e consequentemente aprender o conteúdo". estive procurando vários vídeos sobre funções recursiva eles dão sempre os exemplos clássicos como Fatorial e Fibonacci, eu até consegui compreender um pouco a lógica nesses exemplos. Porém quando vou resolver a questão que citei anteriormente eu não consigo desenvolver. Detalhe estou aprendendo o Portugol, a questão é a seguinte: Assim, considere o seguinte trecho de pseudocódigo a seguir: 01 - Algoritmo processaVetor 02 - Funcao SVR (v: vetor [1..3] de inteiro, n: inteiro) : inteiro 03 - Início 04 - Se (n = 1) então 05 - retorne v [n] 06 - Senão 07 - retorne v [n] + SVR (v, n-1) 08 - Fim_se 09 - Fim_funcao 10 - Var A: vetor [1..3] de inteiro 11 - s: inteiro 12 - InÍcio 13 - A [1] <- 30 14 - A [2] <- 20 15 - A [3] <- 10 16 - s <- SVR (A, 3) 17 - ESCREVA (s) 18 - Fim. Ao realizar o teste de mesa no algoritmo recém apresentado, constata-se que seria apresentada a seguinte mensagem na tela do computador. E ai vem as alternativas. OBS: Caso queriam alterar os valores das variáveis, a fim de explicar sem precisar resolver a questão esta perfeito, eu só preciso compreender o problema.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!