Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Marcos Antonio Domingues Do Amaral

Membro VIP
  • Posts

    19
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Marcos Antonio Domingues Do Amaral postou

  1. @Shaman93 opá, todo bem? Eu fiquei impressionado com o retorno do seu irmão e TB pelo preço q ele pagou na rx 570, hj é muito difícil achar por menos de 2500k. Ele deve usar o modelo nitro da Sapphire né? São as melhores placas de vídeo dessa série rx 500. Pra quem sabe atenuar os impactos da mineração na placa de vídeo, reduzindo o click e a tensão, proporcionar uma boa refrigeração, não é uma má ideia. Vai acabar com a placa, reduzindo seu tempo de vida, mas vai ter um ganho q faz compensar. No vídeo q postei do kmz tech, ele relata muitos casos de placa de mineração já no fim da vida, chip gráfico e memórias torradas... Dá dó viu, não tenho coragem de fazer isso, kkk
  2. Placas de vídeo não foram projetadas pra uso em mineração de criptomoedas 24x7. O uso intensivo em mineração de criptomoedas não está relacionado apenas ao controle de temperatura. Os sensores da placa de vídeo registram a temperatura média do DYE, invólucro onde está os componentes e setores do chip gráfico. As placas de vídeos com construção mais robusta topo de linha podem aguentar o trabalho por mais tempo, porém sua vida útil será drasticamente reduzida, devido ao desgaste natural do produto, acelerado pelo uso intensivo. As memórias e o controlador de memória são os setores da placa q mais sofrem. Se você não é um minerador que vai ganhar muito dinheiro com isso, usando 20 placas em uma farm, acho q vai perder tempo.
  3. Obrigado mais uma vez por sua atenção Shaman93. Está próximo de chegarem muitas placas de vídeo da China que foram usadas em mineração, creio q o risco é grande para os desavisados. TB já vi em vídeos Chips queimados, torrados, escurecidos em decorrência da mineração. TB já ouvi opiniões que não recomendam mineração com placa de vídeo, na hipótese de amadorismo, já que os profissionais não se importam com a saúde da placa de vídeo, elas são apenas objetos que geram lucros e são substituíveis. Procurei informações sobre o uso da placa em jogos e na mineração, mas é difícil encontrar dados qualitativos, há muita polêmica, e tem alguma coisa em sites na língua inglesa, o q dificulta um pouco. O controlador de memória fica na borda do chip gráfico e parece q não tem eficiência na dissipação do calor que produz, se ficar em 100% de uso, o risco de dano é alto, além de que os Chips de memória TB vão esquentar muito e estressar os transistores. Ainda tem a questão do Thermalpad de baixa qualidade. Em games, mesmo de mundo aberto, as memórias não entram em ciclos de escrita continuamente, nem o controlador de memória fica tão sobrecarregado como ocorre na mineração. Eu temo q com a escrita nas memórias elas reduzem seu tempo de vida útil e podem morrer a QQ momento, como ocorre nas memórias flash com a mineração da chia. Salve-se quem puder com essa mineração, kkk.
  4. Obrigado pela ajuda Shaman93, já vi alguns vídeos de reparo de placa de vídeo usadas em mineração de criptomoedas e nesses casos o estado dos componentes são comprometedores, devido ao incessante processo de escrita nas memórias e uso em quase 100% do controlador de memória. as vezes não tem conserto a placa porque o chip gráfico danificou o controlador de memória ou vai exigir a troca do chip de memória que danificou-se pelo esgotamento (não por limite de escrita que ocorre nas flash NAND, mas pela depreciação normal do circuito integrado que sofre uma carga de uso elevado). será q o livro guia definitivo do hardware, do prof. Carlos Morimoto trás informação abrangente sobre esse assunto? gostaria de entender como funcionam e como se diferenciam as memórias de armazenamento flash NAND (não volátil) e as memórias DDR, se ambas têm uma limitação por ciclos de escrita e de que forma se opera em uma e outra.
  5. prezados, tenho uma dúvida para a qual não consigo encontrar uma resposta na web. trata-se de determinar a vida útil das memórias RAM DDR (memória primária do computador) e GDDR (memória dedicada da placa de vídeo). sabe-se que as memórias do tipo flash NAND ou NOR tem uma limitação de ciclo de escrita (TBW). gostaria de saber se condicionássemos a memória RAM (volátil) a um contínuo e intenso ciclo de escrita, ela sofreria um desgaste e esgotamento precoce, possivelmente provocado pela exaustão dos componentes internos (transistores e capacitores das células de memória). a memória RAM possui um limite de escrita causado pela deterioração natural de seus componentes, a qual pode ser reduzida pelo uso intensivo? outra dúvida está em saber se o controlador de memória do chip gráfico de uma GPU possui um sensor de temperatura exclusivo ou próximo dele que permita dizer se ele está sendo estressado (ao que parece, o sensor da GPU acusa uma temperatura média do chip e não das partes internas, no seu núcleo). se alguém tiver respostas a essas dúvidas, fico imensamente grato! cansei de procurar e estou frustrado, acho q esse tipo de informação é de domínio da engenharia avançada. aceito sugestões de uma bibliografia sobre o assunto. Marcos
  6. Obrigado pela atenção amigo. Tenho conhecimento do que significa o termo DIMM, onde os bancos de memória estão soldados dos dois lados da PCB. SDRAM significa que a memória é síncrona, trabalha no ritmo do pulso clock. TB já li a respeito do que seja SDR e DDR, está última consegue duplicar a quantidade de dados durante o início e o fim de um ciclo do clock, por isso são mais rápidas. Mas o Linux não me dá informações sobre a velocidade dessa memória, nem o tipo de memória. Achei q a velocidade real de trabalho dela está muito baixa. Por isso vim aqui pedir ajuda.
  7. Olá, saudações aos colegas! Gostaria de saber maiores detalhes sobre um par de memórias que adquiri recentemente para um PC cuja placa-mãe suporta DDR2. No entanto, os únicos detalhes dela que consegui obter é que ela é DIMM SDRAM. Em um teste de velocidade, a taxa de transferência foi baixa: cópia 650MB/s, leitura 1,2 GB/s. Alguém teria uma ideia se essa memória realmente é DDR2 800MHZ? Muito obrigado!
  8. faz um pendrive bootável do linux e entra no setup da placa-mãe pra selecionar o pendrive como primeira opção de boot. ao entrar no sistema linux você usa o terminal de comandos do linux e faz os testes. https://unixuniverse.com.br/linux/manutencao-hdd http://www.programabrasil.org/como-checar-e-corrigir-erros-de-disco-no-linux/#.X9t9wXqSmUk https://diolinux.com.br/2014/05/verificando-badblocks-no-ubuntu.html https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2016/12/como-criar-um-pendrive-inicializavel-do-ubuntu-no-windows-e-no-linux.html
  9. depende da sua placa-mãe. você tem q entrar no site do fabricante na seção de suporte e encontrar o modelo da sua placa-mãe. você pode saber o nome dela pelo CPU-Z, que identifica a sua placa-mãe e mostra qual a versão da BIOS atual. então você faz o download da BIOS mais recente fornecida pelo fabricante e faz a atualização seguindo os procedimentos do fabricante, dependendo dos recursos da placa-mãe. eu por exemplo, atualizei a minha usando um pendrive USB onde coloquei o arquivo de BIOS. no POST eu entro no setup da BIOS e na ferramenta de atualização eu seleciono o arquivo que está no pendrive e a placa atualiza. é bom ter um nobreak pra atualizar a BIOS, se a energia for interrompida, você pode perder a BIOS por corrupção do arquivo, aí terá q levar no serviço técnico pra regravar o BIOS, porque depende de equipamento técnico de gravação EPROM. boa sorte! antes de atualizar eu faria um scandisk com o linux ubuntu e testaria o HD.
  10. A Amigo, se depois de atualizar a BIOS da sua placa-mãe e trocar os cabos SATA e utilizar outra porta SATA, ainda assim persistir o problema, provavelmente é defeito no HD. você pode tentar corrigir ele utilizando os comandos de manutenção de disco pelo windows (CHKDSK). você tb pode fazer um boot pelo Linux Ubuntu através de um pendrive botável e utilizar as ferramentas do linux para verificação de erros no HD. www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2017/03/check-disk-como-corrigir-problemas-no-disco-rigido-no-pc-com-chkdsk.html www.remosoftware.com/info/pt/resolvida-como-corrigir-hd-aparece-como-nao-alocado/ http://unixuniverse.com.br/linux/manutencao-hdd https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/02/aprenda-como-recuperar-um-hd-com-bad-blocks-e-proteja-seus-dados.html
  11. Mano, nunca vi um HD formatar sozinho!!! caramba! você já tentou conectar esse HD em outro PC? pode ser erro da placa lógica do HD ou ele pode não ter sido formatado, construída uma tabela de alocação e particionado corretamente.
  12. amigo, isso é bem estranho. você teria como atualizar a BIOS da placa-mãe? essa placa tem q atualizar a BIOS até a versão recomendada para o seu processador, se for de 1ª ou 2ª geração tem uma versão final, mas se for de 3ª geração você pode instalar a última. acho q a a320 não tem suporte para o ryzen de 5ª geração. a fonte pode ser conferida com multímetro. a porta sata da placa-mãe pode ser testada com outro dispositivo, tipo um drive de CD/DVD. se puder ligar o Pc com outra fonte tb poderia ajudar a eliminar a fonte. esse problema ocorre durante o POST? o bip que você escuta deve ser o speaker da placa-mãe. faz um teste no HD com o HDDscan. boa sorte! PS: esses bips geralmente tem um significado, você tem q ver quantos bip tem e a duração, exemplo: 2 bips curtos seguidos de um bip longo, repetindo-se... tem uma tabela de erros pra identificar o problema. outra coisa, os cabos sata geralmente podem dar problemas. confere isso tb.
  13. Gustavo, eu consegui fazer um arranjo (array) com dois HDs de 1TB cada e instalei o sistema no SSD. você precisa apenas selecionar os HDs pra compor o array. o SSD fica non-Raid. o chato é que quando você seleciona o sata mod para Raid, toda vez que você liga o PC aparece a tela de configuração do firmware do chipset da controladora do RAID, ou seja, a tela de opções RAID. pra acessar normalmente dependendo do modelo da placa-mãe, usamos a tecla crtl + R/L. boa sorte! ainda não descobri como ocultar essa tela de configuração.
  14. OLá, dei uma olhada no manual da sua placa-mãe e realmente na página 1-1 diz que o slot M.2 compartilha a PCI express 3.0 x4 para até 32gb/s de taxa de transferência. mas existem dispositivos m.2 do tipo sata e nvme, este com maior velocidade que utiliza o PCI express.
  15. Olá, saudações! Configurei dois HDs em Raid 0, na placa-mãe Asus prime b450-plus. Ao lado dos dois HDs instalei um SSD Sata para instalar o sistema. O objetivo foi realizado com sucesso, porém, quando ligo o PC, no Post, aparece a tela de configuração RAID. O que fazer pra essa tela de configuração não aparecer mais? Aproveitando o ensejo, gostaria de saber a opinião de vcs sobre utilizar um mesmo cabo da fonte com conectores de energia para a alimentação do 2 HD, 1 SSD e placa controladora do RGB. A fonte tem outros cabos com ramificações pra utilizar, mas por uma questão de organização de cabos eu separei pra uso apenas um cabo de energia para os dispositivos de armazenamento e placa RGB e outro cabo de energia com conector moled para ligar as ventoinhas. Assim, pergunto se faria mais sentido dividir a alimentação em mais cabos de energia que a fonte oferece. a fonte é um corsair CX750. Obrigado pela atenção Marcos
  16. @Felipegraff13 eu não sou um usuário avançado, mas posso ajudar no possível. sua placa-mãe tem suporte pra inicialização via disco USB. se sim, faça um disco bootável de msdos, coloque no disco todos os afudos e a nova bios da asus. depois de inicializar o Dos, você tenta executar um dos comandos afudos até conseguir. caso sua placa-mãe não suporte USB na inicialização, então você terá q fazer um dico de CD ou disquete 3/4. use todas as opções de afudos. adicionado 6 minutos depois veja esse passo a passo: https://pt.phhsnews.com/how-to-create-bootable-dos-usb-drive4472
  17. aqui você encontrará tudo que precisa. quando for fazer o seu disco de boot inicializável, insere todos os programas afudos e vai tentando um de cada vez até dar certo. salvo engano, no prompt de comando, tem q usar letrar maiusculas. se sua placa-mãe tem suporte pra disco de boot USB, cria um pendrive inicializavel com o DOS. caso contrário, vai ter q fazer um CD. http://www.4shared.com/zip/qiUdKMmGba/pos-ag31ap__p5kpl-vm_.html https://www.bios-mods.com/forum/Thread-AMI-Bios-flash-tool-AFUDOS-EXE https://www.mediafire.com/?lbfya67q5r04e35 tem uma forma alternativa mencionada nos posts. https://www.bios-mods.com/bios-update/ boa sorte!
  18. @rodrigops @Henrique - RJ Caros colegas, agradeço pela atenção. Obrigado pelas dicas. Graças a Deus, tive sucesso na empreitada. Consegui fazer o cd de boot e coloquei na imagem do msdos todos os agudos que encontrei aqui (afudos228, afu236u, afudos239, etc) juntamente com a BIOS da Asus (atualizada com os microcodes xeon). Fui tentando todos os afudos até q deu certo. Não foi possível conseguir atualizar com a opção /x. Mas com o /n deu certo. Agora estou usando o xeon e5450 e a BIOS é da Asus. Valeu pela força galera.
  19. aqui jaz mais um sofredor no mundo na informática. peço ajuda pra resolver um problema: tenho essa placa ag31m-ap da positivo, e gostaria de migrar pra asus p5kpl-vm. no entanto, meu objetivo principal seria atualizar a BIOS com os microcodes necessários para suporte dos processadores Xeon socket 771. eu já preparei o arquivo bios.rom a partir da bios fornecida pela asus. consegui pelos links dos comentários varias versões do afudos. a maior dificuldade que estou enfrentando é criar um disco de CD bootável, com o MS-DOS. eu já tentei várias vezes e queimei muitas mídias que não tiveram efeito nenhum, ou quando inciaram, não foi possível localizar o afudos.exe e a .rom, pois eles não aparecem na listagem gerada pelo comando "dir /P". eu não tenho como opção de boot, no setup da BIOS, a USB. nem tenho floppy de disquete. então, meu caminho só pode ser trabalhar com um CD inicializável. tb tentei usar o plop boot manager, que não conseguiu arrancar o DOS da USB. já tentei de tudo. próximo passo vai ser levar em alguma loja pra escrever a nova bios. tenho instalado os programas ultraiso, cdburnerxp. obrigado pela atenção.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!