Bom vou fazer as seguintes pontuações:
1° Você recebe 240 Mbits de download e upload ? se for o caso sua internet tem 30 MBytes de velocidade, tanto de download quando de upload.
2° O tráfego poderia estar anormal onde você reside, alguma falha momentânea tanto de hardware quanto de software.
3° Já relatou esse problema para o provedor ? Quanto tempo tens este pacote ? É recente este problema ? etc...
4° Já fez o teste em ambas as velocidades 2.4Ghz e a 5Ghz do seu roteador ?
5 ° Já efetuou a atualização dos drivers da placa de rede ? E as atualizações do roteador ? (consultar o provedor de serviços).
6° Já trocou a porta de entrada do cabo de internet, já inverteu a ponta dos cabos ?
Esse não é um problema que ocorre tão regularmente, pelo menos eu nunca presenciei tal, mas continue mandando que tentaremos te ajudar !!!
Este é o link tanto do software para realizar as atualizações do seu note (software nativo da Dell), quanto para instalar manualmente através dos arquivos executáveis baixando-os um por um: https://www.dell.com/support/home/br/pt/brbsdt1/product-support/product/inspiron-15-intel-n5010/drivers
Caso haja dúvidas estamos aqui !