Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carlos Cecconello

Membro Júnior
  • Posts

    10
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

3
  1. Sem duvidas, mas será um próximo passo. Muito bacana, você fez eu me questionar uma coisa, como se comporta o gerador em relação a bateria? por que eu estava tratando a bateria como uma boa carga resistiva, o que sugere é deixar o gerador sempre ligado na bateria e drenar a potencia extra? o fato da bateria estar sempre ligada no gerador é novo para mim. Sim, realmente é uma atrocidade converter energia para depois "se livrar" do excesso... Mas é uma solução temporária enquanto adquiro conhecimento para fazer um conversor DC-DC de potencia.
  2. Na verdade minha saída do mc é 5v, com isso eu consigo atingir os 15v de gate . Obrigado pela ajuda amigo, na verdade estava buscando alguma alternativa para não usar CI's prontos de gate driver pelo fator econômico, como não preciso ter um controle rápido e preciso (como no caso de controle de inversores e ponte H, onde tenho que garantir o não acionamento simultâneo do par ) , fazer gate driver com componentes similares aos BC custa cerca de 10x menos que comprar um CI simples da família IR.
  3. @Isadora Ferraz Obrigado pela ajuda. Claro, o micro tem grande capacidade mesmo, vou utiliza-lo por que custa muito barato, cerca de R$20,00 e já tenho um pouco de experiencia com ele. Mas vamos por partes, atualmente a minha pretensão é fazer o controle com o pwm mesmo. Até por que tem mais questões envolvidas. Ler tensões de entrada do gerador, tensões das baterias, comutar cargas entre as baterias... Sobre os circuitos, achei interessante mas não entendi o por que o meu circuito não funcionaria, ele alimenta o Gate com 15v, segundo o datasheet seria a tensão ideal para IDmax. adicionado 8 minutos depois @albert_emule Muito obrigado pela ajuda! , sim realmente você tem razão. Geradores eólicos são complexos e extrair alta potencia requer muita energia. Mas o gerador em questão que o projeto vai atender é comercial e a potencia máxima que ele é capaz de entregar é 2kw, pode ser que entregue a maior parte do tempo uma fração pequena dessa potencia, Mas o meu circuito tem que suportar a demanda total. Sobre o controle, é por aí mesmo que estou pensando. Só tenho uma duvida, minha ideia era ter como controlar a bateria e a carga resistiva. O controle da parte resistiva não me deixa muitas duvidas, fora essa questão de gate driver que está gerando divergências. Mas como controlar a bateria? O problema é o seguinte, eu pretendo usar a bateria para alimentar as demais partes do circuito. Então eu tenho que estar com o "negativo" da bateria ligado ao GND do circuito, Mas isso não permite eu ligar a bateria no dreno do mosfet. Por isso surgiu a ideia de colocar a bateria "abaixo" do mosfet, deixando o dreno direto no gerador e a bateria conectada ao Source, posso fazer isso?
  4. @Sérgio Lembo É um gerador brushless de 2kw trifásico, não há um regulador de tensão, uma ponte retificadora fará a sua conversão antes de entrar no controlador.
  5. @Isadora Ferraz Não entendi bem o que quis dizer, mas como vou utilizar a energia armazenada nas baterias é outra questão, o que estou tratando aqui é do circuito que vai carregar a bateria, que no caso é a minha carga para o gerador. Sistemas MPPT utilizam conversor DC DC para aumentar a eficiência do gerador, mantendo sempre a tensão de saída constante. Realmente é um sistema excelente e seria o mais adequado, porém alem do custo você deve imaginar que há uma grande diferença entre projetar um circuito PWM e projetar um circuito conversor DC DC para alta potencia com indutores e tudo mais o que mesmo requer. Por hora, no inicio da minha jornada com projeto eletrônico ficarei satisfeito em um circuito mais simples, o que já está dando um certo trabalho.
  6. @Isadora Ferraz Eu prendo utilizar um chaveamento com frequência, inviabilizando a utilização de relés. Com o micro eu pretendo controlar o Duty Cycle monitorando o gerador. A finalidade é manter o gerador produzindo, se o vento for fraco eu não posso ter grandes cargas conectadas ao meu gerador se não ele pode parar. Assim como eu controlo o RPM de um motor DC utilizando um PWM, só que a finalidade é oposta, onde eu controlo a carga para manter o RPM. O gate driver se faz necessário pelo fato que estou utilizando Power Fets, onde preciso de 15V no gate para IDmáx, e a saída do micro me fornece 5v.
  7. @Sérgio Lembo Obrigado pela ajuda. Estou tentando encontrar a melhor forma de fazer isso. Infelizmente geradores eólicos de pequeno porte entregam uma potencia bastante instável. O projeto tenta se beneficiar da energia "gerada" na maior faixa possível de tempo. O circuito ao todo conta com cargas resistivas com a função de dissipar o excesso de potencia do gerador, a fim de manter a tensão recebida pela bateria em níveis aceitáveis. Gostaria de entender qual a maneira certa de fazer essa polarização.
  8. Pessoal, sou iniciante em projetos eletrônicos e estou trabalhando em um circuito simples para controlar a carga de um gerador eólico. A proposta do circuito é chavear a tensão de um gerador eólico para uma bateria. O sistema de controle será feito com um microcontrolador STM32f103. Mas me deparei com um dilema em eletrônica básica que estou com dificuldades para compreender. Para fazer o chaveamento pretendo utilizar um Mosfet, a questão é simples, como polarizar a bateria para carrega-lá? Utilizar mosfet de canal N ou Canal P? Pensei em utilizar o seguinte circuito, quais as consequências de utilizar a carga no Source do mosfet canal N? A bateria irá fornecer uma tensão para o mosfet, isso poderia danifica-lo?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!