Sim o investimento é alto.
Sou sou sócio de uma telecom no Rio e a cerca de um ano e meio trabalhamos com entregas de link via fibra óptica.
Nós ja possuíamos um backbone para redes ethernet e ptp, ou seja, somente precisamos instalar uma OLT e seguir com a distribuição, que não é a parte mais cara.
Antes da OLT você vai precisar de equipamentos para receber e tratar o link dedicado, que no Rio, hoje, para faixa de banda que o tráfego para 300 clientes consome, estaria em torno de 15 reais o mega comprando em um provedor de médio porte. Mas varia imensamente de região para regiãi, não é nada tabelado.
Depois de tratar este link com BGP ou rotas de distribuição e equipamentos para monitorar a saída (obviamente precisará de alguem para configurar e manter tudo isso) você partirá para OLT, atualmente utilizo a fiberhome que é o melhor custo-benefício do mercado. Aceitar ser desbloqueada e utilizar ONUs de diversos fabricantes.
Para início recomendo o uso do Kit ONU Intelbras 110B + Roteador a sua escolha pois barateia a instalação e facilita na manutenção para que não seja tão dependente da OLT na parte de suporte pós venda.
Na questão da distribuição de rua, as placas da OLT podem ser de 8 ou 16 portas PON, que podem alcançar até 256 clientes dependendo da configuração de splitters na rua e perdas de potência.
Contudo o ideal é trabalhar com 64 clientes por porta (até 500MB por cliente) ou 128 clientes por porta (até 200MB por cliente)
eu utilizo o padrão de 128 clientes, 1 splitter de 1x8 e CTO de 16 portas.
OBS: Existem CTOs de mais portas, mas as mais comuns são de 8 ou 16, não justifica utilizar mais que isso, na grande maioria dos projetos, pois as áreas de atuação são grandes e você precisa dimensionar as disponibilidades de porta por esse espaço.
Sendo assim então, com essa configuração poderemos utilizar 8 CTOs de 16 portas totalizando 128 clientes por porta.
Segue abaixo calculo de perda de potência padrão:
Saída PON +5 (splitter de 1x8) -10 (splitter de 1x16) -14 = -20
ONUs do padrão C+ alinham com até 27 a 29 de potência em média, Ou seja, você ainda terá uma margem para perder com emendas, conectores mecânicos e etc.
Bem, existem muitos e muitos outras questões isso foi só um básico, teria que vender uma consultoria para explicar tudo aprendido nesses um ano e meio kkkk mas da pra dar uma luz e no Youtube tem MTT coisa hoje em dia sobre rede GPON FTTH para te orientar nesse caminho. Boa sorte.
Se for da região metropolitana do Rio, vamos trocar uma ideia que podemos fechar algum negócio, quem sabe. Um abraço.