Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ryan232

Membro Júnior
  • Posts

    4
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por ryan232

  1. 24 minutos atrás, Tito Fisher disse:

    Ola.

     

    De fato uma fonte com corrente menor que a requerida pela carga poderia queimar se ....  Não tivesse proteção para essa situação !

     

    Então, voce disse que a bomba fica pulsando , é basicamente o efeito da proteção.que desarma a fonte e torna a religar.

     

    Para uma bomba ( onde  se supõe existir um motor dentro ) e ela tem a corrente nominal de 4A o arranque dela vai exigir uma corrente bem maior, digamos uns 20 ou 30 A

     

    É um ponto negativo em fontes chaveadas , normalmente elas não conseguem dar arranque em motores cujas correntes estejam próximas da corrente da fonte.

     

    Certamente com uma bateria 12V ( até uma pequena de 4.5Ah )  voce conseguirá rodar sua bomba dágua .

     

    Também com uma fonte de trafo( 4 ou 5A ) + retificador voce vai conseguir.

     

    você não disse qual tipo de fonte tentou usar, se uma chaveada ou de trafo, eu estou apenas tentando ilustrar a situação .

     

    Resumindo:  Para uma bomba 12V  4A   voce pode precisa de uma fonte 12V  muito maior se for chaveada , pode ser até de 100A se conseguir.  

    Uma opção para fonte que esteja mais perto da tensão nominal da bomba seria usar um controlador de rotação, tipo  PWM ou afins para que a fonte não desarme.

     

     

    nao-sim.jpg

    Obrigado pela explicação.

    Eu usei uma fonte de alimentação com design igual aquelas fontes de celular (desculpe mas não sei o nome técnico).A bomba é aquelas pequenas usadas em carro. E fiquei com uma dúvida : a bomba pulsa somente quando à líquido, caso ela esteja vazia ela roda normalmente, e em uma velocidade consideravelmente alta.

    adicionado 10 minutos depois

    @Tito Fisher

    24 minutos atrás, Tito Fisher disse:

     

  2. Liguei uma bomba que não especeficava sua corrente de operação, e ela funcionou sem bombear nenhum líquido. Contudo a bomba fica pulsando ao tentar bombear algum líquido, só que não tem força.. Logo depois descobri que uma bomba similar trabalha com 4a. (N achei de jeito nenhum a corrente de trabalho da bomba original). E a mesma foi ligada a uma fonte de 1a. Segundo o que eu entendo era para essa fonte queimar por n resistir a passagem de tanta corrente. Mas notei que n aconteceu nada com a fonte... O motor e a fonte são de 12v.

    Não consigo concluir uma explicação lógica ou matemática  para isso.  

    Preciso de uma luz só para entender o que acontece.

  3. Ola, tudo bem.

     Eu gostaria de uma explicação ou uma indicação para que eu possa entender teoricamente e, descobrir como se chegou a fórmula que define o valor da força exercida pelo solenoide.

    Resumindo: Quero entender as relações entre a força e o campo magnético gerados pelo solenoide...

    Meu pequeno projeto consiste em construir uma válvula solenoide que, quando ligada atrai um ferrinho é mesmo está conectado a uma mola. Quando o solenoide é desligado essa mola retoma a sua posição exercendo uma força sobre esse ferrinho, sendo assim, o ferrinho volta a sua posição original. Essa válvula tem o objetivo de abrir a tampa de uma mangeira e depois fecha-lá para evitar a goteira que é inevitável em meu projeto.

    Mas para isso preciso encontrar a relação entre a força do solenoide, e a da mola.

    OBS: Sobre a força da mola eu já tenho conhecimento, eu perdido en relação ao solenoide.

    Desde já obrigado.

  4. Em 21/04/2018 às 18:47, Sérgio Lembo disse:

    Força = ((N x I)² x k x A) / (2 x g²)

    Em que:

    N = número de voltas no solenoide

    I = corrente, em amperes (A)

    A = área de seção transversal do ímã, em metros quadrados (núcleo ferroso)

    g = distância, em metros, entre o ímã e o pedaço de metal

    k = 4 x 3,14159 x 10^-7

    Lembre-se que o núcleo precisa ser de ferro doce. Os pregos mais baratos  (não usar os de aço) podem se usados. Idem vergalhão de construção. Para o fio,  usar cobre esmaltado. Para esse uso, experimente desmontar um relé automotivo e utilizar sua bobina juntamente com seu núcleo de ferro, se a distância do seu objeto não for grande, talvez dê conta.

    adicionado 14 minutos depois

    Comece o cálculo determinando quanto de força vai precisar para iniciar o arrasto do seu ferrinho.

    O que vai limitar a corrente elétrica (e o consumo da bobina) é a resistência do fio, que no caso do cobre não é grande. Por conta disso se utiliza fio fino mas com muitas espiras. Observando a fórmula, a primeira expressão é número de voltas x corrente. Dessa forma, com a metade da corrente consegue-se a mesma atração se houver o dobro de espiras. O problema é que enrolar fio fino centenas de espiras é osso.

    Se prestar atenção na fórmula, vai perceber que a força que um eletroímã exerce sobre um objeto cai o dobro do quadrado da distância, isto é, para iniciar a atração necessita-se do máximo, para manter preso não. Essa constatação te dá a possibilidade de usar potência máxima no instante inicial e manter o dispositivo fechado com baixa potência.

    Ola, tudo bem. 

    Se não for muito incômodo, eu gostaria de uma explicação ou uma indicação para que eu possa entender teoricamente e, descobrir como se chegou a fórmula que define o valor da força exercida pelo solenoide.

    Resumindo: Quero entender as relações entre a força e o campo magnético gerados pelo solenoide... Desde já agradeço.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!