Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mosqueteiro

Membro Pleno
  • Posts

    29
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Talvez se você fizer umas gambiarras nos arquivos, consiga jogar. (mas com graficos horriveis, gambiarra mesmo) Os jogos não exigem muito do processador, o principal mesmo é a placa de vídeo. Tanto é que CyberPunk 2077 vai rodar com um FX 8300 (processador de 2014), esse mesmo processador empurra todos os jogos atuais. E muito provavelmente vai rodar com um FX 6300 (de 2012), visto que ambos tem um desempenho semelhante em jogos. (o desempenho difere mais em questões para trabalhar mesmo, e multi-task) Como o paNkeR disse, vai precisar trocar a placa de vídeo.
  2. @Shanks. Rapaz, sabe me dizer se posso ter problemas em acionar a garantia por conta de 1 adesivo da fan faltando? (um adesivo preto, redondo, escrito "Galax", que fica no meio da fan) A gpu veio com 1 só adesivo desse, a outra fan estava sem, porém ainda com resquício de cola, creio ser falha na hora da produção. Porém os documentos estão todos em ordem aqui. Li alguma coisa sobre adesivo que não pode ser removido, mas não ficou muito claro para mim. Desculpa pela pergunta de leigo, nunca precisei trocar peças assim. E manjo muito mais de configurações avançadas de software, já que fui inserido muito cedo nesse meio, pra hardware eu sou muito ***** kk
  3. Sim, sim, exatamente por isso eu tenho medo. Já danifiquei uma placa antiga que eu usava para testes (uma PNY Quadro XXX bem antiga, nem vende mais), até hoje sinto falta da bichinha, era muito útil ter uma placa com desempenho baixo. Restou só a minha GTX 1660, e uma 9800GT que não me serve pra muita coisa. Desde que quebrei aquela lá, nunca mais mexi muito em hardware. Nem tirar processador para limpeza eu arrisco, ainda mais porque o meu coolerbox é fixo com thermal pad. Creio que o problema em questão esteja no dissipador. Parei pra escutar melhor de como é o som, aparentemente a parte preta de plastico está batendo na parte metálica e causando o barulho.
  4. beleza, irei alterar as velocidades para confirmar umas coisas. Amanhã ou quando eu tiver coragem para checar os parafusos (me cago de medo de mexer em hardware) eu dou uma apertada lá e vejo se o problema permanece. Obrigado!
  5. @Faroukzada Não consigo te ajudar com overclock ou underclock, porque minha placa-mãe não permite. Ignore o video e faça os outros procedimentos. Eu tenho um Ryzen 7 3700x. Ele batia fácil os 94ºc Fiz todos os outros procedimentos que te enviei (deixar as ventoinhas em Turbo, plano de energia do pc, etc), agora, as vezes ele bate 85ºc, mas logo cai pra faixa de 66ºc à 76ºc. Antes eu deixava o plano de energia em "Maximo desempenho", estudei bastante sobre o assunto, e cheguei na conclusão besta de que isso é desperdício de energia. Mesma coisa com a placa de video, no painel dela eu deixei o plano de energia em "equilibrado". Mudou absolutamente em nada os meus fps, e o pc esquenta bem menos. Tem videos no youtube que fazem o comparativo também. Existe outro fator. Os Ryzen (alias, AMD, desde a linha FX), são uns forninhos. Eu troquei meu gabinete por um bem ventilado, e mudei as minhas ventoinhas para causar pressão positiva (apesar de pouca gente recomendar, funcionou muito melhor do que a pressão negativa). Pressão positiva diminuiu uns 3ºc do pc em geral, de quebra diminuiu muito a poeira que entra. São assuntos que valem ser estudados, e cada caso é um caso.
  6. @Shanks. Essa parte preta, onde ta escrito "Geforce GTX", aparentemente está vibrando e causando ruídos quando a rotação das ventoinhas chega entre 60% e 70%. Mas menos que isso ou mais que isso (menos de 60% ou mais de 70%) ele para de vibrar. Minha placa de video antes de fazer o procedimento no Afterburn, ficava em 55ºc em idle, onde eu moro é relativamente quente. Mas agora ela fica em 35ºc em idle. Coloquei assim: 30ºc - 20% 40ºc - 35% 50ºc - 55% 60ºc - 65% 70ºc - 75% 75ºc - 100% O ruído aparece quando entre 50ºc e 70ºc Na imagem mal da pra ver, mas a durex que mencionei ta ali do lado ao nome, onde tem aqueles 3 capacitores, ela ta passando ali ao lado do ultimo capacitor, da para ver um reflexo. Essa fita impede essa parte de plastico de vibrar. Edit: Fora isso, como mencionei, só de encostar bem leve na parte de preta (plastico), ele para de vibrar também. Não se é parafuso frouxo ou sei lá. Ele faz um som bem irritante, mas não ao ponto de vibrar tudo.
  7. Dei uma pesquisada rápida sobre sua placa-mãe, assim como eu havia dito anteriormente, verifique se a opção de OC esta ativada. Fora isso, recomendo seguir este video para alterar tensão desse processador: YOUTUBE LINK Vai precisar entender inglês para seguir os passos. O "CPU Voltage" que ele menciona, é o VDDCR (CPU Core Voltage). Recomendo assistir o vídeo inteiro, mas ignorar o primeiro procedimento. Faça o segundo (e mais complexo) procedimento para obter uns resultados bem melhores. Caso queira uma alternativa, sem ter que mexer na tensão, vá na bios, e coloque o modo das ventoinhas em Turbo. Para isso, procure ativar o modo avançado da bios (Advanced). Nesse modo, vai ter um icone de ventilador na parte superior, escrito QFan Control, clica nele. Vai ter uma listinha à esquerda, um grafico no meio, e umas opção em baixo. Seleciona cada item dessa lista na esquerda, e coloca a opção Turbo em cada um. Sempre que colocar a opção, aplique. Também para checar se o OC está ativo, nesse mesmo modo avançado vá em "Ai Tweaker", nessa lista de opções, ele é o "OC Tuner", deixe em desativado, se não tiver essa opção, deixa em "Keep the current settings". É interessante verificar se o "Ai Overclock Tuner" está em Auto, deixe a opção em Auto para evitar outros problemas. Depois coloque o plano de energia do computador em "equilibrado" (você não vai perder desempenho), depois abra as configurações de energia avançadas, e deixe essas partes assim: Resumidamente o processador vai poupar energia quando não estiver sendo utilizado 100%, logo a temperatura dele vai estar mais baixa, portanto vai demorar mais para esquentar. Além disso, pode mudar aquele 10% para um valor em torno de 2 e 15. Quando o computador precisar de mais processamento, o processador vai aumentando até aquele "estado de desempenho máximo", então deixa aquilo em 100% mesmo. Não vai afetar em nada o seu uso e de quebra vai poupar energia. EDIT: Ao mexer na bios, não esqueça de salvar. É em Exit, "Save and Reset", algo assim.
  8. Qual era sua placa-mãe antiga? Acho que é normal dos Ryzen ter essa variável, o meu também oscila muito. Verifique se na bios tem alguma opção de OC ativada. Se estiver ativa, desativa e faz um teste. Ademais, qual plano de energia você usa no pc? EDIT: Ah, eu li errado. Ignora a pergunta sobre qual era sua placa-mãe, vou pesquisar aqui
  9. Boa. Tenho uma GTX 1660 (Galax), que comprei em janeiro. Recentemente, por questão de altas temperaturas do processador, troquei o gabinete e aproveitei para configurar a rotação da fan da gpu pelo MSI Afterburn. Ela raramente passava dos 50% da velocidade de rotação, e chegava em 75ºc. Agora estabilizei em 55ºc, com 60~70% da velocidade de rotação. Problema é que nessa faixa de rotação (60~70%), aquela parte de plastico que envolve as fans parece que vibra e causa um som não muito alto, porém irritante, que consegue passar pelo fone de ouvido. Testei em velocidades superiores de rotação (80~100%) e o ruido não está presente (apenas a típica turbina). Enquanto vibra, se encosto o dedo bem de leve nessa parte de plastico, o ruído para. Não é uma vibração forte o suficiente para tremer tudo. Logo eu suponho que não vem das fans. Alguém sabe me dizer se tem como eu corrigir isso por meios normais? (tentei apertar uns parafusos, e nada. Arrumei uma forma alternativa de parar o ruído, coloquei um durex prendendo a parte de plastico na parte traseira da placa, mas como pretendo vender essa placa futuramente, não queria ter que enviar assim).
  10. Eu acho que nem se você fizer umas gambiarras muito loucas vai rodar um desses jogos. Como experiencia, eu tinha um notebook i5 da 3ª geração. Usava driver de video integrado, uma Intel HD Graphics 3000. Esse gráfico integrado é superior a todos que você mencionou: HD7450, HD6450 e GT610. Desses ai, tentei jogar Borderlands 2 e Just Cause 2, o resto eu não comprei, mas é o mesmo nivel. Borderlands 2 eu tive que fazer gambiarra nos arquivos, rodava com 24 de fps, horrivel, em resolução 960x540, modificando arquivos para abaixar textura. Just Cause 2 não rodou, não consegui modificar os arquivos, ele bugava. Então, não, não vai servir. E nessa faixa de preço você não vai achar um produto novo que sirva para isso. Eu recomendaria olhar os usados. (passe longe do mercado livre, atualmente os caras estão viajando no preço lá) Edit: O maximo que eu rodava com o Intel HD 3000, era um League of Legends, com muita oscilação (30~70 fps), também rodava CSGO com muita sofrencia (resolução também em 960x540, e chegava no máximo aos 35 fps) Se quiser montar um bom custo beneficio, recomendo fortemente a conf que eu mencionei acima: FX 8300 (Ou FX 6300, é "semelhante" e mais barato) (pode ser novo ou usado, em termos gerais é um processador barato) GTX 550 Ti ou GTX 750 Ti (usada, precisa pesquisar bastante mas tem como encontrar uma barata e funcionando ok) Fonte pra alimentar isso, vai de 400w à 450w, dependendo da placa-mãe. 8GB de ram ta ok (DDR3), 2 pente de 4GB ta tranquilo, da pra achar usado por gente que nem sabe quanto vale e faz muito barato. A placa-mãe precisa ser compativel com memoria RAM DDR3 e processadores AMD. Existe alternativas bem em conta, mesmo na pandemia. Isso vai sair em torno de 1400 à 2000 Supondo que você tem um gabinete já, e supondo que você vai precisar comprar uma placa-mãe, porque eu acho que a sua é DDR2. Nessa configuração, o jogo mais pesado que rodei foi Apex Legends em 720p (tudo no minimo) (80fps). E Apex é um jogo muito pesado, battle royale de mundo aberto. Também rodou The Witcher 3, com configuração personalizada (diminui qualidade de sombra, e resto deixa tudo no alto, rodou liso, perto de Apex ele é leve) Fiquei uns 3 meses pesquisando e comprando peças que apareciam. Demora, mas da pra chegar lá. Não vale a pena você gastar dinheiro com uma peça que não vai te atender, guarde o que tem, vai juntando mais, quando tiver uma boa quantia você começa a comprar.
  11. Depende da sua intenção. A grosso modo, são placas bem ultrapassadas, atualmente são péssimas para jogar. Se você só quer dar vídeo pra tela do pc, usando um processador sem driver de video integrado, ou caso queira usar 2 monitores por alguma razão, talvez sirva. A HD7450 e a HD6450, tem desempenhos semelhantes. Tive experiencia apenas com a HD7450, que eu suponho que, pela numeração, é superior à HD6450. E mesmo assim, horrível atualmente. Eu usava em um pc super básico, e o máximo que eu jogava era um Doom 2, alguns jogos de 2009, 2010, rodavam em trancos e barrancos. Não sei te dizer sobre a GT610 que você marcou. Mas eu suponho que seja superior as HD7450 e HD6450. Mas não deve ser lá essas coisas não. Por esse preço, caso você queira jogar, você consegue alguns achados de usados, mas funcionando, de GTX 550 Ti e GTX 750 Ti. Recentemente, comprei uma GTX 750 Ti usada, no facebook, por 230 reais. É de uma marca que nunca vi na vida. Mas fiz uns testes e não é falsificada, funciona numa boa, e consegui empurrar jogos pesados com ela (resolução 720p). Obviamente vai depender do processador também. No caso, eu testei num pc com um processador FX 8300, 12GB de Ram DDR3 1333Mhz, GTX 750 Ti e uma fonte de 500w. (não é o meu pc, estava montando pra outra pessoa, não tenho acesso a ele com frequência)
  12. Downgrade no gráfico dos jogos talvez? Mudar a opção de energia da máquina... Atualizar o driver do chip gráfico... Desativar a maioria dos serviços desnecessários do Windows 10... Também tem uma opção oculta de modo de energia, talvez ajude... abra o CMD (Prompt de Comando) no modo administrador, coloca isso aqui e da enter: powercfg -duplicatescheme e9a42b02-d5df-448d-aa00-03f14749eb61 Depois abra a configuração de plano de energia, e deve aparecer uma opção nova lá. Mas assim... não tem como saber, apenas com essa descrição, se o problema é Software ou se é Hardware. O jogo não abre? Ele abre mas dá muito lag? O lag vem depois ou esta desde o começo? Ele rodava antes, e agora não roda mais? Ou você testou de primeira e não ta rodando? Notebook para uso básico é uma desgraça pra jogos, btw. Edit: O vídeo que o @SouLegity enviou, é sobre a opção oculta que eu disse, faz isso ai 1 vez só.
  13. @Elder Nauvirth Não, não, é esse mesmo do painel frontal. Eu achei que era de energia (enviar energia para a usb). Vou tentar tirar uma foto. Se sair com flash estourado eu nem posto. Edit: O de 24 pinos eu já tirei e organizei ele. Saiu bem mais fácil que esse outro. Essa criança aqui
  14. Placa-mãe varia de fabricante, já olhou em outros sites? Tem esse modelo aqui ( Link ), é a mesma placa, com algumas variações. O processador e placa de vídeo estão equilibrados. A fonte vai aguentar com facilidade... Já tem um gabinete pra isso ai? Se não, invista em um com boa ventilação dependendo do que você for fazer. Ryzen é um forninho. Tem esse aqui ( Link ) investindo em umas ventoinhas, ta tudo certo. Meu gabinete é horrível, meu Ryzen chega na casinha dos 95º. Se sobrar, compre um SSD de 120GB ou 240GB, para instalar o Windows e os jogos/programas principais. EDIT: O modelo que enviei da placa-mãe, tem só 2 slot de RAM. Tem esse outro modelo com 4 slots ( Link )
  15. Uma de 500w dá... Tem a minha: https://www.kabum.com.br/produto/67894/fonte-gamemax-500w-80-plus-bronze-gmx-gm500 Se pagar no boleto, ta dentro.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!