Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lucas CaBRelli

Membro Júnior
  • Posts

    10
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

6

1 Seguidor

  1. Eu fiquei um pouco assustado quando você disse que roda nessa temperatura no mínimo, mas fiquei mais tranquilo depois de ler a sua outra publicação. Você consegue rodar melhor com mais um módulo de RAM, mas a temperatura será a mesma, que eu não sei se é preocupante, mas acho que poderia ser mais baixa. Onde você mora é muito quente? O seu gabinete é fechadão? Você tem algum ventilador instalado nele?
  2. Tratando-se de processador com vídeo integrado, você precisa ter em mente o seguinte: Diferentemente de uma placa de vídeo dedicada, ele não tem memória própria para o processamento gráfico. Ele usa a memória do sistema. Tanto a CPU como a GPU usarão esses 8 GB de RAM. É recomendado que você deixe ao menos 2 GB para a GPU integrada (é melhor deixar como 2 GB do que deixar no automático), mas reservando ao menos 8 GB para o restante do sistema (que é o mínimo recomendado hoje em dia). Por isso, 8 GB totais podem não ser suficientes (depende do jogo, mas tende a não ser). O ideal é usar mais que isso. Isso pode explicar parte dos travamentos que você está tendo, mas há mais uma coisa: Um segundo módulo de RAM faria muito bem à sua jogatina não só porque haveria mais RAM, mas também porque você teria 2 canais de comunicação entre o processador e a memória do sistema (o famoso dual channel). A sua placa-mãe, com certeza, tem uma arquitetura de 2 canais de memória. Para você ter uma ideia: se, por exemplo, você tivesse 2 módulos de 8 GB com a mesma frequência, o resultado seria como ter um módulo de 16 GB com o dobro da frequência (isso ao menos em teoria). Quando você tem uma placa de vídeo dedicada, que tem memória própria, ter 2 canais de memória não é tão interessante. Porém, num processador com vídeo integrado, que depende duplamente da memória do sistema, 2 canais de memória traz uma diferença considerável no desempenho. Então, sim: instale mais um módulo de RAM. De preferência, um com a mesma frequência e latência do atual (melhor ainda se da mesma marca). Assim você facilita a vida do controlador de memória do seu processador. Eu suponho que não há problema em ter um módulo de 8 GB e outro de 4 GB (se alguém souber, sinta-se à vontade para comentar). É mais isso que eu citei. Aí depende do que você quer jogar e de quanto pode pagar. Mas, se quiser ir direto pros 16 GB totais, eles dão uma folga legal.
  3. @dwatashi Então a conexão via USB ou PCIe tem nenhuma influência na latência?
  4. Minha pergunta é sobre esses dispositivos que possibilitam ter uma rede sem fio no PC. Uma placa de rede de conexão PCIe pode oferecer PING (latência) menos alto do que um adaptador de rede USB 2.0 (o mais comum) por causa da velocidade de conexão do PCIe?
  5. Conheço estes dois: Aigo Darkflash Leo DT3sports Orbiter O primeiro está esgotado, mas talvez volte em novembro no clima de Black Friday.
  6. A entrada de energia para o processador ser de 4 ou 8 pinos pode ser um limitador geral para o processador? Os 8 pinos fornecem mais energia do que os 4? Ou a mudança está, talvez, na estabilidade da energia? Escolhi o Ryzen 5 3400G para ser o meu processador. Vou jogar alguns poucos jogos nos gráficos integrados. Nada de overclock. E já sei como é o recomendado para jogar com os gráficos integrados. Não será uma configuração muito exigente. Estas são as especificações do Ryzen 5 3400G. Uma das minhas opções para placa-mãe é a ASRock A320M-HD ou a A320M-HDV (por causa de preço). São placas de projetos mais simples. Eu sei que isso pode ser uma dificuldade em relação a temperaturas em situações de estresse do sistema. O que eu não sei é isso sobre a entrada de energia de 4 pinos que é presente nessas placas. O conector de energia de 4 pinos poderia limitar o desempenho de uma APU Ryzen, que tem um chip gráfico incluído? Mais especificamente, poderia limitar o Ryzen 5 3400G? O que poderia acontecer? EDIÇÃO: Não sei se ajuda, mas o processador estaria acompanhado de: 2 módulos de RAM de 8 GB, 3000 MHz e CL15-16-16-35 Fonte 80 plus bronze de 450 W
  7. @carbonii Eu sempre pensei que "Ryzen 5 1600 AF" era apenas outro nome do Ryzen 5 1600. Agora eu sei que o AF é uma nova revisão, um novo modelo do Ryzen 5 1600. Se eu tivesse lido não apenas as especificações na página oficial dele... A AMD diz na página que a única diferença nas características próprias do processador é a litografia de 12 nm. Mas não acho informação sobre alguma diferença na frequência máxima dos módulos de RAM. Está falando de overclock? @Willian Klein Cometi um pequeno erro. Não errei a comparação, mas usei o modelo original do Ryzen 5 1600. A diferença não é muito considerável, de todo jeito.
  8. @Willian Klein Agora, sobre esses processadores trabalhando com a RX 570: Estou me baseando no Bottleneck calculator (ou, traduzido, Calculadora de gargalo), um recurso do site pc-builds.com. Ela mostrará uma porcentagem de gargalo entre processador e placa de vídeo. Quanto menor ela for, mais equilibrada será a combinação. Mas não fique encucado com isso. É bom que a porcentagem de gargalo seja baixa, mas ela não precisa ser quase 0. Dificilmente trará algum malefício. O importante é fazer uma combinação equilibrada para que os dois trabalhem bem juntos. A própria calculadora usa como marca 10%. Tudo que está abaixo de 10% de gargalo é considerado por ela como uma boa combinação. Os resultados são os seguintes (considerando 8 GB de RAM para o sistema): Ryzen 5 1600 + RX 570 Ryzen 3 3100 + RX 570 Como você viu, as porcentagens ficaram bem baixas. Estão ótimas. Você pode diminuir mais com uma RX 580 no lugar da RX 570, mas isso não é necessário a menos que você queira.
  9. @Willian Klein Vou considerar alguns pontos. Frequência Ryzen 5 1600: 3,2 GHz (básica) e 3,6 GHz (max boost) Ryzen 3 3100: 3,6 GHz (básica) e 3,9 GHz (max boost) Cache Ryzen 5 1600: 19 MB Ryzen 3 3100: 18 MB Frequência máxima dos módulos de RAM Ryzen 5 1600: 2666 MHz Ryzen 3 3100: 3200 MHz Núcleos e threads Ryzen 5 1600: 6 núcleos e 12 threads Ryzen 3 3100: 4 núcleos e 8 threads Arquitetura e litografia Ryzen 5 1600: Zen, 14 nm Ryzen 3 3100: Zen 2, 7 nm A tendência da litografia é que, quanto menor ela fique, melhor ela seja. ANÁLISE Em frequência, o Ryzen 3 3100 é superior. A diferença entre as frequências básicas é considerável. Em cache, o Ryzen 5 1600 é superior. Bem pouco. 18 MB de cache é nada mau Em frequência máxima dos módulos de RAM, o Ryzen 3 3100 é superior. Isso não quer dizer que módulos de RAM de 3200 MHz são infinitamente melhores do que os de 2666 MHz. Mas, caso você queira módulos com uma frequência maior tal como 3000 MHz, o Ryzen 3 3100 é interessante. Em núcleos e threads, eu não sei qual teria mais desempenho. Mais núcleos e mais threads não necessariamente fará uma grande diferença. Um processador como o Ryzen 3 3100, que tem menos que o Ryzen 5 1600, pode ser melhor do que ele por outros fatores. Frequência costuma ser mais considerável do que número de núcleos e threads. Em arquitetura e litografia, o Ryzen 3 3100 é superior. Os processadores Ryzen estão divididos em gerações. O Ryzen 5 1600 é da primeira e o Ryzen 3 3100 é da terceira. Com o lançamento das novas gerações, houve avanços na arquitetura. A primeira geração tem a arquitetura Zen; a segunda, a Zen+; a terceira, a Zen 2. Atualmente, está em lançamento a Zen 3. Uma arquitetura e uma litografia melhores podem fazer o processador trabalhar com mais eficiência. CONCLUSÃO Eu escolheria o Ryzen 3 3100 por tudo que ele oferece: frequência boa, arquitetura mais nova e litografia melhor (tende a trabalhar mais eficientemente), boa quantidade de núcleos e threads, boa quantidade de cache e suporte a frequências maiores de módulos de RAM. FONTES Você pode ver todas essas especificações no site oficial da AMD, a fabricante dos processadores Ryzen. Especificações do Ryzen 5 1600 Especificações do Ryzen 3 3100
  10. @carbonii Ele quis dizer que a RX 570 tem 4 GB de VRAM. @Willian Klein 4 GB de VRAM para a placa de vídeo é suficiente para o seu propósito. E siga o que carbonii diz: 8 GB de RAM (é RAM mesmo agora) para o sistema é o mínimo para rodar os jogos bem. Isso para a sua configuração. Se, por acaso, você não quisesse comprar uma placa de vídeo e quisesse jogar com gráficos integrados, o recomendado seria ter mais que 8 GB. Quanto ao processador: também acho mais vantajoso um Ryzen 3 3100. É parecido com o Ryzen 5 3400G em especificações, mas não tem vídeo integrado, o que é melhor para você, que pretende ter uma placa de vídeo dedicada. Não ter vídeo integrado também reflete no preço um pouco. Comparando os preços na Terabyte Shop, o Ryzen 3 3100 está custando R$ 760 (sem desconto) e o Ryzen 5 3400G está, neste momento, por R$ 990 (com desconto). Avisando: essa oferta terá acabado quando você ler isto. Faltam menos que 6 horas (estou digitando na madrugada).

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!