Olá pessoal, acabei de adquirir uma RX 580 e fui instalar no pc. Liguei o PC e inicialmente tudo funcionou tranquilamente, carreguei um jogo e fui jogando até trocar para outro. E nesse outro, começou a apresentar problemas, umas travadas, zumbidos que eu nunca tinha ouvido antes na vida, lentidão, e nem era lentidão de lag, também percebi uns artefatos de leve, o jogo não crashava mas estava travando e dando uns zumbidos. Reiniciei o PC e tentei novamente, dessa vez o jogo rodou sem quaisquer problemas.
Só no dia seguinte que me liguei que a placa estava bamba, quando fui jogar novamente e quando quitei o jogo, a tela ficou preta, desconectei o cabo da placa e conectei de novo, quando vi, o pc reiniciou sozinho, daí desliguei e fui ver a placa, foi aí que descobri que ela estava bamba, decidi instalar o sistema em outro gabinete que prestasse e consegui prender bem, liguei o PC e não tive mais problemas até agora. Detalhe, esse tempo todo, usei o gabinete em pé, com ela bamba.
Mas como sou paranoico, gostaria de saber se há a possibilidade de ter danificado alguma coisa, se diminuí a vida útil de algum componente, seja placa de vídeo, placa-mãe, processador, etc. Gostaria de saber se há algo que eu possa fazer para checar se está tudo tranquilo, se há algum software que faça o diagnóstico do hardware para saber se está 100%. Ou poderia até mesmo ouvir a opinião de vocês mesmo.
Meu setup:
Placa-mãe: Asus Prime B450M Gaming BR
Processador: Ryzen 3 3200g
Placa de vídeo: Sapphire Pulse RX 580
RAM: 16 GB 2666mhz (2x 8gb)
SSD: 480GB Kingston
HDD: 1TB Western Digital 5400rpm
Fonte: DT3 Sports BX700 - 700W