Boa tarde, pessoal!
Vim compartilhar esse problema que tive mais para passar a informação adiante, até porque já resolvi a situação.
Mais ou menos duas semanas atrás, meu desktop começou a ficar sem internet (uso conexão por cabo RJ45) seguidamente. Como o meu roteador é novo, e o cabo foi grimpado por mim, suspeitei que a porta Ethernet da CPU pudesse ter algum problema. Enviei a CPU à assistência técnica, onde fizeram testes e não encontraram nada. A internet voltou a funcionar por mais um ou dois dias até que as quedas voltaram.
(OBS: as "quedas" eram que minha CPU não reconhecia o cabo conectado; simplesmente dizia que não havia nenhum cabo conectado).
O que me causou estranheza é que nessas ocasiões, o resto dos aparelhos conectados no wifi continuavam funcionando normalmente, bem como meu ps4, que é ligado via cabo ethernet no mesmo roteador.
Liguei e desliguei o roteador; troquei a entrada em que o cabo ía rotedor; atualizei os drivers de conexão do windows; habilitei e desabilitei eles; nada resolvia. Troquei até o próprio cabo RJ45, na esperança de resolver o problema. Não resolveu.
Por eliminação, sobrou apenas tentar trocar o roteador (embora eu estivesse sem esperança e já estava desconfiando da assistência que analisou meu computador). Chamei a NET e, para minha surpresa, ao técnico testar a conexão com outro roteador, a conexão funcionou instantaneamente, e vem funcionando desde a visita dele.
Moral da história: por algum motivo obscuro, o roteador da NET simplesmente parou de reconhecer só o meu desktop, mesmo com uma conexão por cabo.
É de cair o c* das calças.