Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Elisio Barboza

Membro Júnior
  • Posts

    3
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

3
  1. agora eu fiz esse circuito, simulando dá certo. amanhã verei na patica. ah esse sw1 é pra simular um travamento do motor. ela faz um curto no motor.
  2. primeiramente obrigado a todos porestarem colaborando. não tenho conhecimento com micro controladores, um pouco de arduino. gostaria de fazer uma logica simples mesmo. a ideia de usar um amp operacional passou pela minha cabeça. seria minha proxima tentativa. vou colocar aqui o esquema que fiz. é comum e é com reles. nesse caso a considerem o shunt com 0.8 ohms. nesse caso ocorre o que foi mencionado pelo colega "mor", o rele fica vibrando, um tipo de loop corta e rearma. pensei em acumular uma carga na base do transistor pra segurar um tempinho o rele desligado, mas não obtive sucesso com isso. estranho que na teoria e simulando no proteus tudo funciona perfeitamente, mas na pratica não é igual... ah ,mas deixa eu explicar uma coisa.. esse modelo aí do esquema, tem um funcionamento diferente. foi o primeiro que eu fiz. esse usa um pnp que fica saturado até o surgimento de uma tensão na base e aí entrando em corte e deligando os dois reles. depois comecei a usar um outro esquema que satura um transistor e liga umn rele e o mantem ligado por um tempinho. nesse caso seriam 3 reles.
  3. estou fabricando uma ponte h com negativo comum, para ser usado em motor de vidro elétrico. quero fazer com que ele pare caso trave, o que ocorreria quando o vidro chegasse ao fim de curso. quero usar um tipo de sensor de sobre corrente. fiz isso usando uma resistência shunt, mas a tensão que surge nela, não to conseguindo chavear nem um transistor. que excitaria um rele pra cortar a alimentação. motor 12v, uso dois reles 5 pinos (1x2) polo/posição, corrente de corte de 5a, shunt é 0,8 ohms. alguém tem alguma ideia/esquema ? obrigado.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!