Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Nelsaraiva

Membro Pleno
  • Posts

    30
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

13
  1. Eu não me importei nada, Nicanor, qualquer um pode confundir um l com um i. Seja feliz.
  2. Prezado Nicanor,apenas parao seu conhecimento, não é Nei, mas Nelsaraiva (Nelson Saraiva). Ao seu dispor. Obrigado pela correção BCP. Embora eu já esteja convicto do seu acerto, vou checar e registrar as diferenças por você apontadas. Nos diagramas esquemáticos que tenho, adquiridos na Aurora, eu não percebi as diferenças, vai ver elas estejam nas respectivas PCIs, não nos esquemas..
  3. Obrigado, mais uma vez, BCP, já resolveu meio problema. Vou aguardar.
  4. SOMENTE A TÍTULO DE CURIOSIDADE: os circuitos dos amplificadores Gradiente M-246, M-1660 e M-366 são praticamente os mesmos, iguais. Todos têm o mesmo circuito de fonte, de pré, de tonalidade e de amplificação, e a única diferença entre eles reside no transformador e nos transistores de saida. No M-246 e no M-1660, o transformador tem tensões de saida de 36,3V - 30V - 0V - 30V - 36,3V, enquanto no trafo do M-366 as tensões são de 40,6V - 34V - 0V - 34V - 40,6V, também em vazio. Quanto aos transistores de potência, o M-246 e M-1660 usam o par 2SA1094/2SC2564, enquanto o M-366 usam o par 2SA1095/2SC2565. Na saida para as caixas de som, os dois primeiros amplificadores têm 22V RMS, proporcionando uma potência de cerca de 60W RMS em 08 Ohms, por canal, enquanto que o M-366 tem 25V RMS, com potência de cerca de 78W RMS também em 8 Ohms. Então, para se transformar um amplificador M-246, ou um M-1660, num M-366, bastante seria a alteração do trafo e dos transistores de saida. Sim, o M-366 tem um circuito para entrada de microfone, enquanto que o M-1660 dispõe de circuito de recepção de rádio (FM, OM e OC), mas, para o fim de amplificação de áudio musical, essas diferenças não seriam nada relevantes. Todos os dados acima eu os obtive nos respectivos manuais e esquemas de fábrica encontráveis na internet, o que, todavia, não.dispensa sejam eles devidamente examinados e conferidos.
  5. OK. É, mas o PDF não passou, excede ao tamanho permitido. Vou dividi-lo em dois e enviar, um 1 a 1. Aguarde um pouco. M-366 Service Manual -1 de 2 - páginas 1 a 7 M-366 Service Manual 1 de 2.pdf M-366 Service Manual - 2 de 2 - páginas 8 a 14 M-366 Service Manual 2 de 2.pdf Pelo que vejo, o 2o pdf não incluiu a figura da vista explodida. Envio a figua agora. Amigos, estou precisando de socorro em https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1559274-corrente-total-em-secundário-com-múltiplas-tensões/
  6. Olá, Nicanor. Não me lembro como consegui, mas eu o tenho. Se você quiser uma cópia, é só dizer o email pra onde enviar.
  7. Boa tarde a todos. Novamente aqui estou em busca de esclarecimento. Desta vez, trata-se doseguinte. Preciso encomendar um trafo toroidal para um amplificador de aúdio estéreo, com potência de 120W em 4 Ohms, por canal. A tensão em ambas as saidas do amplificador é de 25VCC RMS. Sei que, dividindo a tensão (25V) pela carga (4R), tenho que a corrente em cada saída é de 6,25A. Considerando serem duas saidas, então a corrente total seria de 13A. Dizem (eu não tenho nenhum conhecimento técnico na matéria) ser necessário que se some a essa corrente nominal total um plus de 50%, o que a aumentaria para cerca de 20A. Como não me agrada ver a oscilação da iluminação dos VU meter durante ospicos de graves, vouelevara corrente total para 25A. A questão é que posso estar redondamente equivocado, tendo em vista as diversas tensões fornecidas pelo trafo -B1 e +B1, de 34V, e -B2 e +B2, de 40,6V. Isso afetaria o cálculo da corrente total, ou não o afetaria em nada? No caso, o trafo teria somente um único secundário, com tantas derivações, como mostrado na figura anexa, ou seriam 2 ou 4 secundários distintos? Solicito o possível esclarecimento a respeito. Desde já agradeço pela especial atenção e gentileza que me forem dispensadas.
  8. As saídas do trafo são duas: 30 + 30VCA e 36,3 + 36,3VCA. Após a retificação, as tensões ficam como mostradas na imagem. Quando informo "cada saída de canal", eu me refiro às duas saídas da placa amplificadora. Você vê que o trafo suporta duas cargas de 60W 8 Ohm, sendo de 22V a tensão na saída para o falante. A questão é saber qual a potência e corrente do novo trafo, que irá sustentar SEIS cargas de 60W 8 Ohm.
  9. Olá, Renato.88. O transformador é muito antigo, não se encontra mais, veja as saidas dele na imagem
  10. Olá, amigo .if. Eu vou encomendar o trafo à Toroid, mas já sei que terei que informar, além da potência do amplificador, também a corrente na saida. Se a potência total é a soma da potência dos 6 canais, então a potência total seria de 360w (em 8 Ohms). Se a corrente total for a resultante da soma da dos 6 canais, então seria: 6 x 2,75A = 16,5A. Tendo em conta a margem a que você se refere, de 150%, então teriamos uma potência total de 900W e uma corrente total de 24,75A. O cálculo certo seria esse?
  11. Olá, pessoal, boa-tarde. Estou num dilema, aqui, do qual não sei a solução, porque sou aprendiz no assunto. É o seguinte. Em cada uma das saidas do meu amplificador estereo, tem-se: 22V, 60W em 8 Ohms. O trafo alimenta essas duais saidas. Ocorre que quero adicionar mais 4 canais, ou seja, mais duas placas estereo, iguaizinhas às do amplificador, ou seja, cada canal mono tendo na saida 22V, 60W em 8 Ohms. Vejo evidente que o trafo, do amplificador, projetado para alimentar dois canais, não irá conseguir alimentar os seis canais simultaneamente. Entendo, pois, se faz necessário um outro trafo, mais potente, o bastante para alimentar as seis sidas, com uma muito boa folga. Mas eu não faço ideia de como calcular a potência/corrente do dito cujo. Pretendo um trafo toroidal, com alimentação de 120/240V 60Hz. Venho, pois, buscar socorro junto a vocês, a fim de que me ensinem a calcular os dados desse pretendido trafo.
  12. Eu medi aqui, a distância não vai além de 7cm. Obrigado, BCP e Renato.88.
  13. Obrigado, Renato, pela confirmação, e obrigado BCP pela ótima dica, que vou adotar. Nesse caso, será que 10cm de fio seria um tamanho aceitável?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!