@Joao Batista Dos Santos Junior fez a pergunta que eu tinha, pois ao ler as explicações do pessoal aqui, parecia que quem limitava a corrente no momento de um curto-circuito era o fio que muita das vezes é de 2,5mm², o que me fazia não ver lógica, pois a resistência de um fio de cobre de 2,5mm² de 10m de comprimento, por exemplo, daria uma resistência elétrica minima de aproximadamente 0,07 ôhms, logo se dependesse apenas do fio, resultaria numa corrente altíssima de 1.814,3A, o que acho pouco provável...então, pelo que entendi, me baseando nas respostas à pergunta do @Joao Batista Dos Santos Junior, foi:
1º) Fio de 2,5mm² para tomadas de 127V é a recomendação da bitola para que o fio não superaqueça, mas ele não limita a corrente a 10A.
2º) Se alguém curto-circuitar uma tomada de 127V, inicialmente a corrente se elevaria imediatamente e quem cortaria a energia elétrica (ou corrente no fio), isto é, funcionaria como proteção inicial, seria o disjuntor da casa, que fica em torno de 50 ou 60A, antes que o fio derretesse.
É isso ou entendi alguma coisa errada, pessoal ?
*Última dúvida, onde posso encontrar a informação de corrente de desarme recomendada do disjuntor (50A ou 60A) ? é numa NBR? se sim, qual ?
Agradeço se alguém conseguir me responder.