Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

fermton

Membro Pleno
  • Posts

    24
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que fermton postou

  1. Valeu pelas orientações, pessoal. Vou mater tudo como está mesmo e economizar minha grana! Obrigado.
  2. Sim, não é para jogos, é mesmo pra fazer testes e estudar montagem de micros com ele. Mas fiquei co duas dúvidas ainda, o ganho é de 40% ou de 4%, como o outro colega comentou? E sobre esses processadores aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1966572946-processador-intel-core-2-quad-q9650-xeon-x5450-775-_JM#position=7&search_layout=grid&type=item&tracking_id=bdebe904-83ee-41fe-b201-78df49be2853 O que são exatamente esses Xeon (desculpem a dúvida de leigo)?
  3. Pessoal, uma dúvida, se puderem me orientar. Tenho um desktop já antigo aqui, mas que tá funcionando e quero mantê-lo, pra não jogar fora mesmo. Já fiz umas pequenas melhorias com a ajuda de vocês aqui, e agora queria uma nova opinião. A placa-mãe é esta aqui: MEGA G41T-M7 LGT (https://www.ecs.com.tw/lp/Product/Motherboard/G41T-M7_V1.0/specification) E o processador é: Intel Core 2 Quad Q8400 2.66Hz (Yorkfield) Perguntas de leigo: 1 – Sei que a placa é bem antiga, mas há algum processador melhor que este, que eu poderia comprar pra fazer um upgrade? 2 – Em caso positivo, daria pra comprar um processador novo, ou só existem usados? 3 – Valeria a pena fazer este upgrade ou é total perda de tempo? Muito obrigado.
  4. @Edvaldo J. Frederico e demais colegas, uma atualização: Já havia acontecido antes, e eu testei de novo: simplesmente desconectei os cabos de trás do PC (cabo de energia, cabo vga, mouse, teclado, wifi-usb e impressora). Também mudei alguns usb de lugar e ele voltou a ligar e funcionar. Mas ocorreu uma outra coisa, que já havia acontecido antes também e eu esqueci de mencionar: as configurações de video se alteraram para as configurações mais baixas (apareceu inclusive uma mensagem do windows avisando isso, sobre a resolução e a intensidade de cor). Quando ocorreu isso anteriormente, eu acertei as resoluções e ele continuou funcionando normalmente. Isso ajuda a entender melhor qual poderia ser o problema? Alguém teria algum "insight" a partir desse relato? Muitíssimo grato a tod@s!
  5. Obrigado, @Edvaldo J. Frederico! Então, eu fiz exatamente isso quando comprei a fonte ( Atx 300w Seasonic 80 Plus Pfc Ativo Bivolt, esta aqui). Limpei ele todo, com borracha e alcool isopropilico (só não passei limpa contato), e também troquei a pasta térmica (que estava normal). Ele funcionou umas duas semanas e voltou a ter o mesmo problema. Também fiz esse teste de ir conectando as coisas aos poucos. Quando desligo e ligo com o básico ele funciona. Daí ligo todas as outras coisas e ele continua funcionando, mas depois de um tempo volta o problema. Não há nenhum capacitor estufado, nada aparentemente quebrado, ou algo do tipo. Quando ele liga, funciona normalmente, não fica reiniciando nem desligando. A única coisa que me chamou atenção, que consegui identificar, foi esse barulho diferente, que estou caracterizando como se ele estivesse "se esforçando" pra ligar. Por isso eu havia pensado inicialmente que era a fonte e a troquei. Minha configuração é esta aqui: Windows XP service pack3 Processador Core 2 quad Q8400 2.66MHz 4GB RAM (2 x DDR3 1333Mz) Placa-mãe Mega G41T-M7 LGT (versão 1.0) Placa de video Zogis - nvidia GeForce 9500 GT 1GB
  6. Caríssimos, uma vez mais recorro a vocês pedindo orientações. Tenho um computador já antigo que, ultimamente, quando eu ligo, ele acende todas as luzinhas e, em princípio, começa a funcionar tudo (os cooler, a fonte...) mas, na verdade, ele não consegue ligar efetivamente, e nada acontece. O principal inicativo de problema, que eu consegui identificar, é que ele faz um barulho como se estivesse fazendo força pra tentar ligar, tipo carro "pedindo marcha", sabe? Daí dá uma "acelerada" e depois "reduzia", e fica nesse ciclo. Esse barulho parce vir do cooler do processador. Inicialmente, pensei que fosse a fonte (pois a minha era daquelas genéricas vagabundas) e comprei uma nova. Tudo funcionou perfeitamente durante umas semanas, mas agora voltou o mesmo problema. É um problema intermitente, às vezes ele consegue ligar e outras vezes não. Não há um períiodo determinado. Quando acontece isso, eu deixo ele lá parado e depois de algumas horas ele liga nornal, ou então fica dias sem conseguir ligar e depois consegue. Acontece também de eu abrir, mexer em algumas coisas (tipo titar e colocar a memória ou a placa de video, desconectar e reconectar os cabos de energia ou de video, etc) e daí ele liga como se nada tivesse acontecido. Alguma ideia de qual pode ser o problema? Grato.
  7. @gutopereira Obrigado, tudo eslarecido agora! Depois que eu acertar essas coisas abro um novo tópico pra descobrir como instalar o Windows 10 com o mínimo de coisas possivel.
  8. Valeu pelas dicas, vou ver aqui então quando consigo encaixar no orçamento as memórias e um ssd. Tenho de ver se cabe um ssd nessa minha placa-mãe, ela é bem antiga. E em relação a uma atualização da Bios, vocês acham que é válido?
  9. Vou pensar seriamente nisso, mas não quero gastar mais com ele, pois já gastei uma boa grana comprando um desktop novo. Talvez pro ano que vem. Por isso eu tava pensando na memória RAM, ou você acha que o ssd valeria mais a pena? Minha intenção era manter o XP, mas várias coisas já não funcionam mais com ele. Mesmo alguns sites eu não consigo acessar direito. Daí minha aceitação em migrar pro Windows 7, se vocês acharem que fica tranquilo mesmo tendo sido descontinuado. O Windows 10 eu realmente não gosto, só faria essa atualização se for realmente necessária. Vocês sabem se dá pra instalar ele com o mínimo de coisas possível? Só o basicão mesmo (sem "cortana", multimídia, e trocentos programas associados?
  10. Bom dia, pessoal, Estou querendo dar uma sobrevida ao meu computador antigo. Tenho ele acho que há uns 15 anos com a mesma configuração e continua funcionando muito bem para uso simples (estudo, navegação na internet, downloads, etc). Mas depois de tanto tempo, nem tudo está tão perfeito. Daí queria ver com vocês o que pode ser feito. Vou colocar abaixo a configuração e o que estou pensando em fazer para vocês poderem opinar. Agradeço desde já. Configuração: Windows XP service pack3 Processador Core 2 quad Q8400 2.66MHz 4GB RAM (2 x DDR3 1333Mz) Placa-mãe Mega G41T-M7 LGT (versão 1.0) Placa de video Zogis - nvidia GeForce 9500 GT 1GB Pensei em fazer 3 coisas, mas não estou seguro com nenhuma delas: 1) Aumentar a memória RAM, colocando 2 pentes de 4 GB, que é o máximo que a placa aguenta. Esta seria a única alteração de hardware que me permito fazer, pois já estou montando um micro novo e não faz sentido gastar grana com este. A questão neste ponto é que não sei se este aumento de memória vai ser realmente significativo para a eficiência do micro, compensando o investimento (uns R$ 400, pelo que vi). 2) Atualizar a Bios da placa-mãe. A dúvida aqui é clara: não tenho nenhuma experiência nisso e tenho medo de destruir meu computador ao invés de melhorá-lo. 3) Atualizar o sistema operacional. Aqui é o mais complicado pra mim, pois não sei se essa configuração aguentaria um Windows 10. Na verdade, nem gosto muito do Windows 10, acho muito pesado e cheio de tranqueiras vendidas como funcionalidades e facilidades (ao menos para mim, imagino que tudo isso tenha utilidade pra muita gente). Se fosse possível, eu até acharia tranquilo atualizar pra um Windows 7, mas já vi que ele foi descontinuado e não sei como ficaria neste meu computador. E aí, este meu caso tem alguma salvação? Existem outras coisas que podem ser feitas? Fiquem à vontade pra questionmentos, sugestões e críticas! Muito obrigado a tod@s!
  11. Valeu, @Frib 2K4. Foi bem elucidativo! Estou revendo meus conceitos em relação ao uso de no break.
  12. Opa, dessa eu não sabia. Como assim? Como eu evito de o computador desligar e perder algum trabalho, ou mesmo de danificar algum componente por problemas na rede elétrica? ----EDITADO PARA COMPLEMENTAR ----- No caso, eu uso nobreak há mais de 15 anos, devido aos trabalhos de edição de texto e imagens que faço. A rede elétrica daqui é muito ruim e sempre tem uma queda de energia (sempre mesmo, umas 3 a 4 vezes por mês, mesmo que seja só um ou dois minutos até retornar a energia) e não posso me dar ao (re) trabalho de ter de recomeçar o que estava fazendo.
  13. Caríssimos, desculpem a insistência, mas é que eu quero mesmo salvar meu computador antigo. Dei uma pesquisada e encontrei esta fonte aqui . Ela é confiável e conseguiria dar conta da recomendação acima? Achei estranho por ser bem barata e estar indicada como "Produto Novo e Original". Obrigado.
  14. @Frib 2K4 Obrigado de todo modo. Vou aguardar para ver se algum colega aqui do fórum sabe informar, antes de eu decidir o que fazer.
  15. @Frib 2K4 Obrigado. Mas sabe dizer se existe alguma fonte, nessas especificações, com a ventilação na parte traseira (como as fontes mais antigas)? Acho que seria uma opção adequada para o meu caso, se for possível.
  16. Pessoal, uma orientação. Estou trocando de computador, mas não quero aposentar de todo o meu Pentium dual-core ainda. Tá funcionando muito bem pra fazer o básico, mas preciso trocar a fonte dele. Fiz o cálculo no site OuterVision Power Supply Calculator (https://outervision.com/power-supply-calculator) e a resposta foi: Load Wattage: 207 W Recommended PSU Wattage: 257 W Qual marca vocês poderiam indicar que atendesse a esse resultado? Destaco que o local da fonte é na parte superior do gabinete, e a fonte atual é daquelas com ventoinha na parte traseira. Pra completar, o gabinete é antigo, sem muita ventilação. No entanto, só tenho encontrado fontes com a ventoinha na parte superior, isso seria um problema muito grave? Imagino que se eu comprar esse modeloatual de fonte, o ar quente vai ser jogado pra dentro do desktop, mais especificamente em cima das placas mãe e de vídeo e acredito que isso não seria um boa coisa. Obrigado.
  17. Pessoal, tudo certo. Segui as orientações de vocês, e consegui montar por cerca de R$4.500 (i5, placa-mãe Gigabyte, placa de video Gainard GTX 1650), incluindo o frete, mas sem o monitor que ainda estou escolhendo. Muito obrigado!
  18. Opa, volta tudo então. Eu realmente havia ficado em dúvida entre o i5 10400F e o Ryzen 3400G. Havia optado pelo Ryzen porque, além das sugestões aqui no fórum, a análise de um site de comparação (https://versus.com/br/amd-ryzen-5-3400g-vs-intel-core-i5-10400f ) deu uma leve vantagem para o Ryzen, e o valor dele também era ligeiramente menor. Mas com essa avaliação de vocês, vou então continuar com a Intel, como tenho feito e optar por esse i5. Vou manter também a minha intenção de ter uma placa de video dedicada, pois acho que vai me beneficiar em futuros trabalhos de edição de video. Mas pretendo gastar nela, no máximo, uns 1.200. Vou dar uma nova pesquisada nos preços e depois aviso aqui.
  19. Valeu pelos esclarecimentos! Li as recomendações de vocês, além de ler outros tópicos aqui no fórum do Clube do Hardware e decidi testar o processador Ryzen 3400g sugerido pelo @StrawFox64 Neste caso, com relação à placa-mãe, a ideal (pro meu caso) é esta aqui? https://www.pichau.com.br/placa-mãe-asus-prime-b450m-gaming-br-ddr4-socket-am4-chipset-amd-b450?gclid=EAIaIQobChMI2ozayJXv7QIVkA2RCh1gYAB8EAQYASABEgJIKvD_BwE Está na faixa de preço indicada pelo @L. Ribeiro , e segue a sugestão do StrawFox de pegar uma b450. Já em relação à placa de video, eu ia ficar com a sugestão do L. Ribeiro (Inno3D GeForce GTX 1650 Twin X2 OC), mas o produto em promoção esgotou e não consegui encontrar em outros locais. Vi esta aqui: https://www.kabum.com.br/produto/129973/placa-de-v-deo-asus-nvidia-geforce-gtx-1650-4gb-gddr6-tuf-gtx1650-o4gd6-p-gaming Ela está um tanto mais cara mas parece ser similar, o que acham? Fiquem à vontade para sugerir outras nessa faixa de preço (R$1.000-1.200). Como sempre, obrigado!
  20. Opa, muito obrigado mesmo! Estou avaliando com bastante atenção as sugestões e orientações de vocês, e devo decidir hoje se compro o Ryzen 3400G ou o i5 10400F, daí venho confirmar aqui com vocês. Em relação aos cooler desses processadores, eles dão conta ou seria preciso comprar algum outro? E preciso tambémtirar algumas dúvidas idiotas: A memória será 3.000Mhz DDR4, ok, mas posso comprar de qualquer marca que vai encaixarem qualquer placa-mãe, ou também há diferenças de encaixe dependendo da marca e modelo? E em relação ao SSD e ao HD sata?
  21. Muito obrigado pelas respostas, pessoal. Estou mesmo meio perdido e precisando de toda ajuda possível. Tenho cerca de R$ 2.500-3.000 em mãos e iria parcelar o restante. Pensei em comprar algumas peças à vista (as que tivessem o melhor desconto, e o monitor, talvez). É, eu realmente não uso para jogos. Sobre o processador, por questão de gosto e costume, eu preferia o da Intel. Meus micros costumam durar cerca de 8 a 10 anos. Sendo que este último já tenho há 13 anos (não é o que eu uso para os trabalhos mais pesados), com mínimas modificações e com processadores da Intel sem nunca terem me dado problema. Você poderia me indicar um da Intel também? Mas, obviamente, como vocês são especialistas e eu não entendo nada, vou considear seriamente este processador da AMD que você está me indicando. Também achei um tanto caro. Teria indicação de uma placa de video também boa, mas não necessariamente tão potente quanto esta, e que possa atender às minhas necessidades? E sobre a placa-mãe. Qual vocês acham que seria a mais adequada? Agradeço novamente todas as indicações!
  22. Olá, pessoal, adquiri o livro de montagem de micros do Gabriel Torres e resolvi me arriscar a montar o meu, mesmo sendo leigo nesse assunto. Apesar de ter compreendido bastante coisa, ainda preciso de uma ajuda com relação a marcas e modelos, pois são uma infinidade (particularmente de processadores, placa-mãe e placa de vídeo). Vou explicar um pouco as minhas necessidades pra ver se vocês podem me ajudar nesta tarefa. Preciso de um computador desktop completo para meu home office, incluindo monitor. Trabalho em assessoria de comunicação e já fazia algum trabalho de casa, mas com essa pandemia, agora estou quase que integralmente em casa. Uso programas como Indesign, Photoshop, Corel, Illustrator, etc. E também estou me arriscando com alguma edição de áudio e vídeo, mas nada muito profissional e buscando programas mais "leves". Para além disso, também uso o micro para ver alguns filmes e séries. Em relação a jogos, eu não uso o computador pra isso, nem tenho interesse. Ou seja, não é um micro “gamer”, mas um micro para trabalho, com uma boa capacidade, que me ajude ao invés de me dar dor de cabeça. Fui a uma loja e me sugeriram a seguinte configuração: Placa-mãe LGA 1200 Asus H410M-D DDR4 2 Memórias DDR4 8GB 266MH Patriot PVE48G266C6GV Placa de Video GEForce GTX 1650 4GB Galax 65SQL8DS93E1 Processador Intel 1200 Core i3 10100F 3.6.3GHZ SSD Sata3 120GB Patriot Burst PBU120GS25SSDR HD Sata3 1TB Seagate ST1000DM010 Fonte 600w One power MP600W31 Gabinete Evolut SHIN EG804 (achei feio) Achei um pouco caro, pois ficou em R$ 5.500,00, sem o monitor. Além da dúvida se a relação custo-benefício está boa, pensei que talvez a placa de vídeo pudesse ser um pouco menos potente (só ela estava no valor de R$1.650,00) e talvez pudesse melhorar o processador para um i5. Outras considerações são: Prefiro os processadores da Intel; Placa de vídeo preferencialmente da Nvidia; Queria um gabinete mais discreto, com um design mais moderno, sem luzes, neon, ou algo desse tipo; Me sugeriram ssd para o sistema operacional e HD para os dados. Nunca trabalhei com ssd, mas acho que pode ser uma boa ideia. Queria slots livres para uma placa de áudio. Não devo comprá-la agora, mas gostaria da possibilidade de adquirir uma posteriormente; Também vou precisar de baia para um gravador de dvd (ou mesmo de bluray, se valer a pena). porta HDMI é importante; Sobre o monitor, queria no mínimo fullhd. Mas ele precisa ter o máximo possível de regulagem de altura e posições, principalmente altura (subir e descer), por questões de ergonomia. Eu não gosto muito da marca Dell, mas foi o única marca que encontrei com esses ajustes. E pode ser um monitor pequeno, em torno de 21”. Minha intenção é comprar tudo até o final de janeiro, e tenho cerca de R$4.000 a 5.000,00 pra gastar, incluindo um monitor novo. Até o final do ano, posso dispor de mais uns R$1.500,00, se precisar pra um upgrade, mas preciso de um micro funcionando pra agora. Acho que é isso, se precisarem de mais informações podem perguntar. Muitíssimo obrigado antecipadamente! Fernando

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!