Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Maycon Lucas

Membro Júnior
  • Total de itens

    11
  • Cadastrado em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Reputação

0

Sobre Maycon Lucas

  • Data de Nascimento 10/11/2003 (17 anos)

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    Rio de Janeiro/RJ
  • Sexo
    Masculino

Meu PC

  • Processador
    AMD Ryzen 5 1600AF
  • Cooler
    Wraith Stealth
  • Placa de vídeo
    NVIDIA GeForce GTX 960
  • Placa-mãe
    Biostar TB350-BTC
  • Memória
    2 x 8GB DDR4 2666mHz Gloway
  • SSDs
    1 x 512GB Sata 3 Kingspec
  • Gabinete
    Evus G16
  • Fonte
    Gamemax GP650
  • Mouse
    Redragon Cobra M711
  • Teclado
    Zuoya Mecânico 87 Teclas RGB
  • Caixas de som
    Blitzwolf BW-GS1
  • Headset
    Mpow Air SE
  • Sistema Operacional
    Windows 10 Pro 64-bit

Meu Console

  • Modelo
    Xbox One Fat 500GB
  1. @xLeeS Entendo. E não, ainda não consegui resolver o problema. Também não consegui encontrar alguém que fizesse o teste da CPU em outra placa-mãe. Mesmo em assistências, está difícil. Inclusive, em uma das assistências que eu fui, o técnico me recomendou a fazer um downgrade da versão do BIOS, já que eu cheguei a atualizar o BIOS da minha placa-mãe da atual penúltima versão para a atual versão mais recente - mesmo sem necessidade. A propósito, você sabe se o procedimento de downgrade de BIOS das placas Biostar é o mesmo da atualização? Pelo que eu vi, é permitido fazer o downgrade e a lógica deve ser a mesma que a da atualização.
  2. @xLeeS Atualização: Ainda não consegui testar a CPU em outra máquina, mas baixei outro programa de monitoramento (HWInfo64), fiz um rápido teste de estresse, e reparei em uma informação adicional, que julguei estar numa condição anormal. O Power Reporting Deviation está ficando acima da faixa de 90% a 110%. Acredito que isso pode indicar algum defeito com a minha placa-mãe, Biostar TB350-BTC. Na foto abaixo, considera-se o PRD na faixa de 200% a 350% em meu uso regular (internet, trabalhos, etc.) e um pico de 785% em tal uso. Durante o rápido teste de estresse, o pico foi cerca de 475%.
  3. @xLeeS Sim, estava numa temperatura que eu considerava normal (de 65 a 75 graus celsius a 100% de uso, se eu não me engano). Entendi, eu ainda não tentei undevolting. Eu devo tentar comprar um cooler então, penso em pegar um da China. Apesar da CPU estar esquentando mais, é apenas isso. Ela não está perdendo desempenho ou algo do tipo.
  4. @xLeeS Eu cancelei o overclock da memória RAM há vários dias, e a situação mostrada nesse tópico se manteve. O processador está trabalhando mais quente, principalmente em 100% de uso (atingindo 95 graus celsius com facilidade, usando o cooler box e pasta térmica de cerca de 1,5W/mK). Inclusive, percebi que essa tensão fica mais alta por conta do Turbo Boost, o qual desativei, caindo a tensão, mas sem muita diferença na temperatura da CPU. Eu cheguei a mostrar isso à AMD, e eles não acharam a tensão anormal. Perguntei a eles, e confirmaram que um cooler melhor deve resolver o problema (pelo menos como paliativo).
  5. Oi, gente! Bom dia. Eu fiz um OC nessa memória RAM da Gloway de 2666mHz para 3200mHz e ela ficou estável nos timers automáticos da placa-mãe. A tensão ficou em 1,34V, mas habilitado para ir até 1,44V (o menu da minha placa-mãe só permite colocar ou até 1,32V, ou até 1,44V). O OC ainda precisaria de mais alguns ajustes, mas essa foi a comparação entre stock e 3200mHz: Porém, após fazer o overclock pela primeira vez, percebi que a temperatura do meu Ryzen 5 1600AF estava consideravelmente maior. Em teste de stress a 100% de uso com o cooler box (Wraith Stealth) no "agressive", ela estava girando em torno de 85 a 95 graus celsius e com picos próximos a 100 graus, sendo que a temperatura máxima do processador indicada pela AMD é 95 graus. O consumo dele, que no site diz ser 65W, fica por volta de 85W em stress, o que eu vi que pode ser normal. A seguir, print do HWMonitor: Alguns pontos a se considerar: - Eu nunca cheguei a fazer um overclock nesse processador, pois já acho ele muito bom para a maioria das atividades; - Estou usando a pasta térmica que veio de fábrica com o cooler box; - Ele possui cerca de 15 dias de uso, apesar de ter sido comprado em janeiro/2021; e - Eu não reparei na temperatura dele antes desse OC de memória RAM. Apesar de ter feito vários testes, ela não me chamou atenção por aquecimento em nenhum momento. Que eu me lembre, girava em torno de 60 a 75 graus com o mesmo cooler box no modo normal. De qualquer forma, é raro esse processador ficar a 100% de uso. Mas mesmo assim, quero ter uma temperatura tolerável até mesmo nessas situações (como é o correto). Vou abrir o PC agora e ver se o cooler box tá mal parafusado ou algo assim. Eu também já estou ciente que esse cooler box costuma não ser muito bom. Agradeço se alguém puder ajudar.
  6. @Imakuni Mas como eu poderia ter uma noção dos timers que tenho que usar? Muito obrigado! Tinha perguntado em vários lugares e até agora ninguém soube dizer.
  7. @Eduardo Não, o que eu quero saber é em qual tipo o meu chip Micron se enquadra. Se é B-die, A-die, etc.
  8. Olá pessoal! Estou querendo fazer um overclock em minha memória RAM Gloway DDR4 de 2666mHz. Penso em tentar algo em torno ou acima de 3000mHz (já que vi vídeo de gente conseguindo subir isso nela). A questão é: como posso saber qual desses chips Micron a minha memória é? Percebi que se altero essa opção de chip no Ryzen DRAM Calculator, há mudanças de tensão, então preferi procurar saber antes. Agradeço desde já quem puder ajudar.
  9. @Tavaares00 Ok, vou me basear nessa configuração. Dependendo de preços, algo que exigirei mais ou exigirei menos, irei alterar. No futuro, quando eu for fazer um upgrade de placa de vídeo, minha intenção será no rodar a maioria dos jogos em Full HD 60FPS Ultra. Daí, na hora eu pesquisarei uma que case bem com o 1600/1600AF. Muito obrigado pela ajuda!
  10. @Tavaares00@Pepse Eu já tenho a placa-mãe, memória RAM, SSD e o gabinete. Quero saber qual é a APU da AMD que tem o melhor custo-benefício. Além disso, estou em dúvida entre comprar logo a própria APU (penso no Ryzen 3 2200G/3200G) ou um processador e placa de vídeo (penso no Ryzen 5 1600AF + RX 550 (que seria provisória)). Se eu escolhesse somente a APU, eu poderia vendê-la no futuro e comprar uma nova CPU e GPU. Mas, se eu escolhesse já comprar o 1600AF e uma GPU mais simples, só haveria necessidade de comprar uma GPU que fosse mais do nível do 1600AF e vender a antiga. Quero saber o que acham mais interessante de fazer. Ah, e quanto ao orçamento: não posso gastar muito, teria que ser no máximo R$ 2.000. Considerando que ainda vou comprar a fonte de 500W, um HD de 1TB, periféricos e esse conjunto de APU ou CPU com GPU.
  11. Boa noite! Como as peças estão caras e não posso gastar muito no momento, quero optar inicialmente por uma APU até ser possível a compra de uma GPU ou, talvez, uma nova CPU + GPU. Já comprei parte do PC, e minha configuração é a seguinte: Placa-mãe: Biostar TB350-BTC (chipset B350); RAM: 2x8GB DDR4 2666mhz; SSD: 512GB; Gabinete com 3 fans RGB. Minha pergunta é a seguinte: no momento, qual é a APU que rode a maioria dos jogos - mesmo em HD - que está compensando mais? Venho pensado no Ryzen 3 3200G/2200G. Quanto a fonte, penso em uma de 500W~550W 80+ PFC ativo, que com a diminuição do TDP das peças, acredito que suprirá bem agora e depois. Ah, e quanto ao upgrade futuro: minha intenção é manter a APU comprada ou trocar por uma CPU intermediária (que não sobrecarregue o VRM da placa-mãe; se fosse hoje, acho que escolheria o Ryzen 5 1600AF) e combinar com uma GPU para formar um conjunto com foco no Full HD Ultra 60FPS. Desde já, agradeço quem puder ajudar

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Curso de Hacker Ético

LANÇAMENTO!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!

* Este curso não é ministrado pela equipe do Clube do Hardware.