Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Stênio Farias

Membro Júnior
  • Posts

    17
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por Stênio Farias

  1. Boa noite amigos.

     

    Meu carro finalmente ficou pronto, segui todas as orientações, e levei a um rapaz que de fato sabe entende do contexto.

    Em um primeiro momento, ele seguiu todas as orientações que estão aqui. Para a saída do PIONNER, ele colocou os dois canais dianteiros ligados ao TOJO e deste para os alto-falantes dianteiros, e da saída do PIONNER, os dois canais traseiros direto para os alto-falantes.
    Após fazer isso, quando ligávamos todo o conjunto, o som era perfeito, exatamente como eu esperava. Entretanto, quando ligávamos o carro, ficava saindo uma interferência nos alto-falantes dianteiros, tipo umas batidas, mas só nos dianteiros, onde está ligado o TOJO, nos traseiros, sem problemas. Quando dislagávamos o carro, tudo ficava perfeito outra vez.

    O rapaz resolveu buscar uma artimanha de colocar um inversor de potência para elevar até 110v depois colocou outro equipamento que não recordo, e daí até o TOJO, e deste, novamente para os alto-falantes dianteiros. 

    Resultado, as batidas diminuíram a intensidade (volume), mas continuam lá quando ligo o carro, com o carro desligado, perfeito, com o carro ligado, novamente as batidas.

    Daí, pergunto a vocês, essas batidas são porque o carro é com platinado, bobina, etc., (carro antigo - Rural 1966), ou é outro problema?

    Se a resposta for sim, é interferência do platinado, bobina, etc., o que posso fazer?
    Se a resposta for não, o que pode ser? O que devo fazer?

     

  2. DJ, boa tarde.

    Antes de mais nada, muito obrigado por sua paciência. 

    Não entendo absolutamente nada sobre o assunto. A única coisa que eu "faço questão" é o Tojo, não tenho a menor ideia quanto ao restante. 

    A quantidade de alto-falantes, tweeteres, subwoofer, ..., não tenho nenhuma preferência. 

    Não desejo som de competição, apenas um  som automotivo de boa qualidade, no qual possa inserir o Tojo GR 300.

    Entende?

  3. Em 17/02/2021 às 12:50, Dj Rayke disse:

    Bom, como ele será montado em um veículo então não precisa de caixa ou mesmo assim você vai querer uma caixa de som??? Isso quem define é você, e não o montador. 

     

    Eu entendo o que você deseja, porém, o TOJO será uma estrela em qualquer tipo de som, porque a equalização do som quem fará é ele. 

     

    Nessa questão aqui funciona o seguinte:

     

     

    O montador de som ou o Técnico de Som que você vai procurar  não vai entender dessa forma. Esse som que você quer, tem como montar ele com digamos valor X ou com valor Y. Não importa o valor, nem se você vai utilizar 20 alto-falantes ou 4 alto-falantes,  se o equalizador é o TOJO, ele será a estrela independente se você vai montar um som nais forte ou um só apenas para ouvir numa boa. O equalizador sempre dá qualidade ao som pois essa é a função dele, então ele sempre será a estrela.

     

    Caixa de grave você vai utilizar? Você vai montar apenas o som padrão sem alterar as características do veículo? Se sim, você observou se a Rural Willys (isso se for um veículo como eu penso que seja) que foi adquirida tem furações de fábrica para alto-falantes apenas na porta ou tem em atrás também no veículo??? Quantos falantes você quer utilizar??? Isso é você que tem que ter em mente e informar ao pessoal que vai montar, se deixar por eles é claro que eles vão querer te empurrar uma carreta de som, mais isso não é culpa deles, é um projeto seu e você quem define as finalidades e custos do seu projeto.

     

    Suponha elaborando o seu projeto, querer só 4 falantes sem problemas, você observou se o veículo vem de fábrica o espaço para esses alto-falantes??? Se sim, qual o espaço? Pelo que me lembro a Rural Willys (se for o veículo) das que cheguei a observar todas tinham furação pequenas e apenas na porta pois eram voltados para o som daquela época  então seria no máximo alto-falantes de 6 polegadas para as portas devido ao tamanho do imã. Não me lembro de outros espaços para alto-falantes que ela tinha. 

     

     

    Voltando ao quesito estrela de som, vou te explicar melhor porque as vezes talvez não ficou claro nas questões anteriores.  O TOJO 300 é um equalizador, ele vai substituir o que seria o Crossover do Som  (isso para sons automotivos) ou um Ultradrive (isso para sons profissionais) nos dias atuais (não importa a marca do Crossover, Stetsom, Pyramid, DB,  dentre outras marcas), então quem vai dar a equalização e divisão de canais no som é este equipamento independente de ser muito som ou não, o equalizador será a estrela do seu som de todo o jeito, é isso que você tem que assimilar, é o equalizador que faz o som ser melhor devido a sua função que é a a divisão das faixas de frequência para cada canal ou faixa de Khz.  Esse tipo de função só o equalizador faz, não tem outro equipamento que lhe dá esse tipo de divisão. Isso você deve assimilar, independente do TOJO estar ou não a mostra, a equalização será feita por ele. 

     

    Quero muito som? Quero pouco som? Quantos falantes eu quero? Para cada quantidade de falantes que você deseja, o projeto será diferente e esse projeto quem define é você e não o montador.

     

    Por padrão,  o que indicamos foi um projeto mais simples votlado para um som como o daquela época certo? Seria:

     

    1 auto-radio

    1 TOJO 300

    1 ou 2 pares de falantes de  5 ou 6 polegadas (nessa medida costumam caber em qualquer porta de veículo)

     

    Lembrando ainda que hoje você encontrará um grande problema, que seria  que os falantes são diferentes dos utilizados aquela época, quer dizer que hoje eles vêm com mais potência (consequentemente com imãs maiores)... Capazmente dois falantes coaxiais de 8 polegadas por exemplo da Pionner já vão dar 100 watts rms, certamente os seus serão menores se for para as portas, seriam de 5 ou 6 polegadas. 

     

    Caso opte por 4 alto-falantes ou falantes triaxiais, talvez somente o TOJO 300 não seja suficiente para a potência dos falantes que você vai adquirir ocasionando a queima do equipamento (e justamente por essa falta de clareza que os montadores devem estar querendo que você coloque um módulo e tal), será necessário também um módulo amplificador e aí possivelmente que está a dificuldade do pessoal, ligar o TOJO ao Módulo ou entender mais o seu projeto. Mas te falo que para quem conhece não é difícil a ligação não.

     

    Vou dar um exemplo...

     

    Tenho um rádio

    TOJO 300GR

     

    1 par de alto-falantes coaxiais

     

    1 par de twitters Selenium,

     

    Olha o problema...

     

    Se o modelo dessas twitters minhas for ST200, quer dizer que o par dessas twitters sozinhas já dão 100 Watts RMS, consequentemente o TOJO não vai dar conta de empurrar as twitters e mais um par de alto-falantes, ele vai empurrar ou um ou outro e você para o outro par de alto-falantes precisará de um módulo adicional. 

     

    O que você vai precisar, parte inicialmente do que você deseja adquirir. Se o modelo sugerido acima for o suficiente de som que falamos para você, tudo bem, aí fica difícil mesmo só a ligação, se acha que precisa de mais falantes, possivelmente precisará de um módulo adicional.  

     

    Qualquer dúvida poste aí.

     

    É vou precisar ler tudo isso com mais calma, já li esses textos duas vezes. Me sinto um verdadeiro analfabeto nessa linguagem. Cada vez vejo mais que entendo menos desse contexto.

  4. Bom dia Dj Rayke,

     

    Não é isso.

    Veja, estou me aposentando este ano, e resolvi retomar alguns projetos de vida, que por diversos motivos, ao longo da minha trajetória, não me foram possíveis realizar, dentre eles tive, a vontade de ter a beleza que via no Tojo, com as luzes deslizando e o espetáculo que proporcionava com a câmara de eco, ...

    Comprei o o Tojo (que é a estrela principal para mim), e agora que montar um conjunto de som em uma rural willys, que será constituído pelo Tojo + equipamento de som + alto falantes (+ tweeters?),

    entende?

    Não quero montar um som de competição, nem uma equipamento ensurdecedor, nem nada parecido. Minha vontade é ter um som de boa qualidade, onde o Tojo seja a estrela principal.

     

    • Curtir 1
  5. Bom dia senhores,

     

    Retorno, só para registrar, que realmente vivemos uma era em que as pessoas não tem o menor conhecimento do que estão fazendo. Não temos pessoas com conhecimento técnico, só montadores, encaixadores de plug, verdadeira geração plug and play.

    Apesentei em três "equipadoras", o teor da última resposta que recebi, de onde destaquei as especificações, o manual, que tive o cuidado de imprimir as fotos, recortar, ordenar, deixar bem organizado, etc.

    Querem me fazer comprar uma "carreta de 60 rodas" um "extreme trucking" para carregar um saco de algodão doce.

    Difícil.

    Sigo na minha saga, forte abraço. 

  6. Senhores boa noite,

     

    Antes de mais nada, muito obrigado pela atenção em querer solucionar meu impasse. Sou completamente leigo nesse contexto. Fui em algumas equipadoras para tentar solucionar meu impasse na montagem do conjunto (Tojo GR 300 + Equipamento de som automotivo + Alto falantes mais adequados), entretanto, com o respeito devido aos profissionais dos locais em que fui, hoje temos muitos montadores e poucos técnicos, começam logo me pedindo o manual do Tojo, e não tenho. Razão pela qual procurei este espaço para buscar ajuda.
    Como falei, sou completamente leigo neste contexto, procuro de forma simples encontrar a combinação que me ofereça um som com uma qualidade que percebia naquela época, onde a distribuição era perfeitamente identificável ao ouvir aquelas músicas precussoras do que hoje é feito por alguns DJ's. A câmara de eco é um espetáculo à parte.
    Devo comprar alto falantes de quantas polegadas, qual potência, ..., qual a potência de saída do equipamento de som, ...? Não tenho a menor ideia, e nas equipadoras "o melhor, mais indicado", "coincidentemente", são sempre os mais caros que quaisquer outros disponíveis, e meu desconhecimento do contexto, é o motivo pelo qual eu "não entendo" a explicação deles. Uma pergunta que em todas as equipadoras não me respondem de forma clara, eu digo: o Tojo GR 300 tem 100Watts de potência, são 25Watts em cada uma das quatro saídas, ou 100Watts em cada? Daí eles sempre respondem fazendo uso de RMS e PMPO, e não usam o bendito Watts, e eu fico me sentindo um piloto de caça supersônico (voando longe), vocês entendem?

    O que compro?

    Antecipadamente agradeço muito o apoio de vocês.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!