Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

IvanCosta2021

Membro Júnior
  • Posts

    16
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

1

1 Seguidor

  1. Estou com um monitor Apple Cinema Display 24" A1267 que só tem entrada Mini DisplayPort. Tenho 2 LCDs dele e ambos não mostram imagem em uma faixa da parte de baixo, conforme fotos. A história é a seguinte: Conectei o monitor em um notebobok Dell que tem vídeo displayport através de USB C. Usei um adaptador USB-C para mini DisplayPort. Como não tenho Mac, tive que usar um programinha para baixar o brilho, a imagem aparecia só no brilho mínimo. Ou seja, problema na barra de led. Esse monitor é de 2008, não acha a barra de led separada. Comprei um LCD que estava com um flat cortado, para aproveitar a barra de leds. Levei em um técnico e ele colocou o painel de LCD bom no chassi que tinha a barra de led boa. Ligamos o notebook + adaptador no monitor e fez um estourinho e cheirou queimado, e nada de imagem. Coloquei o LCD que estava com um flat quebrado e também não deu imagem. O técnico identificou um componente que estourou na placa lógica. Então, comprei uma nova placa lógica. Liguei no LCD que estava bom + com barra de leds boa = falta a parte de baixo da imagem. Liguei no LCD com flat quebrado + barra de leds ruim = falta a parte de baixo da imagem e falta também a parte que já estava com defeito (flat rompido) Será que ao colocar ambos LCDs na placa que queimou, ambos os LCDs estragaram? O adaptador USB-C/miniDisplayPort queimou ? Esse defeito, para quem entende, é do LCD mesmo? Alguma dica de como posso arrumar? Antecipadamente agradeço, Ivan
  2. Devagar estou aprendendo. Esse fusível PS7 está ligado à linha de 8V que vai aos joysticks (controllers) e ao memory card do videogame. Li um comentário num outro fórum que explica isso: "The PS7 fuse is for controller vibration. I blew mine because the controller / memory card daughter board was grounding out on the shield. I just bridged it with solder but I wouldn't recommend doing that lol" Como estou com a placa sem nada conectado, tem algum problema tentar fazer um jumper nesse fusível só para ver se ele liga?
  3. Entendi, é um jumper! Vou fazer isso! Notei que o transistor da parte FAN DRIVER não está conduzindo entre Base e Emissor e... está conduzindo entre Coletor e Emissor. Defeito, né? É um C5886, NPN epitaxial: https://datasheetspdf.com/pdf-file/951258/ToshibaSemiconductor/C5886/1 Ele é o identificado como Q415 na primeira foto que postei.
  4. @Renato.88 @Ricardov Tem um resistor faltando, R454, no IC switching regulator, conforme as fotos. Pela solda, parece que havia algo ali. Será esse o culpado? Curioso que, no diagrama lógico ele está ligado ao pino NC. NC não é NOT CONNECTED? Não achei o datasheet deste IC Na parts list, R454 é descrito como CONDUCTOR, CHIP, o que seria isso?
  5. @Ricardov Datasheet do regulador SMD: https://www.onsemi.com/pdf/datasheet/mc7800-d.pdf Seguem imagens da área do fusível. O esquema completo eu peguei em aqui: https://gamesx.com/wiki/lib/exe/fetch.php?media=schematics:sony-ps2-scph-39000_series_service_manual_gh-022.pdf Obrigado!
  6. @Ricardov Obrigado! Não sei como testar o regulador Pin1 - input Pin2 - gnd Pin3 - output Com multímetro em escala de diodo: ponta vermelha (V) e ponta preta (P), obtive: input gnd out pin1 pin2 pin3 multímetro V P infinita V P infinita V P 1341 P V 712 P V infinita P V 661 Faz algum sentido?
  7. Olá, boa tarde. Tenho um PS2 FAT SCPH 39001 placa modelo GH-022 que não está ligando. A luz vermelha acende em standby, mas ao ligar ele acende o verde e já apaga, voltando para standby. A fonte que veio com ele está dando zero volts, então estou ligando no 12V de uma fonte ATX. Tenho o esquemático da placa e testei os fusíveis, e detectei um que está queimado. É o PS007, que fica próximo ao IC414, que é um MC7808CDTT5, segundo o datasheet: Linear Voltage Regulator IC Positive Fixed Output 1A. Não sei se esse regulador está com problema, mas o fusível ao lado dele está queimado. Como devo proceder? Fazer um jumper no fusível é arriscado? Agradeço qualquer dica!
  8. @Renato.88 @.if Agradeço imensamente a ajuda dos dois. A calculadora ligou! Troquei o transistor BC337, o diodo zener BZX55C [24V / 0.5W], e refiz uma ligação deste diodo ao resto das trilhas. Que sensação boa! Ainda preciso ressoldar o flat do teclado e testar as teclas, para depois tentar utilizar o display dela via Arduino ou Raspberry Pi, diretamente ou indiretamente através da conexão do teclado. Para isso abrirei um outro tópico assim que conseguir avançar nesse campo.
  9. @.if A intenção é aprender. Tentar consertar e também usar o display. Olhei o datasheet do C33725 original que estava na placa e acho que a polaridade é a mesma do BC337 atual. O zener original que abriu tem tensão de 24V, não é aconselhável substituir pelo único que tenho aqui, o PH48, né? Achei um vídeo interessante explicando o funcionamento do VFD e investigando como usar os pinos: https://www.youtube.com/watch?v=5P5ESC8SMHQ Só que nesta calculadora ele é multiplexado. Adiciona à complexidade
  10. Retirei um dos lados daqueles diodos e a medição estava normal. Portanto, deixei-os lá. Troquei o transistor por um BC337, coloquei o fusível, e liguei -> FUMAÇA! Queimou este transistor que troquei e o diodo zener BZX79C24PH. Inclusive olhando melhor no PCB parece que já havia um problema na solda desse diodo e na trilha dele. Demorei a dar feedback pois eu não tinha o transistor BC337 e a compra só chegou ontem. Agora não tenho o zener BZX79C24PH, só tenho o PH48.
  11. Ali está normal O transistor próximo a ele é um C33725 e está aberto em todos os pinos!!!! Na ponte de diodos os 4 diodos cinza são 1N4002 e estão deixando passar corrente em todo sentido (ou isso é o esperado testando eles na placa?) @.if Que legal esse relato! Acho que estou sendo masoquista! haha Vou pesquisar, mas como expliquei acima parece que tem um transistor em curto e a ponte de diodos está aberta. Quem sabe essa calculadora ainda ligará?!
  12. @.if Obrigado por colocar o meu pé no chão. Talvez eu desista mesmo. É que parece que são tão poucos os componentes, que seria fácil eu detectar o problema. Eu já fiz algumas coisas com Arduíno, mas ali são sempre os 5V DC. Por isso pensei em dar esse "pulo" rs Minha intenção também incluía interfacear algum dos componentes, LCD, impressora, desta calculadora com o Arduíno. Acho que eu devia ter sido mais explícito. Mas sem entender como a coisa funciona, não vejo como interfacear. Não consegui identificar o que seriam os componentes circulares de ambos os lados. Um deles, um resistor varíavel, trimpot? Está engravado "302" No outro, são 9 pinos, e dá para ler "422" apenas
  13. @.if Estou indo devagar. O transformador está dando 25,9 VAC ~ 26,0 VAC, agora que entendi a ponte de diodos e o grande capacitor, preciso medir se eles estão ok. Na verdade eu gostaria de entender como a calculadora funciona, e aprendendo mais de eletrônica analógica. Se possível hackear como o CI usa o display, principalmente, e a impressora e o teclado Achei interessante a spec do CI: Ele funciona em 5V e tem esses pinos em alta tensão para o display. Vou fazer fotos com boa definição dos dois lados da placa e do display e postar aqui. Talvez também fazer o esquemático em Kicad
  14. Sou iniciante em eletrônica e estou tentando consertar uma calculadora Olivetti Logos 642. Ela deve estar em curto, pois sempre que a ligo, o fusível de 0.5A queima. Já retirei a conexão com a impressora e continua queimando fusível. Não acho nenhum esquema elétrico ou manual de serviço na internet. Alguém possui ou sabe onde posso encontrar?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!